Sobre sumiços, viagens e gostos estranhos

23 março 2012


Quando entrei pra faculdade de História, achava que ia amar as cadeiras de Antiga, Medieval, Moderna, Contemporânea e América e que ia abominar as práticas curriculares e os estágios. Também não é pra menos: em meros quatro anos de curso são duas práticas curriculares e um estágio obrigatório. Aí na última fase, para coroar o processo, tem o TCC. Bem pesado. Mas não é que acabou sendo tudo ao contrário?

Não gostei tanto de Antiga e Medieval quanto pensei que gostaria, por exemplo. Meus professores nessas cadeiras não eram exatamente especialistas, então não era lá como se eu me sentisse entusiasmada. Já com a primeira prática curricular, a de Imagem e Som, foi exatamente o inverso: minhas professoras pareciam saber e gostar tanto do que faziam que aquilo me inspirava!

Com o tempo fui percebendo que gostava mais das cadeiras e trabalhos em que tinha que botar a mão na massa do que das horas tortuosas de estudos sobre algum texto chato de algum assunto não tão interessante. Minha primeira visita a um arquivo foi, por falta de termo melhor, mágica. E acho que foi nessa ocasião que eu entendi que o que curto mesmo é pesquisar, analisar o que foi pesquisado e escrever.

Tudo isso pra dizer pra vocês que, apesar de ter chegado finalmente ao semestre do TCC, estou me divertindo muito com as leituras, as entrevistas e com as diversas hipóteses e conclusões (ou não!) a que chego. A única coisa meio chata é transcrever as entrevistas – para vocês terem uma idéia, levo pelo menos quatro horas pra passar pro papel uma gravação de quarenta minutos -, mas nada que me desanime.

Tenho plena consciência de que isso tem afetado a frequência com que apareço por aqui, bem como as respostas aos comentários e a eventuais e-mails, mas espero que vocês sejam compreensivos comigo. Mesmo eu querendo que a viagem chegue logo, a defesa do TCC inevitavelmente vem antes e é realmente bom ter algo a que se dedicar e que vá render frutos a médio-prazo, pra variar.

Se uma das minhas prerrogativas antes de viajar pra Londres era terminar a faculdade, que isso seja feito em grande estilo, certo? Então torçam por mim, amigos e amigas! E podem deixar que conto mais do meu trabalho na medida em que ele for deixando o plano das idéias e ganhando forma. Alguém aí se interessa por estudos de gênero e feminismo, aliás?

46 comentários

  1. Nossa, eu não fazia ideia de como é uma faculdade de história. Me pareceu ser bem legal agora que você contou. Diferente da vaga imagem que eu tinha :) Eu quero saber mais sobre o seu trabalho! *-*
    http://trinitrotoluenohead.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, tu achava que chato, Laís? Pois eu tenho a impressão que as pessoas acham o contrário, que vai ser tudo ~ROMA~ e ~MEDIEVO~ e aí elas chegam lá e de decepcionam, hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  3. Pois é não sei se posso dizer que ter pena por não ser o que você esperava mas como você mesmo disse acabou descobrindo outras coisas e considerando mágicas, as vezes a vida é assim, imprevisível mas linda..

    beijoo!

    ResponderExcluir
  4. Se seu sumiço é por causa do TCC, você está perdoada :) haha

    ResponderExcluir
  5. Você faz História, que legal! Eu pensei, um dia, em fazer licenciatura em História, mas sei lá o que deu em mim, desisti dessa ideia!

    :*

    ResponderExcluir
  6. Eu já pensei em fazer faculdade de História no futuro, mas desisti quando conheci minhas professoras ao decorrer dos anos. Mas, sem brincadeira, eu não fazia ideia de como era uma faculdade de História e mais do que nunca tenho certeza que não vou querer fazer isso. Tenso. Quero Letras e espero não me decepcionar também, porque vai ser triste.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    P.S.: Eu também tinha uma birra com a Zooey, mas esqueci totalmente depois que comecei a ver New Girl, ela é bem fofa. Veja sim, viu? Você vai gostar.

