Compras em Balneário Camboriú - Primeira parte

17 fevereiro 2012

Tenho o costume de fazer um levantamento por aqui de tudo o que eu compro, mas a única coisa que já cheguei a mostrar foram alguns livros. Pensei, então, que poderia ser bem útil dedicar mais que os balanços de cada mês para mostrar meus erros e acertos de consumo. Aí no processo a gente acaba trocando dicas de lojas, produtos e serviços legais, admite os erros de estratégia e exorciza (ou aflora, é claro) o sentimento de culpa por aquela compra malfadada.

Como vivo me sentindo culpada pelo dinheiro que gasto, quero começar com compras que, racionalmente, sei que foram bem feitas. Lembram que eu comentei que fui pra Balneário Camboriú e passei meus dias por lá dormindo até tarde, caminhando sob um sol de rachar, tomando meus bons drink e fazendo comprinhas? Então. Não comprei nada por lá que não fosse comprar eventualmente - e por preços mais baixos do que os que normalmente são praticados aqui em Florianópolis.

A dica, então, é a seguinte: quando você encontrar algo que anda querendo pelo preço mais baixo que sabe que vai encontrar, não hesite e compre de uma vez. Às vezes eu juro que ainda vou encontrar algumas coisas por preços melhores, acabo não encontrando, volto atrás e o produto já foi vendido. Aí eu fico a ver navios. Isso não quer dizer, no entanto, que você não deva pesquisar. Bem pelo contrário, né? Só dá pra saber qual é o preço mais baixo de determinado produto com um pouco de pesquisa.

Querem ver na prática?


Todos os livros da foto estavam na minha lista de livros a serem comprados. Alguns, como A Época da Inocência e A Insustentável Leveza do Ser podem ser encontrados bem baratinhos no Submarino, coisa de quinze reais cada um. Já A Cor Púrpura, sozinho, custa quase quarenta reais. Paguei cinqüenta pelos seis, o que faz com que cada um tenha me custado menos de dez reais. Foi ou não foi um bom negócio?

A Época da Inocência, de Edith Wharton
Publicado na década de 1920, o livro procura fazer um retrato da alta sociedade de Nova York nas últimas décadas do século XIX, universo em que a autora, Edith Wharton, esteve inserida por boa parte de sua vida. Que atire a primeira pedra quem não pensou em Gossip Girl, hahaha. Somos todos hereges, sim ou claro?

O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós
Clássico português, O Crime do Padre Amaro foi uma das minhas leituras obrigatórias favoritas nos tempos de escola e entrou pra tal da minha lista assim que ela começou a ser montada. Quem nunca sentiu raiva do tal do Amaro pelas coisas que ele fez com a Amélia, não é mesmo?

A Insustentál Leveza do Ser, de Milan Kundera
A melhor compra, na minha opinião, porque esse exemplar é lindo demais. Pelo que entendi, a história começa em 1968, justamente o ano em que começa a primavera de Praga, e percorre algumas décadas das vidas de Tomás, Teresa, Sabina e Franz. Também trata da invasão dos russos à Tchecoslováquia e das tensões políticas do período.

A Cor Púrpura, de Alice Walker
O segundo livro da lista a se passar nos Estados Unidos. O plano de fundo, dessa vez, é o sul do país, geralmente encarado como racista e sexista. A protagonista, Celie, é justamente vítima dessas duas formas de discriminação; boa parte da história é contada através de cartas que ela escreve para Deus, notadamente com a gramática de quem não pôde se dedicar aos estudos.

Princesa, de Jean Sasson
O único que eu li e o meu livro favorito no momento. Sasson teve acesso aos diários de uma das princesas da casa real da Arábia Saudita e, à pedido dela, escreveu sobre como é a vida das mulheres desse país. O aspecto mais interessante dele, na minha opinião, é que demonstra alguns dos anseios feministas das islâmicas, que não são - nem poderiam ser, dadas as diferenças culturais - necessariamente iguais aos das mulheres ocidentais.

