Viagem dos sonhos: a história da Pâmela

31 março 2012


Quando a Mylla falou comigo sobre esse espaço no blog, a gente comentou que eu poderia escrever sobre Paris. Isso já faz um tempinho – mais do que ela gostaria, e eu enrolei horrores porque tinha alguma coisa que me deixava desconfortável. Escrever sobre a minha viagem dos sonhos parecia simples, mas dizer que era em Paris... Seria natural, já que eu estudo francês e amo. Mas estaria mentindo.

Eu tinha cinco anos quando comecei a assistir o meu primeiro anime (Cavaleiros do Zodíaco, claro) e quando meu irmão começou a desenhar –
mangá. Ele que me contou que tudo isso vinha do Japão, junto com os tokusatsus, que eu só aprendi o nome anos depois, mas já adorava desde então, com toda aquela breguice e efeitos especiais tenebrosos.

Só fui ouvir música japonesa bem mais tarde, depois dos doze anos. Ainda assistia alguns animes e até, inclusive, tentei desenhar como o meu irmão. Tentativa falha! Comecei a comprar mangás, ir a alguns eventos e falar daquele jeito que irrita meio mundo –
sugoi, kawaii, ohayou e colocar “chan”, “san” e “kun” no fim do nome dos meus amigos, haha!

Essa fase passou, óbvio, mas muita coisa ficou. Ficou o meu gosto pela cultura, pelo estilo de vida japonês que me ensinou muito, as bandas que eu conheci, os
doramas (que descobri faz pouco tempo, mas são amor para a vida toda) e uma vontade indescritível de ir para lá! Eu acho que precisaria de mais de um post, de pelo menos mais dez, para contar tudo que gosto e admiro no Japão!

Em fim, meu sonho não está na Champs-Elysées, mesmo que eu a adore. Meu sonho não está no rio Han, mesmo que eu esteja em uma fase totalmente viciada na Coréia. Meu sonho não está no London Eye ou no Empire State, mesmo que eu queira conhecer os dois. Meu sonho só vai se realizar quando, à meia-noite de um ano-novo, eu possa estar em um templo no Japão pedindo bênçãos e vendo minha sorte, como os personagens que eu tanto amo e com quem aprendi a ser quem eu sou.




Pâmela Lima tem 21 anos, é estudante de Letras e pretende ser tradutora. Mora na cidade de Gravataí, no Rio Grande do Sul. Você pode encontrá-la através de seu blog, do Twitter e do Facebook. Quer sua história publicada aqui também? Basta acessar esse link ou entrar em contato para mais informações. A intenção é postar pelo menos um relato a cada mês.

52 comentários

  1. Eu tb tenho MUITA vontade de conhecer o Japão!!! Engraçado que sempre qnd eu falo muitas pessoas torcem o nariz pensando "Japão??? Mas o que tem lá???"
    Mas imagina passar a primavera lá, rodeada de sakura!!! Ai que sonhoo!! *__*

    ResponderExcluir
  2. Uma colega da minha sala foi para o Japão nas férias, as fotos que ela tirou foram tão lindas que me deu super vontade de conhecer lá também.

    ResponderExcluir
  3. Também aprendi muito com os animes, músicas e o "pouco" contato que tive com a cultura japonesa. Não é exatamente a viagem dos meus sonhos, pq algo na Alemanha me chama haha, mas o Japão sem sombra de dúvidas faz parte do topo da minha lista de 'lugares que preciso conhecer um dia'. (:

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho é ter uma Pam de bolso.

    ResponderExcluir
  5. Acho que as pessoas que falam isso pra ti são as mesmas que só se preocupam em visitar os destinos "tradicionais", sabem, Andres? Londres, Paris, NY... Como se o resto do mundo não fosse fascinante também!

    :*

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um parente que já foi pro Japão, Laurel, e realmente as fotos que ele trouxe são maravilhosas! :)

    :*

    ResponderExcluir
  7. Meu contato com a cultura japonesa também foi por causa dos animes e das músicas, Mônica, mas eu tenho quase certeza de que essa não é a melhor parte. XD

    Tu devia escrever sobre a Alemanha! \o/

    :*

    ResponderExcluir
  8. Desculpa aí, Tai, mas a Pam já pertence ao meu bolso.

    ResponderExcluir
  9. Eu não conseguiria definir a viagem dos meus sonhos em um lugar só. Eu sempre quis conhecer o mundo inteiro, e fico fascinada pelo Japão. Não sei o que tem lá que desperta minha curiosidade, mas acho que minha viagem não vai ser tão interessante se eu nã conhecer o Japão.
    beijos,
    the-mandie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Mas então tu vai sair conhecendo o mundo de uma tacada só, Amanda? Eu sou ansiosa demais pra conseguir esperar tanto! HAHAHA. ><

    :*

    ResponderExcluir
  11. o japão também é um país maravilhoso
    tem uma cultura diferente mais
    fantástica.feliz quem pode ir ao japão um povo extremamente educado.

