Intercâmbio em Londres: a experiência da Renata

13 janeiro 2012


Pra botar em prática aquela idéia de tornar entrevistas com antigos e atuais intercambistas mais frequentes por aqui, ando atacando praticamente todo mundo que encontro pela frente! E é sério isso. Além da de hoje, tenho pelo menos mais umas duas “agendadas”. Uma delas, inclusive, não trata de Londres. A idéia é cobrir o máximo de destinos e tentar ajudar todo mundo, então tá valendo opinar sobre os países sobre os quais vocês querem saber mais.

Outra coisa que tá valendo são as perguntas através da caixinha de comentários, que levarei ao entrevistado ou que ele mesmo responderá por ali. Como vocês vão perceber, resolvi manter os mesmos questionamentos da entrevista anterior, que são meio básicos. É o formato que pretendo adotar para todas as entrevistas, eventualmente com uma ou duas perguntas a mais. Fica mais dinâmico e completo assim, né?

Sem mais delongas, a entrevistada de hoje é a Renata Arcoverde, mais conhecida nas redes sociais (e na Rua Augusta!) como Rebiscoito. Ela tem 25 anos, morava em São Paulo antes do intercâmbio e é formada em design gráfico. Vocês podem encontrá-la através do blog bonitão que ela mantém, do Twitter, do Tumblr pessoal e do London Crush, que é um Tumblr de utilidade pública: Re posta por lá fotos dos bonitões que ela encontra pelas terras da rainha.

Confiram a história dela:

Por que Londres?

O objetivo inicial era estudar inglês, e eu queria conhecer vários outros países da Europa, então acabei escolhendo Londres. Mas esse não foi o único motivo... Várias das bandas que eu gosto são britânicas, a cidade tem a minha cara e é uma cidade grande como São Paulo. Eu não queria algo muito interior, sabe? Queria coisas acontecendo 24h por dia e N opções de coisas pra fazer, mesmo que eu ficasse em casa, gostaria de saber que tenho coisas novas para ver. E a escolha não poderia ter sido melhor! Eu fui feita para morar em Londres. Fora que o sotaque é a coisa mais gostosa do mundo... Queria poder morar aqui tempo suficiente para falar inglês fluente com sotaque britânico!


Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Eu confesso que foi tudo meio na loca. Me demiti do meu emprego, arranjei alguns freelas que poderia fazer de qualquer lugar do mundo, e fui na STB fazer um orçamento. Escolhido o curso e o lugar que eu ia ficar, era só pagar e esperar o grande dia. Fiquei alguns meses no Brasil fazendo home office e esperando o dia da minha viagem chegar, mas não fui aquela pessoa super ansiosa que pesquisa tudo que vai fazer na cidade e chega lá conhecendo o lugar. Eu até fui meio desleixada nisso, porque quando pisei aqui me dei conta que estava totalmente perdida. Mas sei lá, era uma época difícil da minha vida onde eu estava numa espécie de crise existencial (que eu não tenho certeza se já consegui sair), mas não estava com cabeça para planejar a viagem, sabe? De certa forma eu só queria sair do Brasil. Acabei gastando todo o dinheiro que eu já havia ganhado, desde que comecei a trabalhar. Economias de mais ou menos 4 anos, que eu tinha guardado pois não sou muito de gastar... Então achei que o momento era aquele e era o melhor uso que eu poderia dar ao meu dinheiro.


Como é a tua vida de intercambista? As melhores partes e as nem tão agradáveis assim?

A vida é bem bacana, porque cada dia é um novo começo. A gente vê o quanto estávamos acomodados na nossa vida no Brasil e dá graças a Deus que conseguimos fazer o intercâmbio se não talvez não teríamos a oportunidade de estar vivendo aquilo. A gente entra em contato com várias culturas, se dá conta que é muito mais maduro e auto suficiente do que poderíamos imaginar... Eu por exemplo tenho um dom pra cozinha que nunca ia imaginar que tinha! No Brasil eu não sabia nem fazer arroz direito mas aqui em Londres eu super sei me virar bem na cozinha. Com certeza vou voltar pro Brasil totalmente diferente no sentido de conhecer a mim mesma, saber do que eu sou capaz... A gente se surpreende com a gente mesmo!

