Dicas de viagem pra Buenos Aires - Primeira parte

19 outubro 2011


Tenho crises periódicas de saudades da viagem que fiz pra Buenos Aires no ano passado. E é sério isso, gente. Nessas ocasiões fico necessitada de rever as fotos, recordar algumas das situações e, é claro, encher o saco do namorado a respeito. Acho até que o pessoal que me segue no Twitter vai conseguir determinar, daqui a pouco, de quanto em quanto tempo essa situação se repete.

No último fim de semana isso voltou a acontecer. Aí lembrei que, há um tempinho, o lindo do Jack sugeriu que eu escrevesse sobre os meus dias pros lados dos hermanos. Como minha memória não é lá das melhores, resolvi apenas comentar por aqui alguns dos aspectos mais importantes da viagem, e não fazer um Diário de Bordo, como foi com as viagens pra São Paulo, São Francisco do Sul e Curitiba.

É importante lembrar que já passou quase um ano e meio desde que fui pra Buenos, então algumas das coisas que escrevi podem estar completamente obsoletas. Recomendo que chequem tudo com antecedência em outros blogs e eventuais empresas, caso queiram ir pra lá. O Matraqueando e o Better Sold Than Sorry, por exemplo, têm posts excelentes de viagens bem mais recentes que a minha.

Dividi os aspectos principais da viagem em dois textos. Essa é a primeira parte, um pouco mais curtinha. A segunda parte - que, logicamente, é maior - deve estar por aqui em alguns dias, então voltem pra dar uma conferida. Prometo que, ao longo da vida do blog, vou postando algumas dicas e fatos pitorescos!


Documentação e bagagem

Pelo fato da Argentina ser um dos membros do Mercosul, não é necessário passaporte nem visto para se jogar. Basta um RG com menos de dez anos e em bom estado. O meu tinha exatamente dez anos na ocasião da viagem e estava, na minha opinião, com um aspecto aceitável. A moça que me atendeu não concordou comigo; passou uma colinha nele e recomendou que eu fizesse um novo, caso pretendesse viajar outra vez em breve.

Para vôos nacionais e em boa parte dos que têm como destino países da América Latina e do Caribe, a Gol dá direito a uma bagagem com até 23 kg e uma bagagem de mão de, no máximo, 5 kg. Levar mais do que isso implica em taxas extras. Além disso, é importante dar uma olhada nas regras da ANAC para o transporte de líquidos. Geralmente um saco plástico resolve a questão, mas não custa verificar.


Vôo

Como a Argentina fica meio que aqui do lado, meu vôo pra lá foi direto e durou pouco mais de duas horas. Metade desse tempo eu passei tentando dormir - a outra metade foi só ansiedade, pra variar um pouco. Viajamos durante a madrugada por conta da tarifa reduzida e chegamos lá pertinho do amanhecer. Mas nada que tenha atrapalhado muito o nosso primeiro dia.


A chegada e o câmbio

Antes mesmo do desembarque, os comissários de bordo nos entregaram formulários que deveriam ser preenchidos e apresentados na imigração. Suponho que tenha sido mais um golpe de sorte nosso do que propriamente por conta do horário, mas essa linda aí nem estava tão cheia! Lá você só preenche mais algumas coisas e logo é liberado, sem muita frescura.

Tenho quase certeza de que todos os vôos que saem do Brasil para Buenos Aires aterrissam no Aeroporto de Ezeiza, mas não confiem em mim. Ele fica um tanto longe da cidade, mas lá no saguão são oferecidos vários serviços de transportes. Como estávamos num grupo com mais de dez pessoas, nos dividimos em táxis. A corrida saiu por volta de 30 pesos para cada um.

Caso você não tenha saído do Brasil com o dinheiro trocado, recorra ao câmbio do aeroporto apenas para obter o valor destinado ao táxi. A cotação por lá é muito ruim. Deixe para trocar o restante em uma das casas de câmbio do centro de Buenos Aires. Vale a pena dar uma olhada de antemão na cotação do peso pra saber o quanto você pode conseguir na hora da troca.

22 comentários

  1. Seguindo aqui, segue de volta? Não esqueçe de comentar, pra eu vim aqui de novo *-*



    saladadefrutasbr.blogspot.com
    Kisses :*

    ResponderExcluir
  2. Pode deixar que depois eu vou lá. ;)

    ResponderExcluir
  3. Gostei da ideia de postar sobre Buenos Aires, eu ainda não saí do país. Quem sabe algum dia desses, eu não faça uma viagem para visitar os hermanos. Risos. Acho pouco provável de acontecer atualmente, mas irei algum dia. Gostei do post e das dicas. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. O bom é que não é muito caro, sabe, Adriele? Então com um tiquinho de planejamento, dá pra ir e aproveitar muito! \o/ Vale a pena, totalmente.