    ResponderExcluir
  12. Ah quero conhecer muitos lugares, fica até difícil lembrar de todos. No momento eu quero muito ir para Índia, não tem nenhum motivo especial... acho que só pela cultura. Já disse que amo seu blog?

    ResponderExcluir
  13. NOSSSAAAAAAAAA, JAPÃO!!!!!!!!!! JAPÃO! MY DREAM! Que sortuda você, hein! Adorei saber seu lado da história. Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  14. Confesso que não tenho muita curiosidade em ir para o Japão, mas respeito quem tem! Deve ser um local muito interessante, devido à diferença cultural imensa! Gostei muito do post, e do relato!
    Parabéns!

    Comente também:
    http://enricows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ler um relato desses dá vontade de ir pro Japão e já aproveitar a oportunidade pra esticar a viagem até outras partes da Ásia, né, Eumacle? :)

    :*

    ResponderExcluir
  16. Bá, Juliana, eu tava tentando lembrar ontem todos os lugares que quero conhecer e não consegui! HAHAHA. A Índia, pra mim, é sinônimo de uma coisa: Taj Mahal. Maravilhoso. <3

    :*

    ResponderExcluir
  17. HAHAHA, pelo jeito tu é outra viciada então, Mariana! :D

    :*

    ResponderExcluir
  18. Eu te entendo, Enrico. Tenho um super respeito e até curiosidade, mas o Japão passa beeem longe das minhas prioridades turísticas. :P

    :*

    ResponderExcluir
  19. Sabe, fico lendo essas histórias de viagens dos sonhos e tudo mais e pensando ''poxa, todo mundo sonhar em viajar para determinado país e eu não?'' Sei lá, lógico que futuramente vou querer conhecer vários lugares, mas ainda não parei pra ficar pensando um lugar específico ): isso é decepcionante aff

    ResponderExcluir
  20. Pois é Mylla, tu até já tinha comentado de eu escrever sobre esse sonho de conhecer a Alemanha e tudo mais ... mas cada vez que eu leio um post 'viagem dos sonhos' aqui no blog, tão bem escritos acabo desanimando :P , mas uma hora dessas que eu tiver inspiração, escrevo e te mando pra ver o que achas! Bjs

    ResponderExcluir
  21. eu sou formada em turismo e ainda nao conheço nenhum desses lugares, mas eu chego la! parabens pelos relatos, por ter aprendido tanto com o mundo!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que lindo esse texto! Adorei a forma que ela descreveu seu amor pelo Japão. *-* O Japão deve ser incrível para visitar, está na minha lista de lugares para conhecer.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  23. Nossa, eu já acho tão triste. Vi como eles fazem na tv e parece tão silencioso.
    Mas dizem que funciona mesmo. Acho que tudo funciona, de acordo com a fé de cada um.

    ResponderExcluir
  24. Tenho enorme vontade de conhecer a cultura japonesa. Não só por adorar animes, mangás e esses elementos da terra do sol nascente que já se tornaram ícones quase pops da cultura ocidental. Mas pela beleza do Japão, pela beleza de um povo tão sábio e por sua história também.

    http://www.papel40kg.com/

    ResponderExcluir
  25. Hey, o japão é maneiro mesmo..apesar do modo de falar deles ser muito estranho e irritante para nossa cultura, apesar disso é sempre bom viajar e conhecer vários lugares, com certeza é um destino que eu quero conhecer, depois de passar no tumulo do Charles Bukowski nos EUA e no do Jim morrison em Paris.

    Enfim,o blog é muito maneiro, de verdade. Abraço e sucesso baby

    Kobayashi

    ResponderExcluir
  26. Belo relato!!! Bacana você deixar esse espaço para ela comentar sobre a "viagem dos sonhos"...

    ResponderExcluir
  27. Ah, Herlene, mas tem seu lado bom! Hahaha. É meio chato tu querer muito conhecer um lugar e não ter grana, por exemplo. Talvez um dia aconteça contigo o que aconteceu comigo quando percebi que devia conhecer Londres. É mais uma combinação de fatores do que qualquer outra coisa. :)

    :*

    ResponderExcluir
  28. Sério que eu já tinha, Mônica? Oo Oi, sou insistente! HAHAHA. Enfim, mas então deixa de ser boba, mulher! Eu adoraria saber mais sobre essa tua paixão pela Alemanha. Até porque é um país que anda crescendo no meu coração. :)

    :*

    ResponderExcluir
  29. Um dia todos nó chegaremos lá, Cat! :D

    :*

    ResponderExcluir
  30. O modo como a Pam descreve as coisas me faz amar um pouquinho mais o que quer que seja, Monique! Até eu, que não tenho o Japão como prioridade, tô mais curiosa pra conhecer. :)

