Intercâmbio nos Estados Unidos: a experiência do Lucas

30 maio 2012


A entrevista desse mês é especial por duas razões. Primeiro porque ela foge um pouco do padrão que vocês já estão acostumados a ver por aqui, de intercâmbio para estudos. Dessa vez, vamos conhecer o cotidiano de alguém que foi trabalhar lá fora. E em segundo lugar, porque o entrevistado da vez é ninguém menos que o meu melhor amigo da época da escola. São quase dez anos de amizade entre livros, filmes e essa vontade de conhecer o mundo.

O nome dele é Lucas Reitz e ele tem 21 anos. Assim como eu, nasceu em Florianópolis, mas atualmente mora na cidade de Laguna, onde faz faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Diz ele que procrastinar na Wikipedia e nas redes sociais é um passatempo, então vocês podem fazer companhia a ele no Facebook e no Tumblr, caso concordem com essa forma de encarar o ócio. Hahaha.

Para os marinheiros de primeira viagem, informo que as perguntas que costumo fazer tratam de questões bem básicas sobre intercâmbio. Caso vocês tenham dúvidas mais pontuais, não se acanhem e abusem da caixa de comentários. E claro, quem já fez intercâmbio está mais do que convidado para participar dessa série de entrevistas. Basta entrar em contato que a gente acerta isso!


Por que os Estados Unidos?

Inicialmente eu tinha aquele preconceito anti-capitalismo com os EUA, mas sempre quis conhecer NYC e Chicago. Na época eu estava tentando intercâmbio pra Dinamarca, não deu por várias razões e fiquei meio decepcionado. Foi quando meu amigo que morava comigo, que já tinha ido duas vezes pra lá, me falou de Park City (Utah) e como era o work experience, aí embarquei com fé.


Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Como eu já estava me preparando pra Dinamarca e eu tinha um dinheiro guardado, nesse quesito foi até mais fácil, pelos EUA ser bem mais barato. Como eu não tinha passaporte, tive que fazer às pressas, por que decidi viajar em outubro, e o avião partia no começo de dezembro. Sobre a escolha da agência, eu tirei um dia e fiz uma via crucis pelo centro de Florianópolis em busca de um bom negócio, mas como eu tinha outros amigos que iam também e pela confiança que tive ao fazer orçamentos e ver o tipo de pacote, optei pela Global Experience, uma agência local, mas muito boa. No pacote incluia além dos trâmites legais com a embaixada, a passaegem de ida e volta, uma reunião com assistência prévia, uns brindes, o visto com passagem de ida e volta até São Paulo e o acompanhamento da viagem pra nos ajudar a conseguir emprego e moradia, o que foi muito útil.


Como foi a tua vida de intercambista? As melhores partes e as nem tão agradáveis assim?

Foi muito boa na maioria das partes. Eu trabalhabva de cozinheiro num resort de ski, o Deer Valley (o melhor resort ski-only das Américas). O emprego era muito bom por que eu tive a oportunidade de conhecer muitas manhas de gastronomia e eu comia muitos pratos bons e elaborados no almoço, o que me fez apreciar o hamburger e não odiá-lo, como a maioria das pessoas que vai pra lá. O emprego ainda me dava passes de ski para 5 resorts da região de Park City. No começo o trabalho foi apertado, porque era triste ter que acordar às 6h da manhã num frio de -30ºC, mas depois tudo foi ficando rotineiro e eu soube apreciar cada momento. Eu morava num complexo de um outlet, então as compras eram diárias e baratas, meu condomínio ainda tinha 3 jacuzzis, o que ajudava a aumentar a felicidade no fim do dia. As partes mais legais de viver nos Estados Unidos são as compras (incrivelmente tudo é mais em conta que no Brasil, menos comida), os bares muito bons (que eu tive que fazer um esquema pra me passar por maior), e no caso de Park City, a vida para o ski, o transporte público e de qualidade gratuito, a neve em geral, as pessoas muito generosas e simpáticas, e a Main Street, rua lotada de bares e baladas muito bons. Não sei se posso enumerar muitas coisas completamente ruins, por que toda experiência é válida, mas aluguel era caro (quase US$500, dividido em 6, o que dava perto de US$3000) dado a crise, então tive que pedir ajuda dos meus pais, o que foi ruim, e meu salário não era muito alto, mas compensava pelas vantagens supracitadas.



Como foi lidar com o inglês?

Eu já tinha um conhecimento bom de inglês e estava terminando o último semestre do avançado no CCAA, então lidar com o idioma foi simples.


Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Utah, na tua opinião?