Já a parte ruim é a saudades que dá da nossa família e amigos. No começo, o intercâmbio é muito solitário e a gente chega a ficar até meio tristinho por estar vendo tantas coisas novas e legais, sem poder compartilhar com quem a gente ama. Quanto mais tempo a gente fica, mais saudades dá. Da família, dos amigos, do clima do nosso país... Da comida, das amenidades do nosso dia a dia... Mas acho que até o lado "ruim" tem o seu lado bom.



Como está sendo lidar com o inglês?

Eu me dei super bem com o inglês. Acostumei rápido com o sotaque daqui apesar dele ser mais difícil do que o inglês americano, mas eu nunca tinha estudado inglês no Brasil, além do básico na escola, e em 4 meses de curso subi vários níveis, atingindo meu objetivo que foi de terminar o curso no nível avançado.

Uma coisa que ajudou foi que eu mergulhei totalmente no inglês. Fugia de brasileiros, lia o jornal todos os dias, arranjei um namorado que é Holandês então a gente tem que falar em inglês obrigatoriamente... Isso tudo contribuiu pro meu inglês evoluir super rápido, mas mesmo assim eu ainda tenho vontade de estudar mais e ficar mais tempo aqui. Consigo conversar e me virar super bem, mas ainda não é tão natural e é super difícil ter vocabulário. Acho que temos que estar sempre estudando e praticando muito!



Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Londres, na tua opinião?

Aiiii, que pergunta difícil! Aqui tem tanta coisa boa que não sei nem por onde começar. Bom... Em dezembro eu fiz vários programas de turista, e um deles que eu indico bastante é a London Eye e o Madame Tussauds.

Para quem é mais alternativinho e é ligado em música e moda, indico o bairro Shoreditch, onde fica a famosa rua Brick Lane. Lá, aos domingos, tem um market de roupas super cool e as pessoas são muito estilosas, é um dos meus bairros preferidos aqui em Londres.

A comida aqui não é nada boa, mas uma coisa vocês tem que provar: o legítimo café da manhã inglês! Dizem que ele é o melhor remédio para curar ressaca, e eu conheço um lugar super legal para tomar um. Chama The Breakfast Club e tem vários diferentes em Londres. Fora que o lugar é mega charmosinho, com a decoração incrível!

Se não estiver muito frio, aconselho a tirar uma tarde pra ir no meu pub preferido, o Cutty Sark Tavern, que fica na beira do rio Thames e tem uma vista incrível. Inclusive da pra ver a luz do meridiano de Greenwich que passa praticamente por cima do pub!

Bom... Poderia ficar dando mil dicas aqui sobre os lugares que amo em Londres, mas acho que esses são bem legais e valem a pena a visita.

Eu sou Embaixadora STB de Londres e escrevo tudo sobre a minha experiência lá no blog deles. Tem várias dicas de lugares bacanas, conto com muito mais detalhes como está sendo a minha experiência aqui... Quem está afim de vir pra cá vai adorar ler as dicas e da pra tirar dúvidas também. Não sei se você já viu meus posts lá, mas acho que você vai curtir! Eles estão na categoria "Diário da Rebiscoito" (inclusive, todas as suas perguntas são respondidas com mais detalhes ainda lá! hehehe).

55 comentários

  1. Olá! Sempre passo aqui no seu blog mas nunca deixo um comentário, acho que esse é meu primeiro (?). Assim como você eu sonho em um dia ir pra Inglaterra, alguma coisa lá me chama.
    Adorei essa idéia das entrevistas, é ótimo saber a experiência de quem já chegou lá.

    Estou escrevendo uma história sobre uma garota que também vai pra terra da Rainha, espero poder ir logo pra lá para poder transmitir o sentimento da personagem de maneira real para as páginas ;)

    Caso você chegue lá antes de mim posso te encher de perguntas sobre? hahaha

    beijos !

    ResponderExcluir
  2. Adorei o tumblr com os gatinhos de Londres! É a melhor ideia que já vi até hoje e de muita utilidade pública! *-*

    E gostei também da parte em que ela diz que avançou muito no inglês, mesmo tendo apenas o inglês básico de escola. Estou salva então!