    :*

    ResponderExcluir
  5. Interessante a idéia das dicas e mais ainda o local escolhido.
    Muitas vezes temos mesmo problemas com viagens internacionais, e nada custa saber um pouco mais a respeito de algumas burocracias e possibilidades de evitar incidentes, por mais improváveis que pareçam.

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Buenos Aires é um amor! <3

    Por sorte eu não tive problemas sérios nessa viagem aí, mas não sei se repetiria a dose fazendo outra viagem internacional pouco planejada. Por isso tou cuidando direitinho da viagem que farei pra Londres. :)

    :*

    ResponderExcluir
  7. Eu não gostei! HUAHAUHAUHA. Falo disso no próximo post. :)

    :*

    ResponderExcluir
  8. Gostei do post sobre Buenos Aires, e quero ir para lá hahaha, na verdade quero ir pra muitos países e estados, que acho que tenho que fazer uma listinha do que eu vou fazer no futuro. O post ficou ótimo,flor.
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Eu meio que tenho uma listinha mental dos lugares que quero visitar, Stella! HAHAHA. Tenho até um Top 5. XD

    :*

    ResponderExcluir
  10. BA é um dos lugares que eu sonho visitar, acho que a maioria sonha mais alto, mas eu acho lá tão charmoso e com os melhores alfajors, AMO DEMAIS kkkk Antes de querer ir pra Londres, NY eu queria ir pra Buenos Aires.

    http://chegadecliche.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Pessoal sonha tão alto que chega a esquecer das preciosidades vizinhas, né? E até as do próprio Brasil. É bem provável que meu destino depois de Londres seja Montevideo! \o/

    E eu não gostei dos alfajores que trouxe de lá. :x HUAHAUHAUHAUHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  12. Ah, que legal. Já andei pensando em fazer uma visita a buenos aires, com certeza esse post me deu mais vontade ainda, haha. Amei seu blog, beijos
    http://www.primeirapessoa-dosingular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Awn, que bom que consegui te deixar com mais vontade, Pérola! Vale muito a pena conhecer Buenos Aires, vá assim que tiver oportunidade. :)

    :*

    ResponderExcluir
  14. Particularmente, nunca tive vontade de ir a Buenos Aires. Mas isso é algo pessoal por causa de um argentino bobo que conheci. Manias minhas. Enfim, mas as dicas são muito proveitosas. Quem sabe um dia eu não mude de ideia?
    Bjo.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. E eu, que conheci um argentino bobo EM Buenos Aires, Mia? HAHAHA. Mas eu dou risada da situação, já que não tem como fazer outra coisa.

    Espero que tu mude de idéia!

    :*

    ResponderExcluir
  16. Já conheci algumas cidades próximas a fronteira da Argentina com o Brasil, mas nunca Buenos Aires! Mas está em meus planos, sei que agora é a ''melhor época para ir pra lá'' financeiramente falando. Está em meus planos, pena que o meu pai foi recentemente, e minha mãe não se interessa. Vou acompanhar os seus posts e me planejar para um futuro próximo, talvez com o meu namorado! Não entendi direito, você foi com um grupo de amigos? Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Pois é, eu tava olhando a cotação do peso esses dias e realmente tá muito bom de ir pra lá! Na época que eu fui tava bem legal, também. Mas acho que agora tá ainda melhor. Vá assim que tiver oportunidade, Jéssica. :D

    Fui com uns colegas da faculdade. Se eu não me engano, algo em torno de 15 pessoas. Haha.

    :*

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma amiga que foi pra Buenos Aires e depois de tudo que ela descreveu me fez morrer de vontade de conhecer a Argentina.
    Essas suas dicas são super úteis. Problemas com passagens e bagagens realmente podem fazer da viagem um pesadelo.

    http://unsdevaneios.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  19. Eu morro de vontade de voltar pra lá! Tem muita coisa que eu não vi e que preciso ver com urgência, haha. Morro de saudades.

    :*

    ResponderExcluir
  20. Esses posts sobre Buenos Aires vão ser bem válidos, porque se você pensar, é um bom lugar para se ir aqui ao nosso lado, não tem desculpas para não se organizar e ir para a Argentina. Vamos ver se um dia relato uma viagem por lá... =D

    =*

    ResponderExcluir
  21. Me avisa quando tu tiver querendo ir, Ju! Quero tanto voltar pra lá. <3

    :*

    ResponderExcluir