Intercâmbio em Londres: a experiência da Natália

26 abril 2012


Quem aí sentiu falta dos relatos de intercambistas em Londres? Pois esse mês estamos de volta à terra da rainha! Quero ver se, a partir de agora, começo a intercalar as entrevistas. Um mês em Londres, o mês seguinte em qualquer outra parte do mundo e assim por diante. O que vocês acham? Não sai tanto da proposta original do blog e ainda dá uma mãozinha pra todo mundo, né?

Bem, a entrevistada de hoje talvez seja conhecida de muitos de vocês. O nome dela é Natália Puga, ela tem 17 anos e é carioca. Atualmente cursa o ensino médio e pretende prestar vestibular pra Comunicação Social. Apaixonada por livros, ela tem um blog que trata basicamente desse tema. Recomendo pro pessoal que curte Game of Thrones que a sigam no Twitter. Todo santo domingo ela comenta os episódios! Hahaha.

Como sempre lembro a vocês, o formato da entrevista procura abordar os aspectos mais básicos de um intercâmbio, mas nada impede que os comentários sejam usados para que perguntas mais específicas sejam feitas. Avisarei para a Natália e ela as responderá na medida do possível. Se você fez intercâmbio e também estiver a fim de contar como foi sua experiência, é só entrar em contato!


Por que Londres?

Desde pequena sou apaixonada por história, principalmente da Inglaterra, desde a sua fundação. Adoro ler sobre tudo que envolva a monarquia inglesa, o grande incêndio, revolução industrial e por aí vai. Conforme fui crescendo, comecei a ler Harry Potter e a ouvir Beatles e McFLY, o que só aumentou a minha paixão por aquele lugar. Quando comecer a ler Dickens e Shakespeare, eu soube que não podia aguentar mais para ir para essa cidade mágica que reune tudo que eu gosto. Isso sem falar que tenho uma paixão enorme pelo estilo de vida londrino: O jeito de se vestir das mulheres e homens, o modo como eles falam, a cultura de pubs, o número enorme de atividades culturais, a infra-estrutura... precisava ver tudo isso com meus próprios olhos e me sentir, mesmo que por pouco tempo, pertencente aquele lugar.

Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Eu sabia que ia ter que fazer o intercâmbio em dezembro, por causa da escola. Então visitei algumas agências em setembro, para conversar sobre as opções e pegar orçamentos. Como todas as agências aqui do Rio ficam no mesmo bairro, consegui fazer isso em um só dia. Em outubro voltei para a EF, a que eu escolhi, para fechar o pacote e fazer o pagamento. Como não precisava de visto já que ia ficar menos de 90 dias, e comprei a passagem com a agência, não sobrou muita coisa para eu fazer além de esperar. Durante o mês de novembro comprei algumas coisas que ia precisar para a viagem, e duas semanas antes comecei a fazer minha mala, para não esquecer nada. Deixei ela aberta no meu quarto e ia jogando tudo que eu lembrasse dentro dela. Também fiz uma lista com tudo que eu gostaria de fazer em Londres, pra não perder tempo. Não consegui fazer tudo, mas teria sido pior sem ela.



Como foi a tua vida de intercambista? As melhores partes e as nem tão agradáveis assim?

A melhor parte, com certeza, foi ter escolhido ficar numa residência estudantil. Morei com uma holandesa, duas argentinas, uma venezuelana e outra brasileira, o que além de ser super divertido, é interessante para observar os hábitos do pessoal de outros países. A holandesa, por exemplo, jantava rodelas de pepino meio que fritas, e um kiwi, enquanto eu me jogava num pratão de arroz e frango. Outra parte bacana foi ver que eu consigo sobreviver sozinha. Não sou de cozinhar nem de limpar casa aqui no Brasil, mas quando cheguei lá, me deparei com um fogão e uma louça que precisava ser lavada diariamente. Para vocês terem uma noção do quanto mudei, no ano novo eu fiz uma ceia para 8 pessoas, e todo mundo veio me elogiar no final. Também rolavam várias sociais na residência (eram mais de 200 alunos), e todo dia você conhecia uma pessoa nova, coisa que eu não conseguiria se estivesse numa casa de família. A facilidade para viajar para outros lugares também é uma coisa bem legal. Por motivos financeiros acabei indo visitar apenas a Holanda, mas valeu muito a pena.

Mais uma das melhores partes, sem dúvida, foi ter passado o natal e o ano-novo em Londres, e ver os fogos na beira do Rio Thames. Momento que nunca vou esquecer.