    Gosto muito desses relatos de viajantes, My! Ajuda bastante na hora de planejarmos as viagens!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Mylla, acho lindo você caçando o povo pras entrevistas! hahaha É até um jeito de você se preparar melhor pra viagem, né?
    Gostei muito da entrevista, ontem dei uma stalkeada no blog da moça. E esse London Crush é GENIAL, hein.

    Perguntas pra Renata:

    Como funciona a hospedagem? Você procurou sozinha, foi indicado pela STB, já estava incluso no preço ou tem que pagar à parte?

    Você continua trabalhando com os freelas? Ou com alguma outra coisa? O intercâmbio é só para estudo ou pode trabalhar também (mesma coisa pro visto)?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cary! Seja bem-vinda, é sempre bom ver caras novas aqui nos comentários. Se tu também sonha em ir pra Inglaterra e ainda não tiver aposentado o Orkut, dá uma passada na comunidade do blog. Lá tem algumas coisas interessantes pra quem sonha em viajar e gostaria de falar um pouco a respeito. :)

    Tu já publicou a tua história em algum lugar? Porque eu adoraria dar uma lida e tal. E será um prazer responder as tuas perguntas. Mas o principal acho que vai ser contado aqui no blog mesmo, então não deixa de visitar, ok?

    :*

    ResponderExcluir
  5. Até eu, que não sou grande fã dos homens ingleses, achei a idéia do Tumblr genial, Ju! HAHAHA. Até porque com a facilidade que a galera da comunidade européia tem pra se deslocar, deve ter ente de tudo quanto é canto por lá, né? :D

    Também fiquei bem feliz com isso do inglês. Nunca fiz um curso formal, então né? Ainda bem que dá pra se virar com o básico.

    Enfim, fico feliz que esses posta realmente ajudem. :)

    :*

    ResponderExcluir
  6. Olha, Ferfa, como sou cara de pau, já vou dizendo que tu pode ser a próxima vítima, hein? HAHAHA. Certeza que a Argentina é um destino que a galera curte, então...

    E, sim, esse London Crush é pure genius. E uma bela forma de relato de viagem, né? :P

    Vou encaminhar tuas respostas pra Re!

    :*

    ResponderExcluir
  7. Nossa que demais seu blog!!! Já tinha vindo uma vez aqui, mas ñ sei pq ñ comentei naquela vez.. shame on me >_<
    Mas agora to aqui!!! :D
    Que linda a Renata!! Adorei a entrevista!! É sempre bom ver historia dos brasileiros na terra da rainha, vc passa por cada coisa que nunca imaginaria passar aqui no Brasil... O blog dela é maravilhoso mesmo, mas o tumblr dos bonitões de londres é muuuito legal!!! hahahaaa <33
    Eu desde 10-11 anos sonhava em ir pra Inglaterra, as pessoas falavam que aos 15 iam pra Disney e eu sempre falava "Odeeeeio Disney (a revoltada, pq eu não odeio e tenho muuita vontade de ir) quero ir pra Inglaterra"... até que meu sonho se realizou.. não com 15, mas com 21 anos!!
    Ahh!! Não sei se vc conhece o programa daquela atriz Maria Flor, o nome é "Todo Mundo" e passa no Multishow.. muito legal, no youtube tem até alguns episodios :) a Didi Wagner tb tem um programa q alguns episodios foram gravados lá!!!
    Valem a pena assistir!!
    Boa sorte na sua viagem!!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana essa iniciativa, minha diva! Estou indo fazer meu doutorado sandwich na Cidade do México, embarco dia 06 de Março. E de la, arranjando aquele tempo bacana pro tour, uma praia no Golfo do México com tequila e água fresca :P

    ResponderExcluir
  9. Hahaha, relaxa, Andrea! E seja bem-vinda. :D

    Também gosto bastante de ler mais sobre o cotidiano dos brasileiros que vivem em Londres. Me sinto um tantinho mais preparada assim, além de guardar uma ou outra dica útil. E pelo jeito o Tumblr dos bonitões tá sendo unanimidade entre o pessoal que leu a entrevista. :P

    Sabe que nunca foi muito fascinada pela Disney também? E nem era por Londres quando era mais nova. Achava que as pessoas queriam ir só por querer, sabe? Hahaha. Aí a gente vai crescendo, conhecendo mais e se interessando. :) Mas tu foi pra lá a passeio ou intercâmbio? Se tiver a fim, adoraria ter um relato teu por aqui!