As Relações Perigosas, de Choderlos de Laclos
Escrito e ambientado no fim do século XVIII, às portas da Revolução Francesa, a história segue um grupo de aristocratas franceses que trocam cartas entre si, manipulam e destroem uns aos outros. Foi o livro que deu origem ao famigerado Segundas Intenções.

Só pra variar, me empolguei falando de livros, né? Hahaha. Por isso decidi dividir o post em dois. Fica menos cansativo. No próximo vou mostrar as bolsas que eu comprei, a sapatilha e detalhes do chapéu bonitinho, que até já deu o ar da graça por aqui. Enquanto isso, contem pra mim quais foram os livros dessa lista que vocês já leram e quais pretendem ler!

53 comentários

  1. NOOOOSSA, foram ótimas compras! Tudo isso por cinquenta e seis reais? Sério? Nem dá para acreditar!
    http://trinitrotoluenohead.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Não não, Laís, foram seis livros por cinqüenta! Melhor ainda, né? Hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Dizem que A Cor Purpura é um dos melhores livros e ainda depois com filme lançado que ja existiu...
    APesar que eu nunca vi, mas eu sou curiosissimo pra conhecer.
    Adorei o blog, está de parabens...

    ResponderExcluir
  4. Olha eu aqui de novo!Vi que você responde todos os comentários (gostei disso),o blog é hospedado no blogger/blogspot???se for já tem um sistema onde você pode responder os comentários logo embaixo do outro (não sei se vc me entendeu);fica melhor;coloquei no meu blog mas não me lembro como ativar!!!:(
    Sobre os livros;que bom que você conseguiu encontrá-los por um bom preço.Já ouvi falar sobre "O Crime do Padre Amaro" quando estudava;mas a preguiça daquela época não me deixou ler.Quero ler "Princesa";já tinha ouvido falar sobre a história e quero muito ler.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, acredita que ainda não fiz minhas compras de livros? Estou carente de leitura, preciso urgentemente parar em uma livraria. Adorei os livros, depois nos conte o que achou e tudo mais *-*
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ando ouvindo bastante a respeito d'A Cor Púrpura, Ministério, por isso entrou pra minha lista! Nem esperava encontrar tão rápido. :)

    Fico feliz que tenha gostado daqui.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Oi de novo, Marijleite!

    Sim, gosto de manter contato com os meus leitores respondendo os comentários deles, hahaha. É o mínimo que eu posso fazer pela atenção que eles me dão, né?

    Meu blog é hospedado no Blogger e eu até fiquei sabendo que agora tem esse sistema de respostas, mas como meu layout é modificado e não fui eu quem fiz, decidi não arriscar. :(

    Recomendo muito tanto O Crime do Padre Amaro quanto Princesa! Princesa em especial. É muito muito bom. <3

    :*

    ResponderExcluir
  8. HAHAHA, João, a dica é garimpar em sebos e na Estante Virtual! Se descobrir o nome desse sebo de Balneário, aviso aqui. :D

    :*

    ResponderExcluir
  9. Bá, Pérola, eu ando precisando é parar de comprar livros! Hahaha. Sério. Tenho coisa acumulada aqui desde 2009. Oo

    Pode deixar que vou fazendo comentário à medida em que for lendo. :)

    :*

    ResponderExcluir
  10. caramba que inveja
    meu niver ta chegando
    vo pedir livros kkk

    ResponderExcluir
  11. Mas é claro que foi um bom negócio, vc está certa, sempre é bom pesquisar antes de fazer uma compra.
    descobriri lugares onde os produtos são mais baratos é muito bom.
    Dependendo do grau de consumismo, podemos achar bons produtos, com preços bem menores.
    Quanto a se sentir culpada pelos gatos, ah, eskece isso, dinheiro vai e vem mesmo neah?

    ResponderExcluir
  12. HAHAHA, provavelmente vou fazer a mesma coisa no meu aniversário, kbritovb!

    :*

    ResponderExcluir
  13. É verdade, Brian, eu preciso deixar isso de lado e aproveitar as coisas que eu compro! Especialmente porque são coisas que eu já queria tanto. :)

    :*

    ResponderExcluir
  14. Suas compras foram suuuper boas! Livros sempre são bons de comprar. Eu mesma fico perdida numa livraria rs.
    Bom carnaval cultural para você rs.
    Kiss, Cat
    http://alocat.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Nem me fala, Cat! Mas quero ver se passo um tempo longe das livrarias, hahaha. Só voltinhas no acervo da Estante Virtual, no máximo. :)

    Bom carnaval!

