Livros e mais livros

07 outubro 2011


Vocês já devem ter reparado que boa parte do meu dinheiro acaba indo pra livros, né? É que eu meio que resolvi começar o que será a minha futura biblioteca. Fiz uma lista com todos os títulos que gostaria de ter e pretendo ir comprando os benditos aos poucos. Entre romances, biografias e livros da faculdade são mais de cem títulos, então é outra coisa que vai demandar alguns bons anos de mim.

Como todo proprietário de uma biblioteca gigante, não sei se vou conseguir ler boa parte do que quero comprar. Constatei isso pelos livros que já tenho aqui. Consigo formar uma pilha - muito provavelmente insustentável - com todos os volumes que comecei a ler e que interrompi por causa da faculdade, por pura preguiça ou por qualquer outro fator de uma lista de desculpas se estende pelo universo conhecido.

Mas o que anda me incomodando mesmo é que eu já não tenho espaço pra guardar tantos livros. Eles ocupam duas prateleiras do meu guarda-roupas e a minha escrivaninha, inutilizada justamente pela quantidade de coisas em cima. Descobri dia desses, aliás, que meu volume único de Senhor dos Anéis tá todo manchado pelos anos que ficou trancado. Meu novo objeto de cobiça, por causa disso, tem sido uma estante.

Dito isso, quero mostrar pra vocês minhas aquisições dos dois últimos meses. Com exceção de O Vapor e o Botoque, que ganhei por conta da minha imensa cara de pau, todos foram comprados com meu suado dinheirinho. Faltou, entre os que eu comprei, We Two: Victoria and Albert, que encomendei lá na terra da rainha e ainda não chegou. Mas esse merece uma postagem solo, então aguardem.


As Crônicas de Gelo e Fogo, de George R. R. Martin

Viram os dois livrões na base da pilha, ali na foto? Então, não estou lendo nenhum deles ainda, e sim o volume que os antecede. São os únicos traduzidos de uma coleção que conta com cinco calhamaços e pelo menos mais dois ainda por vir. São, também, os meus xodós do momento. Recomendo fortemente Game of Thrones, a série produzida pela HBO e baseada neles, pra um primeiro contato.


História dos camponeses franceses, de Emmanuel Le Roy Ladurie

Os dois volumes desse título foram os que deram o pontapé inicial no meu “modesto” projeto de adquirir todo e qualquer livro que trate de História Moderna. O mais engraçado é que comprei os dois em uma promoção tão boa que depois encontrei vários exemplares novinhos nos sebos da vida, comprados na mesmíssima livraria e com um preço bem acima do preço de lá.


O vapor e o botoque, de Luisa Tombini Wittmann

Meus textos favoritos da cadeira de História de Santa Catarina I saíram desse livro. Eis que um belo dia eu percebo que vários dos meus colegas estavam com exemplares dele e acabo descobrindo que a autora era a mais nova contratada do departamento. Na cara e na coragem, fui lá e pedi uma cópia pra mim também, mesmo já tendo feito há uns dois anos a matéria que ela leciona. E não é que ela me deu o livro? Morri de amores – e de vergonha.


Cartas de amor de mulheres notáveis, organizado por Ursula Doyle

Esse é meio que um guilty pleasure histórico pra mim, do mesmo modo que todas as biografias de rainhas que já tenho e as que ainda quero comprar. Ursula Doyle, basicamente, reuniu cartas de várias mulheres e publicou junto com duas ou três páginas descrevendo cada uma delas. Tem Catarina de Aragão, Ana Bolena, Rainha Vitória... Enfim. Se alguém perguntar, digo que meu interesse são as fontes primárias e tá de boa.


Carne e Pedra, de Richard Sennet

Junto com Marshall Berman, Sennet foi meu queridinho quando fiz a cadeira de História Moderna II. Se não fosse por eles, os milhares de artigos e provas que tive de escrever sobre urbanização jamais teriam saído. Agora só falta eu encontrar um desconto bem legal nos livros do tio Berman para que as minhas dívidas com esses lindos sejam finalmente extintas!

33 comentários

  1. Mas véi, cê num protege seus livro não? Os meus tão todos enfiados em gavetas e armários também, mas embrulhados em plástico e tudo. E eu também tô que tô pra comprar uma estante e comprar mais 300 milhões de coisas que eu vou começar e parar pra começar outro livro que eu vou acabar parando pra começar outro e...

