A prova dos seis

28 setembro 2011


A pergunta mais freqüente que me fazem é como cheguei nesses 6.000 reais que estipulei pra viagem e o que, afinal de contas, pode ser pago com ele. Pra ser sincera, ainda não decidi se vou pra Londres só por turismo ou se faço um intercâmbio de estudos. As duas opções parecem extremamente atraentes, mas estou sendo bem realista quanto aos prós e contras de ambas. Pretendo falar mais sobre isso ainda.

As contas que me levaram aos 6.000 pra uma viagem de turismo foram relativamente simples: pesquisei o preço das passagens, estipulei o quanto gostaria de gastar com hospedagem e li muitos blogs sobre o cotidiano na cidade pra saber quanto se gasta com alimentação e o tanto de dinheiro necessário pra gastar com transporte e bugigangas em geral. Anota aí: boa parte deles afirma que é tranqüilo viver em Londres com 50 libras por dia.

O que vai determinar a quantidade de dias de uma possível viagem de turismo, no meu caso, é a hospedagem. Não quero gastar muito com isso, então estou lendo bastante sobre os hostels de lá. Até o momento, calculo que conseguiria ficar entre 10 e 12 dias, mas a minha ambição mesmo é fechar 15 dias. Preciso de muita sorte, mas chego lá. Nem que tenha que ficar num muquifo, mas chego.

Como já disse aqui antes, outra coisa que precisa ser pesquisada - e muito - são as passagens aéreas. Esse aumento louco do dólar nos últimos dias fez com que elas aumentassem mais de 300 reais, o que faz com que elas estejam, atualmente, fora do que determinei que gastaria. É provável que eu nem pense duas vezes quando elas baixarem e compre logo, pra evitar gastar mais que o necessário com isso.

Parece muita coisa, né? É e não é. Acho que não vale tanto a pena abrir mão de confortos que você julga básicos, como aquela cama maravilhosa de um hotel estrelado. Cama nessa viagem, pra mim, só vai servir pra recarregar as baterias pro dia seguinte, então não é sacrifício algum passar com esses 6.000. Acho até que vai acabar sobrando um pouco pra pensar na viagem seguinte!

Quanto a um possível intercâmbio, a chave é fazer orçamento com tudo que é agência e ver qual é a que oferece o melhor plano pro seu bolso. A World Study, por exemplo, tem um programa de estudos de inglês com a duração de quatro semanas e que sai por aproximadamente 6.000. Esse valor inclui as passagens, hospedagem em casa de família e a mensalidade da escola.

Como não poderia deixar de ser, existem letrinhas pequenas e o que fica de fora desses 6.000 são o passaporte e o seguro de viagem. Até onde eu sei a Inglaterra não exige esse tal seguro, mas eu não quero arriscar ficar tanto tempo fora de casa sem ele. Já o passaporte é indispensável e dá pra saber mais sobre ele no site da Polícia Federal. Pelo que eu entendi, ele custa a mesma coisa em qualquer canto do país e é barato, até.

Por enquanto é isso, amados. Se ainda tiverem dúvidas, a caixa de comentários está à disposição. Dicas de pessoas mais “viajadas” seriam muitíssimo apreciadas, também. Não hesitem em compartilhar com a gente!

10 comentários

  1. SEIS MIL REALS NÃO PAGA UM DIA NOSSO SE A GENTE ACHAR UMA LIVRARIA PORRETA POR LÁ!!! HAHAHAHAHA <3
    Eu tenho orgulho de ver como você é organizada. Você é uma versão melhor ainda de tudo o que eu queria ser.

    ResponderExcluir
  2. Mas acho (TORÇO) que os livros lá são baratos. Trarei milhares de livros, é uma verdade. HAHAHAHAHA.

    Awn, sua linda. E boba. Sou organizada coisa nenhuma, minha vida é bagunça. HAHAHA. <3

    ResponderExcluir
  3. Conhecei o blog agora e já li praticamente TODO ele haha. To levando a sério as dicas, já que eu também quero e vou fazer meu intercambio, não sei como, mas vou! To seguindo, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Bem-vinda, Luana! :D
    Quando a idéia pra Londres surgiu eu também fiquei nessa vibe "não sei como, mas sei que vou." HAHAHA. Aí resolvi botar a mão na massa e o blog tá me ajudando muito. Dá uma responsabilidade a mais, sabe? Porque meio que me comprometi a ajudar vocês. Espero, de verdade, poder te ajudar. Obrigada pela visita.

    :*

    ResponderExcluir
  5. Estava navegando pela net e tive a felicidade de encontrar o seu blog!!!

    Convido você a dar uma passadinha no meu: http://docesonhodemenina.blogspot.com/

    Ah, como amei seu blog, tenho um selinho para você: http://1.bp.blogspot.com/-68Bb05pFul4/Te1BfsqvBeI/AAAAAAAAATM/JPCRr0Mj7R0/s1600/dsm-selinho.jpg

    Mil Sweetkisses!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, meu sonho é ir lá para estudar. Queria saber se tem intercambio para lá, para fazer um curso de fotografia, e por quanto ficaria! Muito Obrigada, ahh, eu to muuuito viciada no seu blog sz

    ResponderExcluir
  7. Nunca vi intercâmbio para estudo de fotografia não, mas suponho que deva existir, sim. Ou então dá pra procurar um curso de fotografia por lá e conseguir visto de estudante, né? Vou dar uma pesquisada. :)

    :*

    ResponderExcluir
  8. Olá, estou indo para Londres no inicio do ano que vem.
    Estou pirando porque não tenho certeza se estou levando uma boa quantia para passar o mês;
    Quando gasta por mês +/- ? Vou ficar em casa de família com meia pensão (café da manhã e janta)
    Por favor, me ajudee!

    Ps. Ótimo site. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Iago! Então, eu fiquei três semanas em Londres e separei cem libras pra cada dia. Com esse dinheiro pagava almoço, janta, eventuais bobeiras que quisesse comer, transporte e compras em geral. Ainda assim, foi mais do que eu precisava, no fim das contas. Se tu não vai ter que te preocupar com alimentação, suponho que umas 50 libras por dia devem bastar. Talvez até menos. Sugiro que tu converse com a host family e peça uma luz. :)

      Excluir