Fatos sobre a Rainha Vitória

27 dezembro 2011


Há quase cinco meses eu encomendei no Book Depository uma biografia da Rainha Vitória e prometi a vocês que faria uma resenha assim que lesse. O problema é que, aparentemente, o livro sumiu em algum ponto entre o Brasil e o Reino Unido. Nunca vi a cor dele e, honestamente, já não tenho tanta certeza assim de que vá ver. Culpa do meu conformismo quando o assunto é compras no exterior.

No entanto, percebi que boa parte de vocês gosta bastante quando banco a historiadora por aqui. E, como já tenho uma biografia da Vitória – bem como freqüento alguns blogs que a têm como temática principal -, resolvi reunir alguns fatos curiosos a respeito dela. Além de ter sido uma das monarcas mais importantes da história da Inglaterra, Vitória tinha uma personalidade bastante interessante.

Enfim, vamos ao que importa:

1) Quando a então Princesa Vitória de Kent tinha 11 anos, o tio dela, o Rei Jorge IV, morreu sem filhos, deixando o trono para o irmão mais novo, o Duque de Clarence. Como este também morreu sem filhos, Vitória se tornou a herdeira presuntiva do trono.

2) Vitória se tornou Rainha aos 18 anos. Apesar da pouca instrução que tinha para comandar o Reino Unido na época, se recusou terminantemente a ser influenciada demais por sua mãe.

3) Ela se casou com seu primo em primeiro grau, o Príncipe Alberto de Saxe-Coburgo-Gota. O pedido de casamento teve de partir dela; homem algum poderia propor casamento à Rainha da Inglaterra.

4) Dizem, aliás, que a tradição de casar de branco teve início com Vitória.

5) Vitória tinha visão conservadora a respeito dos papéis de mãe e esposa. Apesar de ser a Rainha e Alberto apenas seu consorte, ela dividiu igualmente as responsabilidades do governo com ele.

6) Príncipe Alberto morreu de febre tifóide, aos 42 anos. Em memória ao marido, Vitória dormiu ao lado das roupas dele até sua própria morte, aos 81 anos.

7) Foi pedido à Rainha que escolhesse a capital do que era então a província do Canadá. Para agradar tanto franceses quanto ingleses, ela escolheu Ottawa, que fica na "fronteira" entre as duas porções do país.

8) A Rainha Vitória foi a primeira e a única Imperatriz da Índia.

9) Foi a primeira monarca britânica a ter sido fotografada e chegou a encontrar Graham Bell e experimentar sua invenção, o telefone - que considerou extraordinária.

10) O drinque favorito da Rainha Vitória era uma mistura de vinho tinto e uísque de malte único.

11) Seu reinado, que durou 63 anos e 7 meses, é até hoje o mais longo da história da Inglaterra e também o maior entre as monarcas femininas de toda a História.

12) E por falar em reinado, a população britânica mais do que dobrou durante a chamada era vitoriana.

13) Elizabeth II, a atual Rainha, bem como o seu marido, o Duque de Edimburgo, são tatara-tatara-netos (sério!) da Rainha Victoria.

E aí, o quanto vocês já sabiam sobre ela? E o que mais gostariam de ver por aqui relacionado à história da Inglaterra? Se realmente for do agrado de vocês, posso ir atrás de muito mais coisas. Toda desculpa é uma boa desculpa pra eu adquirir mais e mais livros, então não se acanhem!

Fonte: Fuck Yeah Queen Victoria

54 comentários

  1. Ah que lindo isso! Adorei as informações e acho preciosíssimo que ela não foi fominha e dividiu o rolê com o maridão. Mas nem vou procurar foto dela no google porque na minha cabeça já é meio que a Emily Blunt.

    ResponderExcluir
  2. Bá, Tai, essa véia era tão louca pelo marido que nem tinha como ela dividir as bagaças. HAHAHA. E ela teria sido mais sortuda se realmente parecesse com a Emily Blunt, né? Coitada. HAHAHAHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Oi
    Tudo bem?

    Te encontrei em uma comunidade para divulgar blog no orkut =)
    Gostei do seu blog, tem conteúdos interessantes que a maioria dos jovens não se interessa, e isso é bom,pois quem é seu seguir acaba aprendendo algo que vale a pena ;)

    Estou seguindo, se retribuir ficarei muito feliz.