    ResponderExcluir
  2. Não protejo, Tai. :(
    Na verdade eu nem sei direito o que aconteceu com O Senhor dos Anéis, não rola umidade ali nem nada. Fora que esses exemplares grandões ficam todo deformados quando empilhados, né? D:

    HAHAHA, mais uma coisa em que nós somos parecidas. Tenho MUITO livro começado que eu parei pra começar outro. Muito mesmo. ><

    ResponderExcluir
  3. Eu amo ler livros, ler é incomparável com qualquer sensação, como assistir um filme!
    Não troco minhas leituras por nada!

    adorei o blog , muito fofo! estou te seguindo, me visite e se gostar me siga de volta!bjus

    ResponderExcluir
  4. Eu já tive meus momentos mais fominhas por leitura, Ana. Aí entrei pra faculdade de História, que exige TANTA leitura densa que quando posso ler o que quero, tipo nas férias, acabo deixando outras atividades no lugar. Queria voltar ao que era antes. :(

    Obrigada pela visita e pelo comentário! :*

    ResponderExcluir
  5. Também adoro ler livros *-* É muito bom ler! Infelizmente, nesses últimos dias não to com tempo :( E ganhei um box com 4 livros super legais, no blog da Maye, ainda não chegaram, mas quando chegar vou tirar foto, e quando eu ler todos vou fazer uma resenha de cada um *-* Adorei aqui, super fofo.

    Beijos { http://17ezesseteinvernos.blogspot.com/ }

    ResponderExcluir
  6. Eu tou aproveitando a semaninha de folga que arranjei pra terminar o primeiro livros das Crônicas de Gelo e Fogo, Flávia. Todas comemora! :D

    E penso seriamente em resenhar os livros que tenho (e os que vou comprar) que se relacionem com a Inglaterra, quem sabe algumas das biografias de rainhas. :)

    Obrigada pela visita e pelo comentário. :*

    ResponderExcluir
  7. Que saudaaaaade de poder ler mil livros quando eu quisesse! :( huauhahuaha

    Ah, meu HP1 ficou todo manchado também, e não explico por que! =/

    Beijos, My!

    ResponderExcluir
  8. Nem me fala, Gábi. :~

    Os meus Harry Potter são manchados de manuseio mesmo! HAHAHA. Mas gosto deles exatamente desse jeito. Nem pretendo trocar. <3

    :*

    ResponderExcluir
  9. É mesmo triste essa coisa dos livros amarelando. O cheiro deles novinho é tão bom. Curiosamente estou prestes a mudar... Na verdade já está tudo nas caixas, menos os livros e será uma novela levá-los para sua nova morada. Me perguntaram se ia vender num sebo, dar, jogar fora... Não. Eles vem junto. A biblioteca que cresce, que se esconde, se anula. E amarela com o tempo. Vai junto.

    ResponderExcluir
  10. Eu até gosto de livros velhos, Thiago. Acho que eles têm um charme e tal, hahaha. Por isso gosto de sebos. O que me deixou triste é ver que volumes que comprei em primeira mão já não tão aquelas coisas, mesmo sem tanto manuseio. :(

    Acho que só consigo resolver isso quando me mudar, mesmo! Estante será item de primeira necessidade quando eu finalmente sair de casa. Quero tudo bem arejado e organizado.

    Boa sorte com a sua mudança. :)

    ResponderExcluir
  11. Os meus livros estão todos espalhados pela casa e em cantos do quarto porque também não tenho um lugar para eles :( Queria uma estantezinha daquelas que são vários quadrados, sabe? (Não sei explicar haha)
    Mas, enfim, livro é uma coisa que eu pago sem dó. Queria ter uma biblioteca também um dia.. :)

    ResponderExcluir
  12. Sei que estante é essa sim, Emi! HAHAHA. Acho tão bonitinha. :)

    O que fica espalhado pelos cantos do meu quarto são os benditos textos da faculdade. Além da falta de espaço, tou naquela fase legal de juntar bibliografia pro TCC e escrever milhares de artigos pra bolsa de pesquisa, então tou sempre revirando esses lindos. :P

    Vejo livro como investimento pra vida. Também não tenho dó gastando com eles não. HUAHUAHAUHA.

    :*

    ResponderExcluir
  13. eu tbm compro muito livro adorooo seguindooo me siga tbm bjokasss
    http://www.dicasdadacy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem? Eu sou a Lise do 6v, vi o blog lá.
    Você falou do Book Depository em um post anterior, e eu fiquei bem interessada, mas tenho um pouco de receio de comprar em sites de fora e tal. Pode me dizer se deu tudo certo com o cartão e com os produtos?
    Boa sorte com os planos de viagem!
    :*

    ResponderExcluir
  15. Oi, Lise! o/

    Então, eu comprei lá com meu cartão internacional e deu tudo certo. O problema é que eles enviam o livro pelos correios e tal, então se já demora por ser postagem internacional, imagina agora com essa greve. Não recebi ainda o meu livro. Fora que tem a possibilidade dele ter sido taxado, né? Nesse, caso vou ter que ir na sede dos correios buscar o bendito e pagar um tanto a mais. :~

    Assim que receber o livro, me certificar do que aconteceu e tal, faço uma resenha aqui! :)

    E obrigada. :*

    ResponderExcluir
  16. Amo ler livros, não tenho muitos. Mais sempre leio na net.

    seguindo aq


    http://laydorea15.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho o hábito feio de comprar livros e ler uma boa parte deles no computador mesmo, Lais! Foi o que eu fiz com A Guerra dos Tronos, HAHAHA. As pessoas não entendem como isso acontece, mas fazer o quê?

