Planejamento de viagem segundo Duda Razzera

20 agosto 2011

Desde antes do início do blog eu venho juntando informações e pedindo dicas e sugestões pra basicamente todo mundo que encontro pela frente, então vocês ainda vão ver muito disso por aqui. A primeira a escrever uma explicação detalhada pra mim foi minha amiga Duda, que viajou pra New York no início do ano passado e esteve em Orlando e Miami agora nas férias de julho.

Como boa economista que é, Duda recomenda que se comece com um planejamento financeiro. Para isso, você precisa saber o que quer ver no seu destino – aí então você estipula a quantidade necessária de dias de visita. Leve sempre em consideração que imprevistos acontecem e por isso roteiros apertados demais podem não ser uma boa idéia.

O passo seguinte consiste em pesquisar acomodações adequadas ao bolso do freguês. Londres, por exemplo, é conhecida pela hospedagem cara, então eu não descarto a possibilidade de ficar em um hostel. Seja qual for seu padrão ou estilo, sites como Booking, TripAdvisor, Hostels e HostelWorld devem auxiliar nessa busca. Vale também procurar por blogs que tenham seu destino como tema.

Pesquisar as passagens por um tempo antes de comprá-las é bastante válido e é o que eu venho fazendo há alguns meses. Acompanho o Melhores Destinos religiosamente e sempre faço simulações no Decolar com datas que, por enquanto, me parecem mais prováveis. Convém não esquecer a velha história da alta e da baixa temporada – a diferença entre os preços das passagens pode ser gritante.

Com o básico mais ou menos encaminhado, aí você pode começar a calcular quanto vai precisar gastar com deslocamento dentro da cidade e/ou entre cidades, alimentação, ingressos para atrações e bugigangas em geral, como roupas e eletrônicos. É interessante observar que nem sempre compensa comprar fora do Brasil. Varia muito de país pra país, especialmente no setor de eletrônicos.

Duda finaliza lembrando que a viagem deve caber no bolso, o que reforça a importância da projeção de gastos até lá. Nas palavras dela: “Primeiro, tu coloca a tua renda. Depois disso tu diminui os teus custos fixos (como por exemplo, alimentação, passe de ônibus, eventuais baladas e afins) e se tu quiser ser mais completa, tu pode diminuir os teus custos variáveis também (dia das mães, aniversários, etc). Com isso, tu vai ver o dinheiro que sobrou. Tu decide se tu quer guardar tudo isso pra tua viagem ou só uma parte.

E mais, ao fazer tuas receitas contra as tuas despesas tu consegue ter uma visão ampla do teu orçamento pessoal e ver o que tu pode cortar ou não para maximizar o teu dinheiro. Como é um plano para daqui a algum tempo tu pode pensar em possibilidades para fazer teu dinheiro render mais rápido. A poupança, a mais conhecida e para pessoas que não tem possibilidade de colocar muito dinheiro de cada vez, é uma boa opção. Claro que o banco vai poder te instruir melhor e, de repente, tu pode achar opções melhores pra ti que eu mesma desconheço.”

8 comentários

  1. Olha eu por aqui! haha
    To adorando o blog, My!
    Muito legal a tua idéia :D

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tu gostou, Du! :D

    Tou no aguardo do teu relato sobre o parque de Harry Potter, sim? HAHAHAHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  3. To adoraaando seu blog, mesmo porque, AMO Londres hehe. Estou praticamente de viagem lendo seus posts KKK
    http://www.prontaparacrescer.com/

    ResponderExcluir
  4. A moça dos layouts bonitos comentando no meu blog! HAHAHAHAHA. Puxa, que honra. <3

    Continua acompanhando que essa viagem só tende a ficar melhor. Prometo. :D

    :*

    ResponderExcluir
  5. Hey Mylla,

    Eu ainda não li tudo, mas quando eu vi a indicação no blog da Phanie, tive que vir aqui olhar, e seguir. Achei a ideia fantástica, e vou passar a acompanhar sua saga.

    Quem sabe um dia eu não tomo coragem de fazer o mesmo?

    =*

    ResponderExcluir
  6. Ah, Shade, obrigada pela companhia durante a saga! Hahaha. <3

    Espero que te inspire a fazer algo parecido. Essa é a finalidade do blog também. :)

    :***

    ResponderExcluir
  7. Sabe, eu nunca faço esses planejamentos e isso sempre me "ferra" quando eu viajo. Vou ter que ficar mais atenta. E essas dicas são ótimas! :D

    ResponderExcluir
  8. HAHAHA, eu também nunca fiz direito, Ju. Sempre faço meia-boca ou deixo outra pessoa fazer por mim. Essa é a minha primeira vez no comando. :)

    ResponderExcluir