Desde antes do início do blog eu venho juntando informações e pedindo dicas e sugestões pra basicamente todo mundo que encontro pela frente, então vocês ainda vão ver muito disso por aqui. A primeira a escrever uma explicação detalhada pra mim foi minha amiga Duda, que viajou pra New York no início do ano passado e esteve em Orlando e Miami agora nas férias de julho.
Como boa economista que é, Duda recomenda que se comece com um planejamento financeiro. Para isso, você precisa saber o que quer ver no seu destino – aí então você estipula a quantidade necessária de dias de visita. Leve sempre em consideração que imprevistos acontecem e por isso roteiros apertados demais podem não ser uma boa idéia.
O passo seguinte consiste em pesquisar acomodações adequadas ao bolso do freguês. Londres, por exemplo, é conhecida pela hospedagem cara, então eu não descarto a possibilidade de ficar em um hostel. Seja qual for seu padrão ou estilo, sites como Booking, TripAdvisor, Hostels e HostelWorld devem auxiliar nessa busca. Vale também procurar por blogs que tenham seu destino como tema.
Pesquisar as passagens por um tempo antes de comprá-las é bastante válido e é o que eu venho fazendo há alguns meses. Acompanho o Melhores Destinos religiosamente e sempre faço simulações no Decolar com datas que, por enquanto, me parecem mais prováveis. Convém não esquecer a velha história da alta e da baixa temporada – a diferença entre os preços das passagens pode ser gritante.
Com o básico mais ou menos encaminhado, aí você pode começar a calcular quanto vai precisar gastar com deslocamento dentro da cidade e/ou entre cidades, alimentação, ingressos para atrações e bugigangas em geral, como roupas e eletrônicos. É interessante observar que nem sempre compensa comprar fora do Brasil. Varia muito de país pra país, especialmente no setor de eletrônicos.
Duda finaliza lembrando que a viagem deve caber no bolso, o que reforça a importância da projeção de gastos até lá. Nas palavras dela: “Primeiro, tu coloca a tua renda. Depois disso tu diminui os teus custos fixos (como por exemplo, alimentação, passe de ônibus, eventuais baladas e afins) e se tu quiser ser mais completa, tu pode diminuir os teus custos variáveis também (dia das mães, aniversários, etc). Com isso, tu vai ver o dinheiro que sobrou. Tu decide se tu quer guardar tudo isso pra tua viagem ou só uma parte.
E mais, ao fazer tuas receitas contra as tuas despesas tu consegue ter uma visão ampla do teu orçamento pessoal e ver o que tu pode cortar ou não para maximizar o teu dinheiro. Como é um plano para daqui a algum tempo tu pode pensar em possibilidades para fazer teu dinheiro render mais rápido. A poupança, a mais conhecida e para pessoas que não tem possibilidade de colocar muito dinheiro de cada vez, é uma boa opção. Claro que o banco vai poder te instruir melhor e, de repente, tu pode achar opções melhores pra ti que eu mesma desconheço.”
Planejamento de viagem segundo Duda Razzera
20 agosto 2011

Postado por Kamylla Silva
às
12:22
Assuntos:
colaboração
finanças
hospedagem
passagens
sites
viagens
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olha eu por aqui! haha
ResponderExcluirTo adorando o blog, My!
Muito legal a tua idéia :D
Que bom que tu gostou, Du! :D
ResponderExcluirTou no aguardo do teu relato sobre o parque de Harry Potter, sim? HAHAHAHAHA.
:*
To adoraaando seu blog, mesmo porque, AMO Londres hehe. Estou praticamente de viagem lendo seus posts KKK
ResponderExcluirhttp://www.prontaparacrescer.com/
A moça dos layouts bonitos comentando no meu blog! HAHAHAHAHA. Puxa, que honra. <3
ResponderExcluirContinua acompanhando que essa viagem só tende a ficar melhor. Prometo. :D
:*
Hey Mylla,
ResponderExcluirEu ainda não li tudo, mas quando eu vi a indicação no blog da Phanie, tive que vir aqui olhar, e seguir. Achei a ideia fantástica, e vou passar a acompanhar sua saga.
Quem sabe um dia eu não tomo coragem de fazer o mesmo?
=*
Ah, Shade, obrigada pela companhia durante a saga! Hahaha. <3
ResponderExcluirEspero que te inspire a fazer algo parecido. Essa é a finalidade do blog também. :)
:***
Sabe, eu nunca faço esses planejamentos e isso sempre me "ferra" quando eu viajo. Vou ter que ficar mais atenta. E essas dicas são ótimas! :D
ResponderExcluirHAHAHA, eu também nunca fiz direito, Ju. Sempre faço meia-boca ou deixo outra pessoa fazer por mim. Essa é a minha primeira vez no comando. :)
ResponderExcluir