    :*

    ResponderExcluir
  18. Olá! Interessante seu Blog! Já estou seguindo!
    Ahhh!! Se você gosta de música de qualidade vai gostar do meu Blog! Musicas de grupos e cantores independentes, que não têm apoio de grandes produtores nem gravadoras, contam apenas com a dificuldade do meio musical! Aguardo sua visita! plugnosom.blogspot.com Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Seguindo amore. ^^

    Muito simpático seu carinho por Londres! ^^

    Se puder retribuir segue meu diário virtual
    http://odiariothompson.blogspot.com/

    ...beijinhos***

    ResponderExcluir
  20. Pessoal do Plug no Som, pode deixar que faço uma visita sim! =)

    ResponderExcluir
  21. Aline, já sigo teu blog também. <3

    E obrigada. Esse meu carinho por Londres tá virando uma obsessão, HAHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  22. Minha biblioteca, hoje é toda em PDF, armazenada na minha estante num programa chamado KOOBITS! rs


    http://1001ideiasparaenriquecer.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Não consigo me desvincular do bom e velho livro de papel, Sabrina. Hahaha. Cheiro, textura, tudo isso me fascina. <3

    ResponderExcluir
  24. Ai, meu sonho é montar uma biblioteca, ou pelo menos ter uma coleção de livros, mas essa cidade-roça não tem livraria e eu não confio em sites online. Cuide de seus livrinhos :( compra uma estante, igual disse o/
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Mas essas lojas grandes como Saraiva e Submarino são super confiáveis, Stella! Especialmente o Submarino, que tem sempre umas promoções excelentes. Já tive uns problemas de entrega com a Saraiva, então não me arrisco muito a comprar lá. Quando faço, nunca mando entregar na minha casa. HAHAHA.

    :*

    http://hey-london.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. adorei esses livros, acho que devem ser bons. Eu adoro ler quase qualquer tipo de texto. Beijo.
    ____________
    http://classicheap.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Fico feliz que tenha gostado das minhas escolhas, Kelly! :)

    :*

    ResponderExcluir
  28. Ah, fico feliz ao saber que não sou a única pessoa que tem tantos livros pra ler que acaba abandonando vários pela metade por diversos motivos ... felizmente minha pilha de livros aumenta cada vez mais, mas também estou com um problema de lojística .-. ! E estou louca por estante ou prateleiras (nem isso tenho) o mais rápido possível!

    Destes livros que citou ... comprei os 3 de 'As Crônicas de Gelo e Fogo' mas não comecei a ler ainda! São uns lindos né? Eu adoro livros enormes *-* , embora não despreze nenhum por tamanho ou estado de conservação!


    Como comentei num outro post, adorei o diário de bordo, fiz um no meu blog tb, e citei o teu blog num post, acho que não irá se importar (espero que não):
    http://moniitorando.blogspot.com/2011/11/hey-london.html

    Estou seguindo o blog, caso goste do meu e possa seguir, ficaria muito grata!

    bjs

    ResponderExcluir
  29. Também não sou de desprezar livros pelo tamanho ou estado não, Mônica. Tudo que cai na rede é peixe! HAHAHA. Só li o primeiro das Crônicas de Gelo e Fogo, agora com as férias quero terminar o segundo, pelo menos. Aí acompanharei a segunda temporada da série já manjando das coisas.

    Vou lá no seu blog! <3

    :*

    ResponderExcluir
  30. (:
    Sou louca por livros com ar de antigo e aquelas capas duras. Esses dias passei num sebo daqui que eu nem conhecia e comprei um "Biblioteca de história: Grande personagens de todos os tempos - Chruchill" tri bonito e uma pechincha!

    Pois é, mas até sair a segunda temporada tem um bom tempo acredito eu ^^ !


    =*

    ResponderExcluir
  31. Meu namorado também adora esse tipo de livro, Mônica! Esses tempos ele comprou um em alemão que simplesmente não fazia idéia do que se tratava, HAHAHA. Aí chegou em casa e descobriu que era um livro que batia com os interesses dele, por sorte.

    Até a segunda temporada eu termino o segundo livro, é uma promessa! XD

    :*

    ResponderExcluir