    :*

    ResponderExcluir
  31. Nunca vi como é, Cereja, mas suponho que seja bem reflexivo...? Enfim, talvez não seja propriamente uma questão de tristeza, mas mais de entrar em contato com o próprio interior. Só divagando. Hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  32. Pois é, Camila, o que me chamava a atenção no Japão quando era mais nova era esse aspecto mais pop, mas hoje, se fosse pra lá, com certeza seria pela beleza e pela história! :)

    :*

    ResponderExcluir
  33. Bá, Kobayashi, pior que eu sou desse time que acha a língua japonesa super feinha! HAHAHA. Já cheguei a fazer uma aula experimental e tal, mas não aguentei o método.

    Fico realmente feliz que tu goste daqui! Por favor, volte sempre. :)

    :*

    ResponderExcluir
  34. O espaço é de todos vocês, Aline! Sintam-se à vontade pra enviar mais textos. :)

    :*

    ResponderExcluir
  35. Fiquei emocionada com o relato da Pâmela, um dos países que sonho em conhecer - desde que descobri que lá é mais do que maravilhas tecnológicas - é o Japão.
    OK, ainda sonho em me tornar cidadã do mundo depois que terminar a faculdade de Letras e fazer o que realmente gosto, penso em me jogar numa viagem, mas aí fico com muita dúvida por qual começar, se vou primeiro no Japão, ou Índia, Sri Lanka, Coréia (a do sul, HAHA) ou algum país da Europa.
    Ah, agora que vi que posso enviar um relato de viagem dos sonhos, talvez envie e conte ao mundo, HSUAHSU, que desde os 10 anos meu sonho mesmo (percebeu que eu não me decido qual é meu sonho, ok, o Japão tá no topo) é viajar pelo continente mais lindo do mundo também conhecido como América do Sul é a menina dos meus olhos *_*

    Beigos

    ResponderExcluir
  36. O Japão deve ser um país lindo, com uma cultura maravilhosa.
    http://i-teenbr.net.tc

    ResponderExcluir
  37. a Pâmela me lembrou uma amiga minha que também adora tudo relacionado ao Japão *-*
    espero que você consiga fazer sua viagem dos sonhos e que volte para nos contar \o/;

    ResponderExcluir
  38. 'E quando a palavra certa não puder sair pra consertar um momento, que seja o silêncio a melhor forma de nos traduzir. Porque silêncio também é prece. Silêncio às vezes é gesto de amor. E acalma.'

    Cris Carvalho http://mais-que-lacos-nos.blogspot.com.br/ =*

    ResponderExcluir
  39. Amei, o post... e como é bom sonhar com lugares novos e trabalhar para que o sonho se torne realidade... viver aquele lugarzinho nem que seja por alguns poucos dias. vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  40. Ai, Maura, eu também queria dar uma de cidadã do mundo depois que acabar a faculdade, viu? Tirar, sei lá, um ou dois anos da minha vida e cair na estrada. Mas acho que as condições financeiras não vão permitir. :~

    Por favor, sim o teu relato! A América do Sul é bonita e acho que é muito subestimada. Bem, o lado bom do teu sonho é que não chega a ser tão caro assim, né? :)

    :*

    ResponderExcluir
  41. Todo o mundo tem uma amiga tipo a Pam, né, Gabriele? HAHAHAHA. :D Todos torcendo pra ela viajar logo! \o/

    :*

    ResponderExcluir
  42. Verdade, Cidadã! Vivenciar esse momento anterior à viagem, onde cada pequeno passo já parece muito, já é muito bom. Viver o Japão, no caso da Pam, ou Londres, no meu, será incrível! *_*

    :*

    ResponderExcluir
  43. Japão também é minha viagm dos sonhos <3 (especificamente, ir num show do Arashi)

    ResponderExcluir
  44. Hahaha, mas tu também, Ferfa? XD

    :*

    ResponderExcluir
  45. Adorei o espaço dado para outras pessoas contarem suas histórias. Estou seguindo, beijos

    Blog com novo nome, sigam!
    http://blogdezoitoeagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. Fico feliz que tenha gostado, Franciele! Se quiser colaborar com ele, será muiti bem-vinda. E bem-vinda ao blog, também. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  47. Puxa, achei super bacana a ideia de postar história de outros pessoas, acaba enriquecendo o blog e tornando mais dinâmico. A cultura japonesa é mesmo muito interessante, o sotaque dos cantores japoneses chegam a ser engraçado.

    bjo,
    www.todososouvidos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Blog tem que ser assim, né, Ítalo? Dinâmico, meio intimista, etc. Hahaha. ^^ Eu acho os sotaques dos cantores japoneses MUITO engraçados, pra ser sincera. :P

    :*

    ResponderExcluir