    ResponderExcluir
  7. eu entendo o q vc diz... estou indo pro 3º ano do meu curso e vejo q não era nada daquilo q eu esperava

    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. oi flor adorei o blçog estou te seguindo me segue tbm beijao
    http://maddalice.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já pensei em fazer facul de história porque é uma matéria que eu adoro. Mas acabei optando por outras áreas. Enfim.
    Que bom que você está gostando do tcc, eu corri dele em meu curso técnico e optei por estágio( aushuahsa) e eu quero MUITO saber mais sobre o teu trabalho porque eu ADORO causas de gênero e feminismo \o/
    haha
    Bos Sorte e boas descobertas e conclusões *-*

    ResponderExcluir
  10. História sempre me encantou e lendo esse post fiquei curiosa pela facul.
    Desejo boa sorte no TCC e que a cada dia as novas descobertas surjam.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quando entrei na faculdade tinha um propósito totalmente diferente de quando saí. Não que as coisas não tenham dado certo, muito pelo contrário, mas a gente vai descobrindo outras paixões, outras habilidades e os interesses vão mudando o percurso. As surpresas geralmente são boas =)

    ResponderExcluir
  12. Confesso que antes de fazer jornalismo, minha opção era fazer História. Curti muito o seu post.
    Sucesso na profissão. História é uma delícia.

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  13. Aproveite cada momento, tanto de estudo como de lazer. Isso é primordial. Até o que hoje pode aparecer chato curta mesmo assim.
    Meu sonho era concluir a faculdade e fazer pós na Espanha. Por conta do casamento fiz minha pós por aqui mesmo e aqui fiquei. Meu TCC na graduação foi sobre Gênero e escolha profisssional. Fiz parte do Núcleo de Estudo sobre Gênero da UFRPE. Amo esse tema rsrsrsrsrs
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  14. Hahaha, não tem nada do que sentir pena não, Diga X! Até porque já passou mesmo. A única coisa que vou precisar fazer é estudar algumas coisas dessas cadeiras outra vez, futuramente, mas não acho nem um pouco chato, então... :P

    :*

    ResponderExcluir
  15. Eu faço licenciatura e bacharelado juntos, Maura. Em quatro anos. Agora imagina o peso desse curso.

    Mas tu já tá na faculdade?

    :*

    ResponderExcluir
  16. Que bom que tu gostou, Lucas. :P

    ResponderExcluir
  17. Professoras da época da escola, Monique? Pois bem, tu já deve ter ouvido isso alguma vez, mas o que a gente aprende na faculdade quase nunca tem muito a ver o que é ensinado na escola, hahaha. Provavelmente acontece a mesma coisa com Letras.

    :*

    ResponderExcluir
  18. Mas tu tá feliz com o teu curso, Jac? Eu tenho momentos com o meu. :P

    :*

    ResponderExcluir
  19. Tu tá fazendo faculdade de que, Gabriele? E olha, pra ser sincera prefiro fazer um TCC do que um estágio, viu? :P Até porque no meus estágios é preciso entregar um relatório final, e geralmente ele acaba sendo tão grande quanto um TCC, então... Hahaha.

    Obrigada e pode deixar que eu falo mais sobre meu trabalho em breve! \o/

    :*

    ResponderExcluir
  20. História é tudo de lindo, Juliane! Às vezes é meio porre também, hahaha, mas no geral é lindo. E muito obrigada. :3

    :*

    ResponderExcluir
  21. Eu te entendo completamente, Tati! Eu descobri outras paixões durante o curso que me dão vontade de fazer uma segunda faculdade, por exemplo. Mas não sei. Acho que só daqui uns dez, quinze anos.

    :*

    ResponderExcluir
  22. E a minha opção antes de História era Jornalismo, Camila! HAHAHA. Mas acho que hoje não faria não.

    Muito obrigada!

    :*

    ResponderExcluir
  23. Preciso levar esse teu conselho pra minha rotina, Mosaicos. Às vezes fico tão preocupada com as coisas do TCC que esqueço que devo parar um pouco, relaxar... Tu fez faculdade de quê? Eu faço parte do Laboratório de Estudos de Gênero e Família da UDESC. :)

    Obrigada! :*

    ResponderExcluir
  24. Mylla, HISTÓÓÓÓRIA!!! Meu Deus... Tirando a área de Saúde e as Engenharias, já tive um pé em todos os outros cursos kkkkkkkkkk. Estudei com a Gabriele Silva e tb optei pelo estágio; meu relatório levei umas duas semanas para fazer, mas foi uma referência para trabalhos posteriores na minha escola. Estou em ADM e muito feliz, mas meu coração deseja História tb. Principalmente, da Bahia.
    Obg pela visita lá no "Vício" :)

    http://gabipuppe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Pensei que ia dizer que não se adaptou ao curso.. Menos mal né? Pelo menos você se encontrou em algum lugar e sabe que é exatamente isso que você quer.
    http://primeirapessoa-dosingular.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Hahaha, acho que ao longo da minha adolescência também pensei em fazer de tudo, Rita, menos qualquer coisa que envolvesse exatas! :P Como meus estágios e práticas são em grupo, cada um tem que escrever um ensaio e aí tem as outras partes... Aí fica naquela enrolação e demora bastante pra ficar pronto. Prefiro o TCC porque não dependo tanto dos outros e porque né, a escolha do assunto é beeem mais livre.