A própria Park City é um encanto de cidade com muita coisa pra fazer, porque além dos resorts de ski e snowboard, tem o festival de cinema independente de Sundance, que é bem interessante, podendo-se ver vários famosos e filmes muito bons. Há também uma fábrica de Bourbon e um centro histórico com boutiques locais. A capital, Salt Lake City, é muito interessante por ser a capital mormon, com vários templos e lugares históricos, além de ser uma cidade muito bem urbanizada e planejada, entre a cadeia d'As Montanhas Rochosas e o Grand Salt Lake. Há uma hora de lá, pode-se ir à Antelope Island, uma reserva que é uma ilha no meio do Salt Lake, com várias espécies de mamíferos e uma paisagem estonteante. Também visitei uma cidade fantasma, no caminho para Las Vegas (7h de Park City), Eureka, e nessa mesma viagem, na divisa entre Arizona, Nevada e Utah tem o Zions Park, o começo do Grand Canyon, imperdível. Outra vantagem do estado é ainda estar perto de Nevada e Califórnia, Oregon e Washington, estados que costeiam o oceano Pacíco. Depois fui ainda para Nova Iorque, que foi a parte da viagem mais emocionante. Uma dica: a American Airlines permite uma parada de até 15 dias na volta, então no meu caso eu não paguei passagem até NY, porque fazia parte da minha escala, mesmo que totalmente fora de mão.

44 comentários

  1. Meu padrinho mora em Utah. E no fim da minha viagem no Canadá eu fui visitá-lo e ele me levou pra Park city. Lá é muito lindo! E eu jamais imaginei que alguém fizesse intercâmbio pra Utah. hahahah

    ResponderExcluir
  2. Acho que esses intercâmbios a trabalho pra lá são bem comuns sim, Phanie, mas não posso te dar certeza. HAHAHA.

    Cadê as tuas fotos de lá? :D

    :*

    ResponderExcluir
  3. Oiee..
    gostei de seu blog.referente a intercâmbio..interesse ..bacana mesmo..
    estou te seguindo, dp me siga de volta..bjus
    http://helenanossojesus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Só de ver neve já me desanima fazer esse intercâmbio auahiuah
    acho que é pq já moro em um lugar frio =~~~~

    ResponderExcluir
  5. É que Utah não tem muuuitas atrações, sabe? Mas acho que pra trabalho deve ter muita gente que vai mesmo. De qualquer forma, a capital é bem bonita e o centro é todo organizado e limpo, achei bem legal.

    Eu nem tirei muitas fotos. mas depois se você quiser eu te mando as que tirei.

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA, tu sempre pode fazer intercâmbio em algum lugar e/ou época mais ensoladarados, Pergunte! XD

    :*

    ResponderExcluir
  7. Ah, sim, entendi, Phanie! Mas acho que se a pessoa estiver disposta a viajar dentro do país, como o Lucas fez, aí acaba sendo válido, né? Hahaha.

    Quero ver as fotos sim. :3

    :*

    ResponderExcluir
  8. Caramba,meu sonho e´fazer intercambio,minha vontade é ir ou para nova york ou los angeles!

    http://naomedigaabsurdos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu achoq ue em termos de belezas naturais é o estado mais bem servido nos EUA, eu não pude visitar as melhores atrações que são os Moabs e o Monument Valley. E, SIM, é um destino muito procurado por estudantes para trabalho no inverno. Parabens Mylla pelo blog!

    ResponderExcluir
  10. Nossa que legal, adorei essa ideia de entrevistas e tudo mais *-* . Não conhecia muito a respeito dos EUA, só o básico do básico sabe? tipo: CA, NY e LA no máximo, asduahsiduhasiduad, então gostei de saber mais :D
    Morro de vontade de fazer intercâmbio na Itália *-*, aquelas construções antigas, a moda, os homens altos, aaaaaain... uahsuidhaiusdhiuashdiad.

    Adorei o blog benzitcho, totalmente diferente e do meu ponto de vista, inovador u_u
    Beeeijinhos e sinta-se a vontade pra voltar quando quiser lá na sog n_n :*
    http://www.oblogdasgarotasinteligentes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. muito bom to seguindo seu blog segui devolta por favor união tipo eu te sigo vc me segue rsrs http://www.trollagem.net/

    Obrigada

    ResponderExcluir
  12. toda vez q venho aqui ler me dá mais vontade de viajar e conhecer o exterior *.*

    ResponderExcluir
  13. haha Chora porque eu quero ir pra lá!!!!!
    Sonho meu conhecer algum canto de USA!!!!!


