Fazendo o passaporte

10 agosto 2012


Tirar o passaporte é um processo relativamente longo e demorado. O meu foi solicitado em abril e só ficou pronto em julho, pra vocês terem noção. Pra quem vai viajar de última hora é possível acelerar o processo, mas pra quem planeja tudo com calma, como eu, o melhor é ficar atento e se preparar com um pouquinho de antecedência. Ficar se preocupando com isso perto do embarque não é lá muito legal, né?

O primeiro passo é entrar no site da Polícia Federal e verificar os documentos exigidos para a emissão do passaporte. A maioria deles vocês já devem ter em mãos, como o RG, o título de eleitor e o CPF. Para os homens, é necessário algum documento que comprove a quitação com o serviço militar obrigatório. Quem tiver um passaporte anterior tem que levar também. A parte mais chatinha são os comprovantes de que se votou nas duas últimas eleições. Tive que passar na Justiça Eleitoral pra pegar um atestado porque não tinha todos aqui, mas dá pra fazer isso pela internet também.

Documentos verificados, o próximo passo é solicitar o lindo do passaporte. Ainda no site, você preenche todos os seus dados e, no fim, será gerado um boleto que deve ser pago dentro do prazo estabelecido. Não se esqueçam de guardar o boleto e o comprovante de pagamento dele, porque eles também precisam ser apresentados junto com o restante da documentação!

Quando o boleto estiver devidamente pago, é só voltar ao site e ver se é necessário agendar um horário na unidade da Polícia Federal mais próxima para a apresentação dos documentos. No meu caso, tinha uma fila de mais de dois meses... Eu marquei a data e o horário, anotei no calendário e esqueci completamente até a semana de ir lá, hahaha. Espero que com vocês não demore tanto assim.

No dia e na hora combinados, dei o ar da graça e fui prontamente atendida. Eles basicamente recolhem todos os documentos e passam tudo pra tela do computador, pegam as suas digitais – não, dessa vez não rola tinta! – pedem para que você verifique se os dados estão todos corretos, tiram a foto e fim. Mais ou menos duas semanas depois o passaporte tá pronto. Para retirar, basta apresentar o CPF.


Serviço:
Polícia Federal
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 4744
Bairro Agronômica
Florianópolis, Santa Catarina
Telefones: (48) 3281-6500 e 194

45 comentários

  1. Quando eu fiz meu passaporte para mudar para Portugal, eu era menor de idade, então não tive dor de cabeça com essas coisas, a não ser ficar na fila da polícia federal de Goiânia.
    Meu passaporte até já venceu, ano passado. Preciso verificar o que será necessário para que ele fique em dias, afinal, pretendo sair do país num futuro não muito distante. =]

    Beeijos, My!

    ResponderExcluir
  2. Legal! E adorei o porta-passaporte aí da foto!

    ResponderExcluir
  3. Realmente tirar o passaporte demora muito mas vale a pena né? Amei o blog!


    http://www.bookess.com/read/11772-trovani/

    ResponderExcluir
  4. Tô pra tirar meu passaporte desde Abril, mas nunca tenho tempo D:
    Minha viagem tá longe ainda, então nem me preocupo...

    Beijos,
    http://labellejournal.blogspot.com ♥

    ResponderExcluir
  5. Pra tu refazer teu passaporte tu vai precisar de tudo isso que eu disse MAIS o passaporte antigo, Ju! Hahaha. Bem chatão isso. Muito melhor ter alguém que faça pela gente, viu. :P

    Pra onde tu tá pensando em ir?

    :*

    ResponderExcluir
  6. Eu também acho esse porta-passaporte lindo, Fabiana, mas nunca encontrei pra vender na internet. :~

    ResponderExcluir
  7. Vale sim, Bruna, sair da PF com ele é uma sensação impagável, hahaha. <3 Fico feliz que tenha gostado aqui! :)

    :*

    ResponderExcluir
  8. Te entendo, Alane. Semestre passado foi bem corrido, então dava uma preguiça daquelas. :( Mas dá um jeito nisso aí logo! XD

    :*

    ResponderExcluir
  9. Nossa, o meu foi super rápido. Meu pai agendou num dia, na outra semana já tinha tirado e com mais uma semana ele estava pronto. Inclusive ele já vence ano que vem.