    Não conhecia os programas não, só sabia que a Maria Flor tinha sido barrada no aeroporto de Londres esses tempos, HAHAHA. Mas vou dar uma procurada no YouTube aqui. Obrigada pela indicação.

    :*

    ResponderExcluir
  10. Ai, Ben, esqueci de perguntar quanto tempo tu vai ficar no México! Seis meses, suponho? De qualquer forma, aproveita bastante e me conta tudo depois. Sou do time que vai conhecer o México de certeza. :)

    :*

    ResponderExcluir
  11. As entrevistas são ótimas e dá uma vontade de ir pra Londres também =D

    ResponderExcluir
  12. Ah, já que está pensando em entrevistar pessoas que foram para vários países, caso ache alguém da Alemanha seria super ótimo!

    ResponderExcluir
  13. Oi =))

    Que blog lindo, super amei!!
    Já virei seguidora, ficarei muito feliz se puder me seguir também!

    Parabéns pelo blog, sucesso miiiiiiiil =D
    Beijo grande!

    http://samifobia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Dá mesmo, não dá, Mônica? :)

    E eu vou ver se caço alguém que foi pra Alemanha pra entevistar. Pior que eu não conheço ninguém, mas verei o que posso fazer.

    :*

    ResponderExcluir
  15. Obrigada, Sâmi. Qualquer hora dou uma passada no teu. ;)

    :*

    ResponderExcluir
  16. Curti seu blog :)
    Conhece o meu? agirlaplanet.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Adorei a entrevista! Me identifiquei com algumas partes, apesar de estar em outro país. heheh

    Quero conhecer Londres!!!

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Paloma! Conheço o teu sim. :)

    :*

    ResponderExcluir
  19. Laurel, vai se preparando que uma das minhas próximas vítimas é tu! XD

    :***

    ResponderExcluir
  20. Ótimo post para informar quem pretende um intercâmbio tbm!






    http://alteregodonuti.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Muito legal e entrevista. Dá uma vontade enorme de ir pra Londres.

    ResponderExcluir
  22. Achei super interessante a ideia da entrevista com inter-cambistas, nos ajudam a ter vontade de fazer intercambio e ajuda um pouco no local que podemos escolhe '-'
    adorei <3
    http://senhoritaliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Fico feliz que tu tenha gostado, Lucas. ;)

    :*

    ResponderExcluir
  24. Dá, não dá, Pamela? Criei o blog pra aguentar o tranco enquanto guardo dinheiro, mas esse tipo de post só me deixa mais ansiosa. :P

    :*

    ResponderExcluir
  25. Pow, sensacional, realmente deve ser uma experiencia maravilhosa

    ResponderExcluir
  26. Que bom que tu gostou da idéia, Stella! Tens vontade de fazer intercâmbio pra algum lugar específico? :)

    :*

    ResponderExcluir
  27. Né, Saintcaio? Espero realmente fazer algo do tipo, algum dia. :)

    :*

    ResponderExcluir
  28. Que vontade de fazer igual a Renata e fazer intercâmbio em Londres. quem sabe um dia eu vou e vc me entrevista? Tomara! bjs
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  29. Será um prazer te entrevistar, Cáah! Espero que dê tudo certo com essa tua idéia de ir pra Londres. :)

    :*

    ResponderExcluir
  30. Adorei a ideia das entrevistas,é uma ótima oportunidade para entender melhor como é Londres!
    Beiijos:)
    http://cartasp-voce.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  31. Lendo isso me bate uma invejinha boa ): KK Adorei a entrevista, gosto de ler pessoas falando sobre viagens, me sinto como se estivesse lá também!
    http://juliedebatom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  32. Amei a entrevista. Me deu muita vontade de ir pra Londres *-* Você podia fazer uma entrevista com um intercambista dos EUA.


    http://thebookofmydreams.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  33. É mesmo, Duda. Por isso quero ver se expando as entrevistas pra outros países, aí todo mundo sai um pouquinho mais tentado a sair pelo mundo. :D

    :*

    ResponderExcluir
  34. Nem me fala, Julie! Queria estar em Londres nesse exato instante, não só sonhando com a cidade... :~