    __
    Queria te fazer um pedido uma postagem sobre NY! Se quiser me add no face e te explico o pq
    http://www.facebook.com/jorgelimanow

    ResponderExcluir
  14. Seu blog é simplesmente perfeito e ainda por cima voce já foi para LOndres e faz faculdade de História, geeeente. Voce ia amar o lugar onde eu estou :)
    bjs
    www.mudeoseurumo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Muito legal sua entrevista e as respostas dele. A gente acha que conhece bastante dos EUA, mas na verdade não conhecemos nem metade rs Adorei. Quero trabalhar fora do Brasil também, talvez na Espanha.
    Beijos.
    http://blogdoceilusao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Espero que teu sonho se torne realidade, Rafael! Quem sabe tu não conta aqui pra gente como foi, né? :)

    :*

    ResponderExcluir
  17. Então aprendi direitinho, Lucas? Hahaha. :P

    ResponderExcluir
  18. Ai, Rafaela, eu também ando com uma paixãozinha pela Itália de uns tempos pra cá! HAHAHA. Quero muito conhecer Roma e tal. Mas acho que a paixão não o suficiente para um intercâmbio.

    Fico realmente feliz que tu tenha gostado daqui! <3

    :*

    ResponderExcluir
  19. Então bora viajar, ibagis! :D HAHAHA.

    ResponderExcluir
  20. Jorge, já postei entrevista com uma menina que foi pra NY! É só procurar ali na tag de entrevistas. ^^ Espero que tu consiga ir para os EUA em breve. :D

    :*

    ResponderExcluir
  21. Nho, Amanda, obrigada! Mas na verdade eu ainda nem fui pra Londres, hahaha. Por enquanto tou só no sonho!

    :*

    ResponderExcluir
  22. Com 50 estados é até pretensão da nossa parte achar que conhecemos muito dos Estados Unidos, né, Cat? Por isso que tenho resistência quanto a estereótipos... Espero que tu possa ir trabalhar fora em breve, querida!

    :*

    ResponderExcluir
  23. eu nunca me daria bem com nenhum americano de lá

    ResponderExcluir
  24. Eu piro nessas suas postagens! É como se eu estivesse no respectivo país.
    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Os EUA ainda não estão no topo da lista de viagens a fazer, mas não deixa de ser uma boa pedida!

    ResponderExcluir
  26. Muito loko seu blog...curta o blog q estou montando.

    http://canhestro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá :)

    Que demais! Acho que um dos destinos mais procurados, para quem está pensando em fazer um intercâmbio, né?

    Adorei saber um pouquinho mais sobre os EUA!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir
  28. deve ser legal conhecer o estados unidos, mas não nos lugares frios de lá.

    ResponderExcluir
  29. Voltei para saber das novidades, e me amarrei compartilhei com meus amigos.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  30. Muito bom saber a opinião de quem já morou lá. Ótimo blog, estou seguindo. :)

    http://bebidalacteanaoeiogurte.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  31. Que perfeito!! *O*
    Amo encontrar depoimento de quem vive ou já foi pros E.U.A!
    E assim como ele, sempre quis conhecer NYC. *O*
    bjs
    http://oicarolina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  32. HAHAHA, que bom que tu gosta, Lucas! :)

    ResponderExcluir
  33. O mesmo acontece comigo, Tati. Não sou lá super curiosa quanto aos Estados Unidos, mas com certeza não negaria uma viagem pra NY. :P

    :*

    ResponderExcluir
  34. É sim, Jeh. Acho que o combo do idioma, do precinho relativamente camarada e porque dá pra comprar muitas bugigangas e lugares realmente legais, haha.

    :*

    ResponderExcluir
  35. Bem, sempre dá pra ir no verão, né, Guru? :P

    ResponderExcluir
  36. Seja bem-vinda, Kemmy! Espero te ver mais vezes por aqui. :)

    :*

    ResponderExcluir
  37. Acho que todo mundo quer conhecer NYC, viu, Cáah? :P HAHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  38. nossa queria mutio fazer intercâmbio, mas por enquanto não tenho idade nem inglês mais avançado..ausuahshuha tbm nã oquero ir pros EUA, mas se não tiver outra opção.. fazer o que..rsrsrs

    ResponderExcluir
  39. Bem, Estudo Azul, sempre dá pra ir estudar inglês no país da tua preferência, né? Hahaha. Vários pacotes de intercâmbios focam justamente nisso. :)

    :*

    ResponderExcluir
  40. Intercâmbios para Utah não são tão incomuns. Interessante a experiência do rapaz.

    ResponderExcluir
  41. Pois é, Jefferson, quero ver se encontro mais gente que foi pra lá. Quem sabe rolam mais entrevistas por aqui. :)

    :*

    ResponderExcluir