    Beijos.

    http://girlsupimpa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post, achei um verdadeiro marco para o governo britânico o governo da Rainha Victoria.


    http://www.caiquemedeiros.com/

    ResponderExcluir
  5. Eu queria saber mais dos reis que reinaram antes da Elizabeth 2. Eu estou no mento assistindo ao filme Elizabeth |, e não sei muito da história na Inglaterra nessa época, mas adoro conhecer mais sobre o país.

    ResponderExcluir
  6. Gente, ela era louca pelo marido! haha
    Adorei o blog! eu também tenho um sonho de conhecer a Inglaterra, Itália, Grécia, Suíça, Rússia... Eu pensei em fazer um mochilão ou fazer intercâmbio!!
    Adoro conhecer curiosidades sobre a Inglaterra, queria morar lá algum dia (principalmente pela jane austen e pelo sotaque charmoso)!
    É engraçado que eu tava vendo agora um vídeo sobre filmes e livros sobre a Era Tudor, fiquei com super vontade de comprar tudo! haha
    O vídeo é esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=In32nEUJYH4&feature=related

    http://leituradaestante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Girl!

    Pois é, acho que o meu blog acaba sendo limitado em certos aspectos porque eu curto coisas que não é tooodo mundo que curte. Mas tamos aí, né? Acho que uma e outra pessoa e eu posso inspirar. E isso já é bem significativo. :)

    Por favor, continue aparecendo por aqui.

    :*

    ResponderExcluir
  8. E foi mesmo, Caique. Quando tiver esse livro que comprei em mãos, quero explorar mais a importância política do reinado da Victoria.

    :*

    ResponderExcluir
  9. Quem reinou antes da Elizabeth II foi o pai dela, Thaís! O tal rei gago d'O Discurso do Rei, sabe? Já a Elizabeth II foi a última monarca da dinastia Tudor, que eu amo de paixão. Muito certo de que ainda vão rolar muitos posts sobre eles aqui no blog. Continue acompanhando, sim?

    :*

    ResponderExcluir
  10. Ela era mesmo, Larissa! Queria poder voltar no tempo e ser uma mosquinha só pra saber como ela lidou com o luto.

    Mas então, por que tu não faz um intercâmbio para a Inglaterra e vai visitando esses outros países? Pelo jeito teu foco principal é a terra da rainha, mesmo. Eu adoraria poder morar um dia na Suíça. Lá sim que parece um charme, haha. Amo a Grécia e só agora que a Itália tá conquistando meu coração. <3

    Vou assistir esse filme! Obrigada pela indicação. Quero só ver quantos dos livros já tenho, quantos estão na minha lista de livros a serem comprados e quantos cuja existência eu nem faço idéia! Pressinto que a lista vai aumentar um tantão. Obrigada mesmo.

    :*

    ResponderExcluir
  11. Confesso que não sabia muito sobre ela não!
    Quem sabe você poderia falar um pouco das história com fatos interessantes e curiosidades dos momumentos turísticos de lá?

    Eu comprei um livro no betterworldbooks.com (site bem similar ao bookdepository.co.uk) e depois de 3 meses ainda não tinha chegado. Mandei um email pra lá e eles enviaram outro que chegou em 2 semanas.

    ResponderExcluir
  12. Eu tava esperando ir pra lá pra falar mais sobre as coisas que vou ver e lugares que vou visitar, Evelyn. Mas vou fazer pesquisas preliminares e ver se cato umas curiosidades. :D

    Better World Books cobra frete? Porque o que me atraiu na Book Depository foi o frete grátis pro mundo todo. Azar o meu ser tão avarenta, né? :(((

    :*

    ResponderExcluir
  13. Aiaiai doses de história com dona Mylla são ótimas! Sabe que leio aqui e conto pra minha mãe (que adora história) as coisas que você compartilhou?
    Não me dou bem com compras no exterior online também. A última coisa foi uma blusa que sumiu do Japão pra cá por quase um ano depois de já paga :'(. Não sabia como me virar na época e achei que foi pega no meio do caminho... me frustrei e até esqueci dela até que um dia o correio chegou. MANDARAM O NÚMERO ERRADO, ACREDITA? Nem eu acredito até hoje. Mandaram P infantil. Era uma T-shirt que eu pedi P adulto... larguei de mão pq não sabia argumentar m japonês e também porque até reenviar e ela voltar do tamanho certo ahahhaha

    Estou deslumbrada com a pintura da rainha Victória! Ela era bem linda né?
    Beijinho!