    E essas coisas devem mesmo ser feitas com antecedência, imagina, a polícia federal está em greve e muita gente teve o agendamento cancelado. Pra quem precisa dele urgente, é uma complicação só.

    Btw, amei a carteira da foto. Quero uma *_*

    ResponderExcluir
  10. O teu foi o de emergência, não foi, Phanie? Esses têm prazo de validade menor ou algo assim?

    E eu nem fazia idéia - ou pelo menos não lembrava! - que a PF dá de greve. Oo Se tivesse deixado agora pro segundo semestre, ia acabar ficando pro ano que vem. Talvez até em cima da hora mesmo. Ainda bem que fiz antes então. :P

    Essa carteira (que na verdade é um porta-passaporte XD) é um amor, né? Pena que não achei pra vender. Se bem que meu porta-passaporte é uma gracinha também. :3

    :*

    ResponderExcluir
  11. Inglaterra sempre foi "o sonho". Aí eu penso em passar em Portugal e revisitar meus amigos.

    Mas, de uns dias prá cá, estou super a fim de conhecer a Irlanda também! *-*

    ResponderExcluir
  12. To com vontade de viajar para Portugal. Mas ainda tenho que esperar o tempo certo para eu tirar meu passaporte, toda a europa ta em crise do Euro e eu estou esperando tudo se alcalmar para daqui a 2 a 3 anos ir definitivamente morar em Portugal.
    Otima dica que vc deu para tirar o passaporte antecipadamente porque demora muito i como.

    bjs e otima viajem.

    http://rodrigobandasoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Não, o meu foi normal. Eu tinha tirado a muito tempo porque meu pai ia me dar uma viagem se eu tivesse passado no vestibular. Acho que foi em 2008 que tirei.

    Sério que não tem pra vender :( Eu nem tenho porta-passaporte. Queria um. Onde tu comprou o teu?

    ResponderExcluir
  14. Bá, Ju, então aproveita e faz os três de uma vez! HUAHUAHUAHA. Eu já pensei em combinar Londres com outros cantos do Reino Unido, com Paris, com a Grécia... Sou muito indecisa. :(

    ResponderExcluir
  15. Eu ando com vontade de fazer um intercâmbio pra Portugal pela minha universidade, Rodrigo, mas não sei se vai rolar. :( Acho que tá todo mundo na torcida para que o euro dê uma folga, né? Hahaha. E o dólar, a libra... Boa sorte na sua empreitada. :)

    :*

    ResponderExcluir
  16. Ah, sim, Phanie. Mas então o teu não devia ter muitas filas. xD

    O meu eu comprei numa lojinha chamada Fofys Factory! É aqui de Floripa mesmo, mas tem loja on-line e tal. No caso eu tive que encomendar o meu, tu pode entrar em contato com a moça da loja e perguntar se rola. :3

    De qualquer forma, o eBay tem umas opções bem bonitinhas também, HUAHAUHAHUA.

    :*

    ResponderExcluir
  17. Sim, quero combinar os três, My! Mas isso ainda levará alguns aninhos...

    ResponderExcluir
  18. Lendo assim parece fácil, eu espero não ter dor de cabeça quando eu fizer o eu rsrs ^^

    ResponderExcluir
  19. adorei teu post... to esperando meu passaporte chegar pra ir pro canadá estudar.hihii
    achei teu blog fofo,ta de parabénss!

    http://loucapornada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ai, Ju, tou ficando com vontade de combinar tudo de uma vez e me encher de dívidas... :~ HUAHUAHUAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  21. É bem fácil sim, Mandy, só é chatinho ter que ir pagar o boleto, depois ter que ir na PF e por fim voltar lá... HAHAHA.

    :*

    ResponderExcluir
  22. Já tá de viagem marcada, Jamille! Boa viagem e muito obrigada! ^^

    :*

    ResponderExcluir
  23. Credo D: , eu tirei o passaporte bem rapidinho aqui, dei sorte de não ter tanta gente tirando na época (provavelmente), imprimi o treco de quitação eleitoral em casa mesmo, o boleto ... e acho que não deu duas semanas eu já fui na Polícia Federal tirar a foto etc ... ! Mas é bom mesmo quem planeja uma viagem cuidar desses "detalhes" com antecedência pra não ter problemas (:

    ResponderExcluir
  24. Tou começando a achar que fui a única azarada tirando o passaporte, viu, Mônica. :P Hahaha. Mas o importante é que já passou.

