Keep Calm and Carry On

11 outubro 2011


No primeiro semestre desse ano eu estava numa compulsão pela história da Inglaterra entres as duas grandes guerras que, se tivesse criado um blog na época, teria sido especificamente sobre isso. Boa parte da culpa é d’O Discurso do Rei, filme que assisti mais vezes do que posso contar. Outra grande culpada é Elizabeth Bowes-Lyon - mais conhecida por nós como a Rainha-Mãe - e sua imensa graciosidade.

O filme, como o próprio título já sugere, é centrado no comunicado que o Rei Jorge VI deu ao Império Britânico no dia 3 de setembro de 1939, oficializando sua entrada na Segunda Guerra Mundial. Jorge, no entanto, tinha problemas de gagueira, o que fez com que, ao longo da vida, tivesse se submetido às terapias mais mirabolantes – tudo na tentativa de superá-la.

Essa tentativa de aproximação com o povo através do rádio, porém, não foi o único empreendimento do governo durante a guerra. Ainda em 1939, o Ministério da Informação tratou de produzir uma série de pôsteres cuja intenção era “elevar a moral” dos britânicos. Todos seguiam o mesmo padrão: cor uniforme sob mensagens curtas e autoritárias escritas em branco, encimadas pela coroa do rei.

A primeira delas, “Your Courage, Your Cheerfulness, Your Resolution Will Bring Us Victory”, passou a ser exibida assim que a Guerra começou. Meio que todo lugar era lugar: os prédios, as estações de trem e metrô, os muros e as ruas de Londres foram invadidos pela mensagem. O segundo pôster, com os dizeres “Freedom Is In Peril, Defend It With All Your Might”, veio logo depois do primeiro.

O terceiro pôster da série, contudo, nunca foi exibido em público. Tinha sido projetado especialmente para o caso da Alemanha invadir a Inglaterra, mas como isso nunca aconteceu, seus dois milhões e meio de cópias acabaram caindo no esquecimento depois do fim dos conflitos. O comando deste era mais direto que os de seus antecessores: “Keep Calm and Carry On”.

Em 2000, enquanto desembalava alguns livros, um vendedor encontrou uma cópia do pôster. Sem saber a origem, levou pra casa e mostrou para a esposa, que gostou e botou numa moldura. Como muitas pessoas que visitavam a família gostavam do quadro, o casal resolveu produzir cópias e vender pela internet – daí a popularidade que a frase e suas paródias têm hoje.

26 comentários

  1. Tá aí porque eu adoro história!! Que máximo, nem sabia disso.

    Adorei :)

    ResponderExcluir
  2. História é um negócio lindo, não é? <3

    ResponderExcluir
  3. Gnete, NUNCA que eu ia saber disso! xD

    ResponderExcluir
  4. Eu não poderia imaginar que essa frases tem essa origem!!!
    Ótimo post! E ótimo blog!
    Irei visitá-lo mais vezes PQ amo a Inglaterra ;)

    Beigos
    http://mauraparvatis.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Pior que eu achava que geral sabia disso, Pam. HAHAHA. Sou boba. XD

    ResponderExcluir
  6. Aw, Maura, que bom que gostou do blog! Espero te ver mais vezes por aqui, sim? <3

    Obrigada mesmo. :*

    ResponderExcluir
  7. Mylla, só tu sabe disso. Bem, agora seu leitores também. Mas se não fosse tua brilhante idéia de repartir esse conhecimento ia morrer sem saber a origem, ^^

    ResponderExcluir
  8. Phanie, sua linda! <3

    Até me empolguei de postar mais fatos históricos pitorescos que tenham a ver com a Inglaterra, HAHAHA. Vivo comprando livros a respeito, então né? Tenho mais a repartir! :)

    :*

    ResponderExcluir
  9. oieee adorei seu blog =) boa sorte em Londres. seguindo vc, poderia me seguir tb, te agradeço.

    www.girlscosmetic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Ah, obrigada, Thayane. <3
    Pode deixar que visito e sigo sim! :)

    :*

    ResponderExcluir
  11. Adoro história. O post ficou ótimo! :-)

    Beijo
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  12. Que honra te ver por aqui, Lore! Fico feliz que tenha curtido o post. :)

    :*

    ResponderExcluir
  13. Demais seu post! Adorei
    Kamylla, eu fiz intercâmbio em Londres e já voltei algumas vezes pra lá.. sou apaixonaada por Londres e pela Inglaterra, e já peguei umas dicas de livros aqui também.. Se vc precisar tirr dúvidas, quiser dicas, etc... pode me mandar um email! Feel free!
    Beijos e parab´ns pelo blog, está demais!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Maíra! Adoro conhecer gente que já tenha passado pelos lugares que pretendo visitar. Passo horas lendo blogs de viagens, então seria ótimo poder conversar contigo sobre as tuas experiências em Londres! :)

    Teu e-mail é o que tá no banner do teu blog? Se for, pode deixar que mando um e-mail pedindo pra me contar tudo, HAHAHA. É só eu me desenrolar da minha belíssima prova de Teoria da História que tu com certeza vai receber coisa minha!

    Obrigada pela visita, pelo comentário e pela ajuda. De verdade. <3

    :*

    ResponderExcluir
  15. Tá no banner de qual blog? Não é do blog que eu sigo.. Sorry, uso mais wordpress e to um pouco confusa com esse aqui
    Pode me mandar no mazza_r@hotmail.coom

    Quando quiser=)
    Beijos mil

    ResponderExcluir
  16. É que eu vi um blog no teu perfil que tu usou pra comentar aqui e achei que fosse o teu, Maíra. HAHAHA. Nem liga, sou meio lerda às vezes.

    Já guardei seu e-mail aqui! \o/

    :*

    ResponderExcluir
  17. Muito lindo seu blog, amo ler aqui!
    Poderia visitar meu blog e se gostar seguir? Bjs e obrigada,

    www.garotadeallstar.tk

    ResponderExcluir
  18. Visito sim! E obrigada pelo carinho. :*

    ResponderExcluir
  19. Londres, esse é um lugar que gostaria de conhecer. Ainda não vi esse filme, mas vou olhar,rs.
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  20. Assiste sim, Duda! É muito bonitinho, haha.

    ResponderExcluir
  21. Então é esse o nome! haha Vi o trailer de "O discursso do rei" uma vez, mas não estava me lembrando do nome. Valeu uhu

    ResponderExcluir
  22. HAUHAUHAUHA, mas como esquecer um filme com o Colin Firth e a Helena Bonham Carter? XD

    ResponderExcluir
  23. Eu já sabia dessa história porque sou outra apaixonada pela história da Inglaterra (assim como de outras culturas, como a Grécia por exemplo). Adoro esse pôsteres de "Keep calm and...". Assim que terminar a reforma do meu quarto, colocarei um em uma das paredes. *-*

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ai, Mia, tira foto quando a reforma acabar e me mostra! *-* Tenho vontade de comprar um quadro desses também. Quem sabe em Londres, né? :)

    :*

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito dessa história mesmo *-*, até fiz um post com ela lá no blog agora (devidos créditos) : http://moniitorando.blogspot.com/2012/01/keep-calm-and-carry-on.html !
    Espero que não se importe, qualquer coisa é só avisar ^^

    bjs

    ResponderExcluir
  26. Vi que tu creditou tudo bonitinho, então tudo certo, Mônica! Até dei RT pra dar uma força :)

    Muito lindo o pingente que tu comprou, aliás.

    :*

    ResponderExcluir