    ResponderExcluir
  14. Caramba, se eu abandonar Letras e começar a cursar História a culpa vai ser toda da dona Kamylla!

    Rainha Victoria foi pioneira em muitas coisas então, um marco!

    Gostei muito desse post, My, e gostaria sim de mais posts sobre a história da Inglaterra! É bom que já vamos criando mais roteiros sobre Londres e tudo mais, não sei. =)

    Beeijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Bá, Gabi, achei tão bonitinho isso da tua mãe que cheguei a ler essa parte do comentário pro namorado! Hahaha. Espero que a tua mãe curta o blog por tabela. :)

    Então, eu encomendei uma blusa numa loja chinesa quase dois meses depois do livro. A bendita chegou, mas nem sinal do fio. Achei engraçado, né, porque o livro foi enviado do Reino Unido, que nem é tão longe assim... Mas agora que tu falou que demorou um ano pra tua encomenda chegar, vou é sentar e esperar. :P

    Rainha Victoria é mais bonita nas pinturas que nas fotos! HAHAHA. Não sei se ela nunca foi realmente bonita ou se simplesmente não envelheceu muito bem. Fora que ela achava de extremo mau gosto sorrir em fotos, então em quase todas as fotos ela tá com um carão.

    :*

    ResponderExcluir
  16. Não faça isso, Ju! HAHAHA. Peça recomendação de livros e se divirta com eles, porque na faculdade nem se dá bola pra essas coisas. E com certa razão.

    Vou investir pesado em livros sobre a história da Inglaterra, pelo jeito vocês realmente curtem e eu realmente curto ler a respeito, então... :)

    :***

    ResponderExcluir
  17. opa, aprendi muita coisa aqui que não sabia sobre a rainha Victoria :) Adorei. Amo História!

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Adorei o post, confesso que não sabia praticamente nada,rs.
    Continue dando uma de historiadora, isso rendo ótimos posts.
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Que perfeito!Um post desse é tãaao BritÂnico!aMEI AMEI!
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Muito bom esse blog, sucesso pra vc!

    Diogopensamentos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. começou como rainha cedo...e também por um bela sorte;;;os outros não tinham filhos... interessante a tragetoria dela...

    ResponderExcluir
  22. A dela, Lucas? Concordo! HAHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  23. Tão bom saber que existem amantes de História nos blogs da vida, Herlene! :D

    :*

    ResponderExcluir
  24. Nah, que bom que tu curte meus surtos de historiadora, Duda! Prometo que ainda terei muitos desses, haha. :D

    :*

    ResponderExcluir
  25. Verdade, Cáah. Falo de muita coisa no blog, mas é bom sempre voltar à Grã-Bretanha, né? :)

    :*

    ResponderExcluir
  26. Foi mesmo um golpe de sorte, Palavras ao Vento. É até famosa a história de que quando ela descobriu ser herdeira do trono, ainda pequenininha, prometeu que seria muito boa nisso. E ela conseguiu, né?

    :*

    ResponderExcluir
  27. Adorei, não sabia muito sobre a rainha, vlw! Amei o blog ♥

    Dá uma olhada na minha postagem, tudo a ver.. London! *-*

    http://foi-mau.blogspot.com/2011/12/travel-in-london-intercambio.html#comment-form

    ResponderExcluir
  28. Nossa, que aula. Post perfeito. vc escreve muito bem! Amei. http://cafecomtrufa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Rainha Victoria.
    Vitória por esforço e merecimento ou por uma dupla fatalidade.
    O nome dela contradiz o que ela recebeu de graça e de forma inesperada.
    Foi uma verdadeira sorte na mega sena.

    ResponderExcluir
  30. Nossa, quanta informação! Pra falar a verdade, eu não sabia absolutamente nada sobre ela. obg! :*

    ResponderExcluir
  31. Já dei uma olhadinha no link, Maurilo! Depois comento com calma, haha. :)

    :*

    ResponderExcluir
  32. Obrigada, Thata! Ai, Deus, não sei como lidar com esse tipo de elogio. :P

    :*

    ResponderExcluir
  33. Foi uma sorte mesmo, João. Mas acho que, sob certos aspectos, ela foi vitoriosa sim. O reinado dela foi bastante importante para o desenvolvimento do Império Britânico.