    :*

    ResponderExcluir
  35. Já tenho um entrevistado em vista que foi pros Estados Unidos, Samira! Era até pra entrevista dele ser publicada esse mês, mas ele teve uns probleminhas técnicos. Espero que as coisas se ajeitem e ele seja o próximo. Fica atenta! :)

    :*

    ResponderExcluir
  36. demorei, mas vim comentar, londres deve ser bem legal

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  37. Continua com esse blog lindão *-*

    Oi, desculpa te incomodar de novo, mas tem um novo post la no meu blog, e adoraria se tu desse uma comentada *-*

    www.luliskd.blogspot.com

    Falow ^^

    ResponderExcluir
  38. Pode deixar que continuarei, Lullis! Haha. E passo no teu blog sim. ;)

    :*

    ResponderExcluir
  39. Nossa!! Não sabia que a Maria Flor tinha sido barrada no aeroporto de Londres!!! Coitada!!! :///
    Eu fui p intercambio sim :D passei 7 meses lá... de longe os melhores da minha vida!!! hahahahaa
    Adoraria muuuito falar minha experiencia por aqui!!
    bjs!!

    ResponderExcluir
  40. Pois ela foi sim, Andrea! E o pessoal achou estranho justamente porque ela já tinha ido pra Londres outras vezes sem problema nenhum.

    Se tu tiver interessada mesmo, entra em contato comigo pelo link de contato ali na barrinha azul ou manda um e-mail pra mylla_sm@hotmail.com :D

    :*

    ResponderExcluir
  41. Sempre quis ir!!!!!!!!!!!! Meu sonho, cara! *0* Parabéééns!!!

    ResponderExcluir
  42. Oláaa vc deu uma passadinha em meu blog e comentou os estilos de alguns icones da musica, me deixou informações preciosas por lá, e eu adorei, sempre bom aprender através de quem realmente diz alguma coisa...

    Eu li a entrevista todinha, de ponta a ponta, é muito interessante e sedutora... Muito informativo, adorei saber, até mesmo pelo fato de Londres ser um grande Centro da Moda e eu claro, querer conhecer, é um dos lugares mais belos e visitáveis do mundo e eu adorei toda a informação, dizem mesmo que o sotaque inglês é muito interessante...

    Beijao, adorei! Se tiver mais matérias do tipo, pode deixar o link em meu blog quando quiser:

    http://hommesfrost.blogspot.com/

    Beijaoo
    Mr. Frost

    ResponderExcluir
  43. Mariana, se tu tiver interesse em contar um pouquinho mais do teu sonho, visita a comunidade do blog que lá tem um tópico só pra isso! Quero postar mensalmente os relatos dos leitores. :)

    :*

    ResponderExcluir
  44. Fico feliz que o meu comentário tenha sido construtivo pra ti, Italo! :)

    E Londres deve ser um sonho de consumo pros futuros designers, né? Não sei tanto quanto NY, Paris e Milão, mas até eu, que sou super leiga, vejo que tem algo de especial a respeito de Londres. Mas, honestamente, nem sou grande fã do sotaque britânico. :P

    Obrigada pela visita e pelo comentário! Pode deixar que ainda devo te visitar muito.

    :*

    ResponderExcluir
  45. adorei a iniciativa do blog.
    Realmente muito boa.
    Tenho muita vontade de fazer um intercâmbio *--*
    mas em países falantes do espanhol *--*
    adorei aqui
    parabéns.

    ResponderExcluir
  46. Que bom que tu gostou, Gabriele! Tu tem vontade de conhecer algum país de língua espanhola em específico? Adoraria saber mais da tua história. :)

    :*

    ResponderExcluir
  47. Tudo isso dá uma vontade (muito) louca de pegar as malas e se mandar daqui né? haha. Mas ok, fico aqui esperando o dia que eu vá realizar minha viagem pro Canadá e torcendo loucamente para que seja logo [a]
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  48. Eu já os posts da Renata no Blog do Embaixador STB mas não sabia que ela tinha blog!

    Adoro ouvir/ler depoimentos dos apaixonados por Londres hehehe!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  49. Dá mesmo, Pérola! HAHAHA. Quero tanto entrar em contato com uma cultura nova! E boa sorte com a tua viagem pro Canadá. :)

    :*

    ResponderExcluir
  50. Tu devia escrever teu depoimento pra cá também, sabia? :)

    :*

    ResponderExcluir