Tudo sobre conta poupança

13 agosto 2011


Quando comecei com o blog eu ainda não tinha muita certeza sobre como faria pra guardar o dinheiro da viagem. A única coisa que sabia é que não queria que ele ficasse na minha conta regular, pra eu não correr o risco de acabar gastando indevidamente. Além disso, deixar tudo junto e misturado tornaria o controle bem mais difícil, e como eu sou uma bela de uma preguiçosa, não daria certo mesmo.

A opção que logo me passou pela cabeça, é claro, foi abrir uma poupança. Esse tipo de conta não é popular por acaso: é um investimento de baixo-risco e, portanto, ideal para planos a médio-prazo, como o meu. E é justamente pelo fator segurança, aliás, que ela rende tão pouco. Nesse caso não faz diferença ter poupança em um banco ou em outro, porque quem controla os juros é o Banco Central e eles estão fixados em 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial.

Para abrir uma conta poupança você precisa ir até a agência do banco de sua preferência munido de RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda - se você tiver renda. Menores de dezoito anos também podem abrir uma conta desse tipo, desde que estejam acompanhados dos responsáveis. É importante lembrar que não é obrigatório fazer um depósito inicial, mas é provável que o atendente recomende que você faça.

Eu, por exemplo, descobri já tinha uma conta poupança quando fui ao banco, mas ela meio que tinha sido encerrada por não ter sido utilizada dentro de um determinado período de tempo. Com alguns cliques o atendente fez com que ela voltasse do mundo dos mortos e foi super tranqüilo. Aí aproveitei para tirar algumas dúvidas e então fui fazer meu primeiro e grandioso depósito.

É importante lembrar que os rendimentos costumam ser creditados de trinta em trinta dias, desde que o valor depositado permaneça inteiramente na conta durante o mês. A isso eles dão o nome de dia-base, e a cada depósito que você faz, novos dias-base vão sendo criados. Como não gosto de bagunça, estipulei que só terei um dia desses no mês, que é quando eu vou depositar meu dinheiro.

Saí de lá extremamente animada e com a sensação de que Londres está pelo menos um tantinho mais próxima. Até refiz umas contas e percebi que há a possibilidade de eu conseguir viajar bem antes do que foi originalmente planejado. Vamos ver como fica a situação nos próximos meses. Qualquer coisa eu conto pra vocês.

10 comentários

  1. Eu tenho meu poupanção forte aqui!
    E tu tá ligada que eu tô com um pote LOTADAÇO de moeda e coloquei uma etiquetinha com teu nome, né? Já deve ter uns 300 conto pra ir pra Londres já. Não vejo a hora!
    Força nas peruca! <3

    ResponderExcluir
  2. Eu tou com um potinho de moedas mas ele ainda tá modesto, Tai. HAHAHA. Até porque de vez em quando eu tiro alguma coisa de lá pro xerox da faculdade ou pra emprestar pra mamãe. Acho que meu negócio tem que ser num banco mesmo, ou eu fico muito tentada a fazer estrago.

    Força na peruca! <3

    ResponderExcluir
  3. OMG! Que ideia massa a sua desse tema pro Blog! Achei super legal. Sabe eu também quero viajar, e tô na mesma que você [ainda na faculdade, até a mesma idade]. Tô louca pra ver seus próximos posts e seus planos. Ai conta tudo pra gente. Eu também tenho uma poupança, mas ele rendee tãããão pouco, mas ela é boa porque você não fica tentado a gastar o dinheiro né? Olha, já estou seguindo o blog e indo ler os próximos post e com certeza entrou pra listinha de blogs favoritos. Se você quiser me add no msn pra gente trocar uma ideia sobre como conseguir a viagem dos sonhos, add lá: k.escritora@hotmail.com , beijos Kamylla

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kelly! :)

    Bem, quando criei o blog saí caçando outros blogueiros que escrevessem sobre temas parecidos, mas a maioria deles costuma se concentrar nas viagens e esquece de contar como é essa fase de botar a idéia na cabeça e sair do zero. Então é essa a minha função aqui, pode deixar que pretendo contar tudinho! Haha. :D

    Muito obrigada pelo comentário. Espero ter a sua companhia durante a jornada. E pode deixar que te adiciono no MSN, sim. :)

    :*

    ResponderExcluir
  5. Muito legal, sua inciativa de criar um blog como este. Descobri agora e adorei, já estou seguindo.
    Vou viajar para Londres em Março, mas mamãe vai pagar tudo, é meu presente de 15 anos. Acredita que ela já foi lá com meu pai e não me levou? Agora ela ta se redimindo hehe...

    Beijos!

    euamomodaa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que bom que tu gostou, Mariana!
    Eu batia muito o pé pra ir pra Grécia quando era pequena - doze, treze anos -, mas acho que, no fim das contas, foi melhor não ter ido. Não aproveitaria tanto quanto acho que vou aproveitar quanto finalmente puser meu pés por lá, haha. Tu provavalmente é bem mais madura hoje do que na época que ela foi, né? =)

    Boa viagem, querida, e depois me conta tudo! :***

    ResponderExcluir
  7. É, brigada. Pode deixar que eu vou te contar tudo. (:

    ResponderExcluir
  8. Agora tou ansiosa pela minha viagem e pela sua também, haha. :D

    ResponderExcluir
  9. Estou começando a gostar cada vez mais do jeito que você escreve. É legal, parece um diário mas desperta o interesse pela leveza das palavras. Bom, sobre o conta, acho legal essa idéia principalmente porque é uma forma de pensar na futuro e assim evitar problemas como dividas ou dificuldades para realizar alguns sonhos. Existe algo parecido que alguns bancos oferecem que é como se fosse uma poupança: um titulo de capitalização. Bom, prefiro não falar muito para não te encher mas pelo que sei isso parece uma boa idéia também.

    beijo

    ResponderExcluir
  10. Fico toda boba quando alguém elogia minha escrita, Marcus. Tu não tem noção, haha. Obrigada.

    Bem, sou do time que não gosta muito de contar com o ovo que a galinha não botou, por isso tou juntando dinheiro pra viajar antes da viagem porque não quero complicações e dores de cabeça.

    Não cheguei a ver como funcionam os títulos de capitalização, mas fiquei interessada e vou pesquisar um pouquinho! Se tiver mais informações a compartilhar, sou toda ouvidos. Toda ajuda é válida. :)

    :*

    ResponderExcluir