    :*

    ResponderExcluir
  34. HAHAHA, bem, pelo menos agora sabe um tiquinho, Giselle! Ainda falarei mais dela por aqui. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  35. ooi flor.. ah brigada por avisar, aquela frase foi minha amiga Bruna que sugeriu para colocar no post, já falei com ela e ela afirmou ter pegado de lá. muito obrigada mesmo por avisar, já tirei a frase..
    a Bruna sempre me ajuda em escolher postagens, frases, e coisas, desde então foi uma grande amiga, ela sugeriu colocar aquela frase e eu na hora nem liguei pois achava que era de autoria dela..
    mto obrigada por avisar MESMO, já falei com a Bruna, espero que isso não aconteça mais da parte dela e nem da minha, de confiar e postar uma sugestão dela, hahahaha.
    obrigada mais uma vez *-*

    ResponderExcluir
  36. ahh, desculpa pelo confronto, ahuahua essas coisas acontecem, se vc preferir te passo o msn da bru pra ela te dizer tudo direitinho!

    ResponderExcluir
  37. Entendo, Sabrina! Mas foi como eu disse. Tua credibilidade acaba ficando comprometida se tu não checa cada detalhe que publica no blog, né? E mesmo que fosse de autoria da tua amiga, caberia pelo menos um agradecimento a ela e tal.

    Levei um tremendo susto quando eu vi, então espero que tu não fiquei chateada se soei um pouco agressiva, haha. Ainda bem que não fui precipitada e a gente resolveu isso tranquilamente. E no mais, se precisar de auxílio em futuras postagens sobre fotografia, pode entrar em contato comigo que contribuo no que puder. :)

    Sucesso com o blog!

    :*

    ResponderExcluir
  38. Muito legal!!!!
    Parabéns pelo blog, amei e estou seguindo!!! :)
    Convido a seguir o meu tb!!!Adoraria te ver por lá!!!


    http://jullycolorsplus.blogspot.com/
    (Em brve novos sorteios no ar!!!!)
    @JullyColors

    Bjokas

    ResponderExcluir
  39. ahh eu acho que em todo blog um dia essas desavenças 'sem querer' irá acontecer haha. E não, voce não soou agressiva, eu te entendi completamente quando postou aquele comentário pois já fui plagiada e sei como é ruim, e como vc disse ainda bem que tudo se resolveu, pode contar sempre ahuahua beijos!

    ResponderExcluir
  40. Muuuito legal o seu blog ;)
    Adorei conhecê-lo, e está nos meus favoritos ;)
    Só que hoje estou passando mesmo para desejar um feliz ano no vo pra vc, com muita paz, amor e muuuito sucesso sempre!
    Até breve ;)
    Beijos

    http://joycebc.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  41. Fico feliz que tenha curtindo o blog, Juju! Pode deixar que passo no teu também. :)

    :*

    ResponderExcluir
  42. Feliz ano novo adiantado pra ti também, Joy! Espero te ver mais vezes por aqui durante 2012, sim! :D

    :*

    ResponderExcluir
  43. Adorei seu blog parabéns pelo trabalho!
    Estou seguindo.
    Se puder da uma passadinha no meu
    http://fer-etctal.blogspot.com/

    Beijos

    ResponderExcluir
  44. Obrigada, Fernanda! Passarei no teu, sim. :)

    :*

    ResponderExcluir
  45. Eu só sabia a do vestido branco.
    Acabei de conhecer seu blog e ele é muito perfeito mesmo, parabéns, pelo conteúdo, pelo design *-*
    Sou apaixonada pela Inglaterra desde novinha, e foi isso que me chamou a atenção primeiramente. Ganhou uma leitora fiel rs

    ResponderExcluir
  46. Adorei!! Eu sou apaixonada por História também, mas nunca me aprofundei na história inglesa. Gosto da era Tudor, mas não sei se você já postou algo sobre porque sou recente no seu blog ^^

    ResponderExcluir
  47. Essa do vestido branco é super clássica mesmo, Moonday. Fico feliz que tu tenha curtido e se identificado um pouquinho. Adoro encontrar outros apaixonados pela Inglaterra! Haha. Espero mesmo te ver mais vezes por aqui.