É claro que também tem sua parte ruim, como ter que conviver com hábitos nada interessantes. Uma das meninas que morava comigo nunca lavava a louça dela, e sempre fazia festinhas no apê, e não limpava nada depois. Apesar de adorar ela, confesso que fiquei aliviada quando ela foi embora. Dividir o banheiro também não é uma coisa muito boa, principalmente a parte dos cabelos no ralo.

Ah, outra coisa ruim, pelo menos no meu caso, foram os horários do meu curso, que às vezes me tomavam o dia todo. Deixei de fazer várias coisas por causa disso, apesar de ter faltado algumas aulas!



Como foi lidar com o inglês?

Já tinha feito cinco anos de curso aqui no Brasil, então meu inglês não era nem um pouco iniciante, mas fiquei com um pouco de receio antes de ir. Mas chegando lá, não tive nenhum problema, principalmente com as pessoas de outros países, pelo inglês também não ser o primeiro idioma deles. Agora, não vou mentir: no começo é difícil entender de primeira o que os ingleses falam, eles tem um sotaque muito forte mesmo. Tinha que ficar concentrada na conversa para não deixar de entender nada e, mesmo assim, às vezes eu jogava um "Sorry?" e eles repetiam para mim. Uma vez conheci um cara chamado Peter, mas quando ele disse o nome dele saiu algo como "Pitáááá". Ele precisou escrever para que eu entendesse! Mas conforme você vai ficando mais tempo, e se acostumando, isso também deixa de ser um empecilho. E sem você perceber, quase que naturalmente, você começa pegar aquele sotaque gostoso britânico.


Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Londres, na tua opinião?

OK, agora vem a parte difícil. Londres tem "n" opções de coisas para fazer, e agrada todos os tipos de pessoas, das mais chegadas a atividades culturais, ou aquela pessoa viciada em baladas. Vou tentar misturar um pouco dos dois: os museus mais legais para mim foram o Natural History Museum (que tem dinossauros enormes, tudo sobre a natureza, corpo humano e biologia em geral e é demais, sério!) e o Museum of London, que abriga toda a história de Londres e é imperdível para quem ama a cidade. Uma das coisas mais legais de Londres são os mercados, e o meu preferido é o Borough Market, que é só de comida. Dá vontade de comprar todos os queijos, chocolates artesanais, doces... Não deixem de tomar chocolate quente no Artisan du Chocolat. Se você não curte museus, mesmo assim você tem que dar uma passada no Cafe 2, que fica no térreo do Tate Modern. É o melhor chocolate quente do mundo - e sim, sou viciada nessa bebida dos deuses. Pra beber junto das bruschettas quentinhas! Para curtir, sugiro o O'Neills, que fica em Picadilly, que é uma mistura de bar, pub, balada e restaurante, e tem música ao vivo toda noite. Outra opção é a Picadilly Institute, uma balada bem legal. Mesmo para quem não é muito religioso, ir a St. Paul's Cathedral é imperdível. Um dos lugares mais bonitos que já estive na vida. Vale a pena subir os 500 degraus para ter uma vista maravilhosa de Londres. Para quem gosta de arquitetura, sugiro ir a Docklands à noite, e observar o centro financeiro de Londres, Canary Wharf, com seus arranha-céus imensos, meu lugar favorito. Você não pode também deixar de ir comer o famoso fish and chips, que é realmente delicioso. Um lugar legal para comer é o Camden Eye, que fica bem em frente a estação de Camden Town. Por último, a Westminster Abbey é o paraíso para os amantes de história e da monarquia inglesa, já que tem o túmulo de gente como Elizabeth I!

50 comentários

  1. Boa tarde :)
    Adorei a entrevista *-*
    Bem legal saber como é viver em outro país,quem não tem esse sonho?

    Beijos e cuide-se

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  2. My God, cada dia que passa me encanto mais por Londres! Ótima entrevista.

    nossas-fotografias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ver a experiencia de alguem que passou o mesmo que vc!!! Adorei a entrevista ♥♥♥
    Falando nisso, vc recebeu a resposta que eu te mandei??? Foi +ou- no inicio de março :D
    beijos!!

    ResponderExcluir
  4. aaai, que invejinhaaaa!(invejinha boa, é claro, kkkk)
    concordo com a Kmile M., estou a cada dia me encantando ainda mais por Londres *o*

    www.vaidesalto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. AAAII que lindo! *.*

    Nossa, que sonho.
    Ficou ótimo o post, bem resumido, mas dá pra ter uma ideia geral de tudo. Adorei.


    Beeijo
    http://limao-e-mel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Nathália!