    :*

    ResponderExcluir
  16. Sério que tudo isso saiu 50 reais? Sebos são realmente uma maravilha... E esse teu post me fez acrescentar mais dois livros a minha (enorme) lista de livros pra ler: fiquei bem curiosa a respeito de Princesa e A Insustentável Leveza do Ser. Vou ver se não acho em ebook, que daí não gasto ;)
    Bom carnaval para ti!

    ResponderExcluir
  17. Sebo são luz! <3 Apesar da maioria estar encarecendo bastante os livros. :~

    Recomendo Princesa com todas as forças do meu ser. Preciso começar a ler a continuação logo. :)

    :*

    ResponderExcluir
  18. muito boa a compra!!! A Cor Púrpura é um grande livro, o filme é excelente também, um pouco inferior ao livro, como quase todas as adaptações para o cinema.
    Agora se não for muito ligada em carnaval, já tem o que fazer no feriadão.

    ResponderExcluir
  19. Não tava nem pensando em assistir o filme, Heitor, mas agora que tu mencionou, acho que vou baixar. :)

    Realmente tenho bastante coisa pra fazer nesse feriado, hahaha. Mas a maioria são pra faculdade. :~

    :*

    ResponderExcluir
  20. Sou meio viciadinha em livros (mas já fui bem mais!) e comprá-los, especialmente durante a feira do livro daqui de Porto Alegre, parece que tem um sabor todo especial. Nesse caso nem penso muito em preços (embora sempre tenha bons descontos. Vi a foto dos livros e a vontade de ler coisas novas voltou.
    Parabéns pelo blog!
    Beijo, ótimo carnaval e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  21. Eu nunca pensei que com 56 reais poderia se comprar tantos livros, e parece que são bons sim. Os que eu mais me interessei para ler foi As Relações Perigosas e A Insustentál Leveza do Ser, a história de ambos parece ser excelente. Vou colocar na minha lista de compras.
    ;*

    ResponderExcluir
  22. Nossa, sou apaixonada por Milan Kundera e " A insustentável leveza do ser" é o melhor livro que já li até hoje.

    http://evelisemarques.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Sem contar que são "vintage", com edição antiga e aquele ali tem até a capa dura. Adoro *___*

    Não sabia que "A cor púrpura" era livro. Assisti o filme há mto tempo atrás e shorei litrozzzzzzz

    ResponderExcluir
  24. 50 reais em 6 livros?!!! E títulos excelentes! AÍ, QUE TUDO!
    A Cor Púrpura é... MAGNÍFICO!
    Aqui em SP existem umas sebos que dá pra gastar pouquinho e adquirir bastante coisa. Ano passado, entrei numa e saí com três livros, dois nacionais e um gringo, por 5 reais. Por aqui, também existe a possibilidade de achar livro na rua, esperando para ir pro lixo... Peguei uma pilha de quase 10 que tinha Sidney Sheldon, José de Alencar, Chico Buarque - todos em excelente estado de uso. hihi
    Por último, falando em comprinhas, quero comprar alguns livrinhos de presente pra mim, se achar uma pechincha como a sua, te digo!!!

    Beigos!

    ResponderExcluir
  25. Eu também já fui mais viciada, Rejane, mas ando na compulsão por comprar! Hahaha. É que quero ter minha própria biblioteca um dia, então aproveito as boas oportunidades que surgem. Fora que adoro sentar no chão do sebo e ficar passando de livro em livro na estante. <3

    Obrigada pelo comentário e bom carnaval pra ti também!