    :*

    ResponderExcluir
  48. Eu ainda não sei tudo que deveria e gostaria sobre a história da Inglaterra, Manie. Mas ou absurdamente apaixonada pela Era Tudor! Sério. Já fiz um ou outro post a respeito no blog, mas nada muito aprofundado. Em todo caso, dá uma olhadinha. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  49. Olá!
    Bom, não sabia muito sobre a rainha Victoria, mas já tinha uma ideia da grande personalidade que ela foi.
    Adorei saber um pouco mais. Adoro história e a monarquia inglesa é um assunto bem interessante! Como tudo na Inglaterra, aliás... rs!
    Eu ia achar bem legal se vc fizesse mais posts assim aqui no blog. ^^

    Beijos.

    ResponderExcluir
  50. Rainha Victoria é uma grande personalidade com uma personalidade muito forte, Suzana. Acho que esse é meu aspecto favorito a respeito dela! Hahaha. Também sou muito fã dos personagens da monarquia inglesa, então com certeza ainda tenho muita coisa pra contar por aqui. =)

    :*

    ResponderExcluir
  51. Acabei de assistir ao filme ''A Jovem Rainha Victória'' e ai logo lembrei deste post. Quando vi este post pela primeira vez, foi como um tiro no escuro, haja que não sabia basicamente nada sobre a Rainha Victória. Mas nossa, depois do filme, isso mudou tanto. Que até estou interessada em aprender mais sobre tal reinado. Gostaria de perguntar, se você poderia me indicar alguns livros para que conheça mais sobre Victória e (principalmente) Albert. Poderia ser? E ah, gostaria de compartilhar também, um fato bobo por sinal, mas que me chamou a atenção assistindo ao filme, foi que quando Victória tornou-se Rainha, ela rapidamente adquiriu todo aquele poder que agora possui, como uma espécie de carta de alforria. Não queria mais que segurassem sua mão para subir e descer escadas e muito menos, sua mãe ''controladora'' por perto... Agora confesso, que estou realmente interessada em conhecer mais sobre a personalidade forte desta Rainha.
    Se você quiser me ajudar nesta ''pesquisa'' escrevendo mais posts sobre o assunto e me indicando bons livros à repeito, ficarei muito grata.

    Bjs ;*

    ResponderExcluir
  52. Tu acha que esse post ficou meio confuso, Herlene? Eu devia investir em pequenas biografias antes de partir pra curiosidades e pequenos fatos, né? Vou levar isso em consideração quando mencionar outros personagens importantes da história da Inglaterra. :)

    Então, o único livro que eu li totalmente a respeito dela foi Victoria, da Anka Muhlstein. A autora trabalha bastante com a correspondência da rainha e traça vários aspectos psicológicos da Victoria. Como teu comentário deixou entrever que tu achou a personalidade dela bem interessante, acho que tu vai gostar!

    Outro livro que li foi Cartas de Amor de Mulheres Notáveis, organizado pela Ursula Doyle. A Victoria tá entre essas mulheres e, antes das cartas que ela escreveu, há um pequeno (mas bem pequeno!) texto sobre ela. O legal desse texto é que consegue descrever essa personalidade altamente complexa da rainha de um modo super rápido, fácil e preciso. Fora que tem muitas outras mulheres fascinantes ao longo do exemplar! <3

    O livro que eu encomendei e nunca chegoi foi We Two: Victoria and Albert, do Gillian Gill. Tou pensando seriamente encomendar através de outro site, porque né, pelo título fala bastante do Albert, e eu sou totalmente Team Albert. <3 Se eu efetivamente encomendar, leio assim que chegar aqui e te conto depois o que achei!

    Bom, esses são os livros com que tive contato. Espero que algum te agrade e que tu mergulhe na era vitoriana e fique tão viciada quanto eu sou, hahaha. Qualquer outra coisa é só me perguntar. Ficarei feliz em pelo menos tentar te ajudar. :D

    Obrigada por ter lembrado de mim e do post, sério mesmo.

    :*

    ResponderExcluir