    Faça história! \o/

    :*

    ResponderExcluir
  27. Me adaptei sim, Pérola! Mas levei tempo a entender que dificilmente vai existir um curso que me complete 100%. Conhecimento especializado sobre qualquer coisa é meio cansativo, repetitivo e frustrante, pelo menos pra mim. Por isso o tema do meu TCC não é igual ao da minha bolsa de pesquisa e nem minha dissertação de mestrado será igual ao TCC. Hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  28. A vida na faculdade tbm me surpreendeu eu superstimei, acho, quase tudo o que esperava.

    Mas foi bastante legal. 60% do que aprendi na faculdade foi longe das salas de aula. Foi nos corredores e em conversas com professores e amigos, e bibliotecas e trabalhos de campo. Boa sorte com seu projeto de viajem para Londres! ^^

    ResponderExcluir
  29. Estou louca para ler seu TCC. Por isso toda a força do mundo aí e pode deixar que a gente compreende você vir menos ao blog :)))

    ResponderExcluir
  30. Acho que nao esta tao empolgante pq eh o primeiro ano...melhores emocoes estao por vir...Tenhoumaamiga que faz historia, ela ama de paixao!Mais o primeiro ano dela nao foi tao empolgante...

    ResponderExcluir
  31. Acho que quase sempre rola uma superestima, né, Du? Até porque as escolas focam pesadamente no vestibular e às vezes esquecem que o bendito é só a entrada pra um universo completamente diferente... Acabei aprendendo muita coisa fora das salas de aula, que nem tu.

    E muito obrigada! :)

    :*

    ResponderExcluir
  32. HAHAHA, agora que alguém se mostrou a fim de ler o TCC, a responsabilidade ficou maior, Laurel! :P Mas pode deixar que eu pretendo compartilhar com azamigue. :D

    :*

    ResponderExcluir
  33. Mas eu não tou no primeiro ano, Vanessa, já tou no último! E como sua amiga, o primeiro ano não foi lá aquelas coisas pra mim também, não. Acho que lá pela metade do curso é que o negócio fica realmente legal. Mas depois disso também passa. Hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  34. Olá :)

    Ahhh, que demais! História era uma das minhas matérias favoritas, e até pensei em fazer esse curso até que jornalismo me encantou e agora, não penso em outra coisa.. Hahaha

    Mas com certeza, antes de viajar cá pra europa termine antes os estudos, e não faça como eu, que largou td por fazer e chegando por aqui...

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  35. Pra mim foi o contrário, Jeh, eu queria Jornalismo, caí na História e não larguei mais! Hahaha. :P

    Se puder me contar mais, gostaria de saber como foi isso de largar tudo e ir pra Europa. Adoro escutar as histórias dos outros. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  36. De alguma forma vc me ajudou com seu post a em pelo menos umas das faculs daqui, eu tentar pra história. Esperoq ue der certo. :D
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  37. Sério, Cáah? Torcendo por ti, querida! Espero que tu passe e que goste do curso. \o/

    :*

    ResponderExcluir
  38. Adorei o post. Londres realmente é um sonho não é mesmo? rs
    Bom, estou seguindo...
    Pode me seguir de volta por gentileza?

    http://www.tdpassa.blogspot.com.br

    Dês de já, obrigada!

    ResponderExcluir
  39. É mais que um sonho, Beatriz! :)

    :*

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de fazer história também. Mas acabei optando por Direito, que é o que realmente amo. Faculdade não é brincadeira, a gente acaba deixando de lado muita coisa.

    ResponderExcluir
  41. É verdade, Juliana! Acaba rolando muita renúncia mesmo. Mas sabe que tenho vontade de fazer Direito como segunda faculdade? Quem sabe no futuro. :)

    :*

    ResponderExcluir
  42. Você cursa História? *..*
    Irei cursar história também, mas tenho que terminar primeiro o ensino médio...

    ResponderExcluir
  43. Nossa, só vi teu comentário hoje, Dreds. o.o Sim, tou terminando o curso de História! E se é isso mesmo que tu quer, boa sorte! \o/

    :*

    ResponderExcluir