    Fui pela EF agora em março e fiquei em residência estudantil também!
    Adorei ler seu relato. Fiquei toda nostalgica :/ Ainda estou sofrendo de síndrome pós-Londres. Também fiquei só um mês lá e tive dificuldades para me adaptar quando voltei acredita?

    Londres é para todos os gostos MESMO! os lugares que você listou como favoritos por exemplo eu nem fui hehehe!

    Bjs!
    http://newromantic.net

    ResponderExcluir
  7. Como um monte de gente por aqui, cada dia que passa me encanto mais por Londres *-* , quem sabe um dia passe por lá!
    Mylla, queria dizer que chegou meu visto pra trabalhar como au pair na Alemanha *.* , e até final de maio estarei por lá, daí entro em contato pra comentar minha história no blog =D
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Que bom que tu gostou, Sandro! :) Acho que a coisa que eu mais gostaria de fazer nesse momento é me mudar pra outro país, hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  9. Eu também, Kamile! Eu também. :)

    :*

    ResponderExcluir
  10. Eu recebi a tua resposta sim, Andrea! Não cheguei a te avisar? Desculpa, querida. :~ Mas já tá tudo guardadinho aqui! <3

    :*

    ResponderExcluir
  11. Hahaha, também fico com uma super invejinha quando leio essas entrevistas, Larissa. E, claro, estou no time que se encanta ainda mais por Londres a cada dia. :)

    :*

    ResponderExcluir
  12. Fico feliz que tu tenha gostado, Andrea! Recomendo que tu leia as entrevistas anteriores, acho que enriquecem bastante. :3

    :*

    ResponderExcluir
  13. Dona Evelyn, viu o e-mail que te mandei? :P

    ResponderExcluir
  14. Mônica, tu devia aproveitar que vai pra Europa e dar um pulo em Londres, guria! Hahaha. E eu estou muito feliz por ti, viu? <3 <3 <3 Tu vai ficar lá quanto tempo? Certamente tu já tá convocada pra falar sobre teu intercâmbio por aqui, haha. :3

    :*

    ResponderExcluir
  15. sempre quis conhecer a suécia, pra min é um sonho bem distante e pouca gente se lembra desse país

    ResponderExcluir
  16. Uaaaau, adorei a entrevista!
    Também sou apaixonada por Londres. Meu sonho é ir fazer um intercâmbio lá - e depois um em Tóquio. Mas primeiro, eu tenho que melhorar meu inglês. Numa escala, ele é um intermediário muito desastroso. Rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  17. Muito incrível todas estas histórias que são contadas aqui ;) E nós, pobres mortais, que não vamos para lugares desse tipo, ficamos só BABANDO haha bjs.

    ResponderExcluir
  18. adorei..

    http://patuza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. puts queria mto fazer isso
    bom na facu quem sabe?
    quero fazer mochilão tambem :p

    ResponderExcluir
  20. Eu já sou apaixonada por Londres! Agora estou ficando ainda mais encantada! =) Que lugar lindo e elegante!

    Estou seguindo, retribui
    http://mmmorango.blogspot.com.br/
    Fashion Blog!

    ResponderExcluir
  21. Nossa! Muito legal! Tenho muita vontade de conhecer Londres também.

    ResponderExcluir
  22. fiquei até com vontade de ir conhecer Londres!

    bjksssssssss


    http://seenovidadeeuquero.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adorei a idéia de intercalar as entrevistas, adoro as de Londres!!! =)

    Adorei essa tbm, só não sei se iria aguentar ficar com tanta gente!!A Holanda deve ser linda tbm!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  24. Sério. Eu estou pensando seriamente em não vir mais aqui Mylla, porque sempre que eu leio uma entrevista com alguém que fez intercâmbio em Londres, eu fico querendo morrer. Sem brincadeira! Eu quase chorei quando ela falou sobre passar o natal e o ano novo e ver os fogos. AAAAAAAAAAAAAAAH! PRECISO DISSO. Amei essa entrevista! E ela é fã de McFly *-* Adoro.

