Greensleeves

04 novembro 2011

Como não é só de Queen que vivem minhas playlists, decidi escrever sobre uma canção típica inglesa de que gosto bastante: Greensleeves. Sim, eu sei que parece extremamente pedante dizer que gosto de uma canção típica inglesa. Não, eu não conheço outras canções típicas inglesas, então se acalmem. Acho que o mais próximo que chego disso é com Whiskey in the Jar, que é irlandesa e tem mil covers famosos – destaque para os de Thin Lizzy e Metallica.

Reza a lenda que Henrique VIII escreveu a música para uma das damas que ele cortejava e que viria a se tornar sua segunda esposa, Ana Bolena. É bem improvável, porém, que haja algum fundo de verdade nessa história. De acordo com os entendidos, o estilo de Greensleeves só foi conhecido pela corte inglesa durante o reinado da única filha de Henrique e Ana, Elizabeth I.

A menção conhecida mais antiga à canção data de 1580, quando um certo Richard Jones, que trabalhava com impressões, se identificou como seu autor. No mesmo dia, porém, um tal de Edward White, que também trabalhava com impressões, fez o mesmo; pelos quatro anos seguintes, ambos travariam disputas pelos direitos da melodia. A verão final, que conhecemos hoje, foi impressa por Jones.

Vários artistas conhecidos têm suas versões para Greensleeves. Olivia Newton-John e Neil Young procuraram se ater à original, enquanto Leonard Cohen fez lá suas alterações. John Coltrane foi mais longe e transformou os arranjos da música em jazz. A versão que eu mais escuto é a de Ralph Vaughan Williams, que apareceu nos meus arquivos magicamente - suponho que por culpa do namorado. Aqui:


A minha preferida, no entanto, é de Roger McGuinn, mas só essa semana que eu tive a presença de espírito de baixar pro meu computador. O mais engraçado é que os fãs de The Tudors, em geral, parecem gostar bastante dessa versão. Se vocês forem procurar por ela no YouTube, vão perceber que quase todos os vídeos usam imagens e vídeos da série do Showtime. Prova de que algumas inconsistências históricas vêm para o bem:


E aí, gostaram? Espero que sim. Tocou Greensleeves no culto que celebrou as bodas de ouro dos avôs do namorado e eu totalmente morri de amores. Desde então ficou decidido que se algum dia eu chegar a ter uma cerimônia de casamento tradicional, Greensleeves fará parte do repertório. Bem melhor que a valsa do Tchaikovsky pra Bela Adormecida, né? Juro pra vocês que era minha opção anterior. Hahaha.

14 comentários

  1. Vou ouvir as musicas, parecem ser bem legais!!
    http://www.dinhacavalcante.com

    ResponderExcluir
  2. Awn adorei as dicas, confesso que não tinha ouvido nenhuma dessas músicas, mas adorei.
    Beiijos*-*
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Escuta sim, Dinha! Até vou editar o post com as outras versões que mencionei. :)

    :*

    ResponderExcluir
  4. AEAE, fico feliz que tenha gostado, Duda! :D

    :*

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia essa música mas não sabia o nome. Sempre gostei dela, desde que me entendo por gente. E, como minhas playlists não vivem só de Queen também (apesar de ser 75% Queen), também gosto de postar músicas lá no meu blog. Adorei a história dessa música, não conhecia. Vou baixá-la agora que já sei o nome.
    Bjo.

    http://miasodre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Pois é, gosto dela faz tempo tempo que tava tentando lembrar quando foi que conheci e não consegui, Mia! HAHAHA. Depois me conta qual é a tua versão favorita. :)

    :*

    ResponderExcluir
  7. linda ja estou seguindo me segue de volta...
    e aproveita e participa do mega sorteio de um kit de batons avon e esmaltes risque penelope charmosa!!!

    www.makepopular.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Me apaixonei pela canção, Mylla!

    Beigos!

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente AMO essa música. Ela está no meu repertório das aulas de canto. Essa primeira versão que você colocou já está em looping eterno aqui hehehe. Amei seu blog, vou colocar nos meus favoritos.

    Abraços!
    Camile

    www.camilando.com

    ResponderExcluir
  10. Você faz aulas de canto, Camille? Que lindo! Quando/se tiver alguma gravação tua cantando Greensleeves, gostaria muito de ouvir. :)

    Espero te ver outras vezes por aqui.

    :*

    ResponderExcluir
  11. Olá! Achei seu blog em uma busca e agora estou dando uma revirada geral nele!! hehehe
    É pq amo Londres e toda a Inglaterra e Irlanda, um dos meus sonhos de viagem é ir pra lá e me animei mais ainda depois que 2 amigos foram pra Irlanda...
    Bom, sobre a música, acho ela linda, tem uma versão que gosto bastante, é de um CD da Caras que minha mãe tem, o nome do CD é Magia Celta, e a música é na versão de Carlos Slivskin. Tentei procurar na net, mas só achei com um som de caixinha de música junto, não é igual do cd... mas a música é maravilhosa!!
    bjus e boa sorte na trip!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem-vinda ao blog! \o/ Espero que tu possa conhecer tanto a Inglaterra quanto a Irlanda em breve. Eu queria visitar os dois países de uma tacada só, mas infelizmente não é tão barato quanto eu gostaria. :(

      Vou procurar essas versão de que tu falou, não conheço! Muito obrigada pela indicação. <3

      :*

      Excluir