    :*

    ResponderExcluir
  26. Foram 50 reais por 6 livros, Bruna! Melhor ainda, hahaha. :D Tenho que terminar vários livros antes de entrar nesses, mas tou com vontade de fazer A Insustentável Leveza do Ser furar a fila. :P

    Boas compras e espero que tu goste dos livros. :)

    :*

    ResponderExcluir
  27. Sério, Sabina? Preciso ler em breve, então. :)

    :*

    ResponderExcluir
  28. Bá, Cami, aquela edição em capa dura tá linda demais e foi um dos mais baratos, se não me engano! Aí né, agarrei nele e fui até o fim da estante do sebo, hahaha. <3

    Acho que vou assistir A Cor Púrpura antes de ler o livro. Tenho muita coisa pra ler aqui. ><

    :*

    ResponderExcluir
  29. HAHAHA, eu saí exatamente assim do sebo, Maura! Com a super impressão de que tinha feito um excelente negócio.

    Tu sabe qual é o nome e onde fica esse sebo de São Paulo onde tu comprou livros baratinhos? É bem provável que eu vá praí em setembro, então já podia aproveitar a viagem e voltar com a mala recheada, haha. E acho que nunca tive a sorte de achar livros na rua, como aconteceu contigo. :~

    Por favor, me mantenha informada das pechinchas literárias! Hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  30. ótimas compras '-'
    beijos
    bom fds
    tem post novo no macchiato!!
    Amy - Macchiato

    ResponderExcluir
  31. O livro Princesa parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  32. tem um site de vendas chamado www.estantevirtual.com.br onde talvez você encontre livros assim com um bom preço.

    ResponderExcluir
  33. Fico feliz que tenha gostado das minhas escolhas, Aymée! :)

    :*

    ResponderExcluir
  34. A Princesa é muiiito bom, Just Livros! De verdade. E eu adoro a Estante Virtual, mas só o frete de lá já seria mais caro do que boa parte dos livros que eu comprei no sebo, hahaha. Dessa vez valeu mais a pena comprar fora da internet, mesmo. :)

    :*

    ResponderExcluir
  35. Ótima compra. A Cor Púrpura é ótimo, assim como A Época da Inocência e A Insustentável Leveza do Ser.

    ResponderExcluir
  36. vou ver se acho um desses livros por aqui, pelo que vi são ótimos, fez uma boa compra.
    Desculpa a demora por retribuir o comentário, obrigada pela tua opinião :D

    aahh, ta tendo um concurso super legal lá no blog, ele é bem diferente, *-* com o tema fotografia, que vai acontecer em várias epocas do ano, a nossa intenção é trazer um pouco da fotografia para os blogs, e a foto não precisa ser necessariamente sua passa lá e confere?

    www.blogmundodamoda.com

    ResponderExcluir
  37. Acho que a maioria desses livros são relativamente fáceis de encontrar, Sabrina! :)

    E eu já fiquei sabendo pelo concurso. É o mesmo do Senhorita Liberdade, né? Mandei a minha foto por lá e tal.

    :*

    ResponderExcluir
  38. A Cor Púrpura foi um dos melhores filmes que já assisti, com ótima atuação da “gigante” Whoopi Goldberg. Ainda não li o livro mas, a julgar pelo filme, é excelente!!!

    ResponderExcluir
  39. Tá todo mundo falando tão bem do filme aqui nos comentários que acho que vou baixar e assistir antes de ler o livro, Marionete. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  40. Nossa, só de ver os livros, deu vontade de ler *-*
    E o que você falou sobre o comprar algo que queira muito e ver que está um preço acessivel é bom comprar logo; Eu já sofri essa experiencia e fiquei muito triste, mas tudo bem, nós superamos! rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Então corre e compra tudo, Tata! Faz a louca que nem eu fiz, HAHAHA.

    Semana eu passei por essa experiência duas vezes em um dia só. ¬¬ Aí decidi que chega, que de agora em diante vou parar de enrolar e comprar as coisas quando tiver grana e quando elas aparecerem com preços legais, sem enrolação.

    :*

    ResponderExcluir
  42. A insustentável leveza do ser - amooo!

    ResponderExcluir
  43. Mas sabe que eu ainda não li, Cacilda? :(

    :*

    ResponderExcluir
  44. Nossa! Amei sua comprinha! Estou atrás de A Insustentável Leveza do Ser! Vou ler!! Beijos

    ResponderExcluir