    Beijos,
    Monique <3
    http://www.secretsofalittlegirl.com/

    ResponderExcluir
  25. Awn que perfeito a entrevista, cada vez que leio a experiencia de alguém em Londres me dá mais vontade ainda de ir para lá.
    E OMG, ela é fã de McFly, AMOOOO essa banda ♥
    bjus ;*

    ResponderExcluir
  26. Seu blog é realmente incrivel!!!
    meu sonho é ir pra Londres, e as dicas estou adorando^^

    Gostaria de saber se você quer fazer um post exclusivo para o meu blog sobre a Inglaterra.
    Pois é sobre viagens e curiosidades
    http://everyarte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Vou confessar que só lembro da Suécia pela quantidade de pessoas bonitas que vejo de lá, Guru. :P

    :*

    ResponderExcluir
  28. Ah, mas sempre dá pra fazer um intercâmbio justamente pra estudar o idioma, né, osculaiamigos? Hahaha. Deve ser a maneira mais gostosa de fazer isso, na verdade. Mas enfim. Boa sorte com os teus planos! \o/

    :*

    ResponderExcluir
  29. HAHAHA, nem me fala, Herlene. Pior que não ando exatamente no melhor momento da minha vida, então rola uma inveja muito grande dessa galera que foi/vai viajar. :~

    :*

    ResponderExcluir
  30. Fico feliz que tenha curtido, Patricia. ^^

    ResponderExcluir
  31. Eu quero ver se tento justamente um intercâmbio pela faculdade no semestre que vem, kbritovb! Porque se não for no semestre que vem, não será mais. E adoraria fazer um mochilão também, viu? :P

    Boa sorte! ^^

    :*

    ResponderExcluir
  32. Ter criado esse blog só me deixou ainda mais encantada pela cidade, Sayuri! É bom ver que mais gente sai encantada daqui, haha. :3

    :*

    ResponderExcluir
  33. Seja bem-vinda ao time, Monique! XD

    :*

    ResponderExcluir
  34. Hahaha, acho que tu também devia ir, viu, Bagis? :P

    ResponderExcluir
  35. Ah, que bom que tu gostou da idéia, Bruna! É o que vou fazer então. Só espero ter muitas entrevistas pra conseguir fazer certinho, haha.

    :*

    ResponderExcluir
  36. Nho, Monique, não me abandona não! :~

    O negócio é pensar positivo e tal, haha, porque um dia nossa vez chega também. :D

    :*

    ResponderExcluir
  37. Ai, Tay, nem me fala! A vontade aumenta diariamente, no meu caso.

    :*

    ResponderExcluir
  38. Fico realmente feliz que tu goste do meu blog, Jacqueline. ^^ E sim, posso escrever um post pro teu blog, se tu quiser. Será um prazer! Me procura via Twitter (@freddiemustache) ou e-mail (mylla_sm@hotmail.com) que a gente conversa melhor. =)

    :*

    ResponderExcluir
  39. Gostei bastante do post, mas ainda tenho minhas dúvidas em relação a isso =D

    ResponderExcluir
  40. interessante esse teu post. Cê tá obstinada com a viajam, que a faça, né. hehe

    ResponderExcluir
  41. Não hesite em encher a Natália de perguntas, Pedro! :D

    ResponderExcluir
  42. Já pensei em dar um pulo em Londres sim =D , mas eu também gostaria mto de conhecer a Noruega e um monte de outros países D: , se me organizar será possível (:
    A principio ficarei lá por um ano!
    Beijos

    ResponderExcluir
  43. AEAEAE, se passar mesmo por Londres, me envia mais chaveirinhos então! HAHAHA. XD

    ResponderExcluir
  44. London é tudo né!
    Eu desejo muito conhecer está cidade. Que tem tantas coisas singulares.
    Amo/

    ResponderExcluir
  45. Boa sorte pra gente, Katherine! Conheceremos Londres em breve. :)

    :*

    ResponderExcluir
  46. Gente alguém poderia me ajudar com uma coisa... estou organizando o meu intercambio para Londres e só posso no mês de Dezembro e escuto diariamente as pessoas falando, mas é inverno você não vai aproveitar e tals....o que me dizem sobre a experiencia em dezembro é possível sair, passear e conhecer a cidade o frio é muito insuportável?

    Laryssalves_@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fui pra Londres no inverno, mas acho que o problema nem é o frio, até porque ele varia bastante de um ano para outro. O chato é que anoitece tipo 16h, aí limita um pouco as tuas opções de passeio. No verão anoitece, sei lá, 22h!

      Mas se essa é a tua única opção, vá em frente. Pelo menos eu iria. Morro de vontade de passar uma virada de ano em Londres. :)

      Excluir
  47. gostei muito do seu blog ta lindo parabens ,eu vou fazer uma entrevista com uma intercambista que foi para Argentina e para Espanha e não tinha noção do que pergunta , são tantas coisas ,acho que vc fez muitas poucas perguntas rs , e faltou mais fotos da pessoa entrevistada , um beijão

    http://kattiareeh.blogspot.com

    ResponderExcluir