    :*

    ResponderExcluir
  25. O que eu achei intrigante é que eles tem uma validade mto pequena...

    ResponderExcluir
  26. A última vez que fui tirar o meu eu não encontrava os comprovantes de voto, foi um problemão.
    Acho que como você, nunca tive muita sorte com o governo federal. Quando tirei o meu levou quase o mesmo tempo que o seu e quando fui pedir a naturalização brasileira também levou um tempão.
    Mesmo que alguns consigam rápido, é melhor prevenir do que remediar rsrs.

    ResponderExcluir
  27. O meu se n me engano já está perto de vencer! Só quero ver se pra renovar vai ser difícil...

    ResponderExcluir
  28. ainda n tenho um passaporte simplesmente pq n viajo, só em livro, filme e séries

    ResponderExcluir
  29. Acho que a validade podia ser maior, Arash, porque não é um documento exatamente barato, né? Com uns dez anos de validade eu já ficava feliz! :P

    Pra renovar o teu tu vai precisar seguir todos esses passo que eu mencionei aqui. Mas na hora de apresentar os documentos, vai ter que levar o passaporte vencido também. :)

    :*

    ResponderExcluir
  30. Pelo jeito nós fomos os únicos a passar por dificuldades, viu, Manfio? Galera que comentou aqui fez tudo isso super de boa. :P E concordo, é melhor prevenir sempre!

    :*

    ResponderExcluir
  31. São boas formas de se viajar, KGeo. ;)

    ResponderExcluir
  32. vou fazer o meu...quem sabe um dia não viajo....eee

    ResponderExcluir
  33. Espero que esse dia não demore a chegar, Palavras ao vento. :]

    ResponderExcluir
  34. é uma coisa super demorada mesmo , não nos aguentamos então de ansiedade ...

    ResponderExcluir
  35. Nem me fala em ansiedade, Andy! Hahaha. Mas o que importa é que agora ele tá aqui comigo. <3 Hahaha.

    :*

    ResponderExcluir
  36. Quando eu fiz o meu, foi super tranquilo. O visto que foi mais complicado, aquela centena de perguntas para o cadastro, a reunião de 298374982739823 documentos, a tensão na hora da entrevista. Mas, nhá, deu tudo certo. Ai, esse assunto me deu saudade de viajar.

    ResponderExcluir
  37. Pra onde tu pediu visto, Swallowed? Eu morro de preguiça de ir pra lugares tipo NY só por causa disso. :P

    :*

    ResponderExcluir
  38. Por isso é bom sempre planejar a viagem com antecedência... Com tempo para verificar tudo que precisa e fazer o passaporte...

    ResponderExcluir
  39. Sim sim, Aline! Nessas horas que a gente vê o lado positivo, haha.

    ResponderExcluir
  40. gostei do post, me fez lembrar que eu tenho que renovar o meu

    ResponderExcluir
  41. Se tu for viajar em breve, trata de dar uma olhada nisso logo, Diogo! Fiquei sabendo que a PF tá/tava de greve. :/

    :*

    ResponderExcluir
  42. Adorei o post, esclareceu tantas dúvidas minhas!

    Bjin*

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Olá Mylla, não sei se tem diferença por ser em outro Estado ou cidade, mas a minha mãe fez o passaporte dela aqui em Curitiba, e exatamente 7 dias já poderia ir lá retirar! Foi super tranquilo e rápido o processo.. e quando eu tirei o meu também, tudo bem tranquilo!
    Vai ver que nós aqui de Curitiba temos sorte de não ter muita gente tirando esse documento ou todo mundo já tem! hehehe

    bjokas.. adoro seu Blog! ;P

    ResponderExcluir
  44. Acho que tem diferença entre as cidades sim, Halini! Mas acho que é meio que uma combinação de fatores, sabe? A época do ano, por exemplo, deve interferir bastante. E se eu não me engano, a PF teve umas greves ao longo de 2012, então talvez isso possa ter interferido também. Enfim. Hahaha.

    Fico feliz que tu goste do blog! <3

    :*

    ResponderExcluir