Intercâmbio em Londres: a experiência da Alice

25 outubro 2012


A entrevista de hoje é meio especial, pois foi o pedido de alguém que me acompanha lá no Ask.fm. Querido ou querida, espero que você chegue a ler esse post e que goste, viu? E claro, se mais alguém aí souber de pessoas que topariam uma entrevista, estou sempre aberta a sugestões. Como disse no Ask, sou meio tímida e tal, mas para conseguir uma entrevista eu consigo abordar qualquer um de boa! Hahaha.

Nossa entrevistada se chama Alice Springs. Ela tem 19 anos e é de São Paulo. Fez um intercâmbio para Londres e hoje mora lá. Ao longo da vida fez vários cursos e trabalhou em diversas áreas, mas hoje trabalha com eventos e fotografa por diversão. Vocês podem saber mais sobre ela (e sobre Londres) através do blog que ela mantém, no Twitter e no Facebook também.

Todo mundo já conhece a dinâmica das entrevistas aqui do blog, né? Quem fez intercâmbio e tem vontade de ceder uma entrevista pode entrar em contato. Já quem não fez e morre de vontade pode usar a caixa de comentários pra tirar suas dúvidas a respeito do processo. Avisarei a Alice sobre as perguntas e, sempre que possível, ela aparecerá aqui para respondê-las.


Por que Londres?

Eu escolhi Londres baseada em uma única razão. Eu tinha 12 anos quando a prima que sempre admirei se mudou pra cá, e desde então coloquei na minha cabeça que quando acabasse o colegial viria direto pra cá também, e foi exatamente o que aconteceu.


Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Primeiro eu fui atrás de tudo sozinha, antes de falar com a minha mãe. Liguei em agências, peguei todas as informações. Eu queria tanto vir pra cá que não queria deixar passar ou esperar pro próximo ano, e sei que se eu já não tivesse tudo pronto poderia receber um não da minha mãe. Ou ela me enrolaria um pouco, e era exatamente o que eu não queria. Mas no final deu tudo certo e comecei a me planejar um ano antes da minha viagem, pra quando chegasse perto da data estivesse tudo certo.

Como foi a tua vida de intercambista? As melhores partes e as nem tão agradáveis assim?

A melhor tarde do meu intercâmbio foi ter conhecido o amor da minha vida. Estamos juntos há quase um ano e meio e moramos juntos há pouco mais de um ano. Mas óbvio que também foi a satisfação de aprender outra língua, isso quebra todas as partes ruins de um intercâmbio. Pra mim não tem preço ver que todo seu esforço, todo meu dinheiro investido valeu a pena, e agora eu sou fluente em uma língua que no começo eu cheguei a desacreditar que iria mesmo aprender alguma coisa. Mas não é que deu certo? E na minha opinião a pior parte de um intercâmbio é a saudade da família e dos amigos.


Como foi lidar com o inglês?

Quando eu cheguei aqui eu não falava nada. Os primeiros meses foram bem difíceis, a comunicação era horrível, e é aí que você começa a pensar em desistir. Várias vezes eu pensei em voltar pra São Paulo, falando que aqui não era meu lugar. Mas aí você vai percebendo que não vale a pena jogar tudo pro alto e sair correndo, porque eu sabia que uma vez que eu viesse pra cá, eu só voltaria em oito meses. Tive que ser um pouco mais forte e ir atrás do meu objetivo, que era aprender inglês. E quando você começa a aprender umas coisas e a entender outras, você se sente melhor até com você mesma. Dá vontade de aprender sempre mais e mais.


Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Londres, na tua opinião?

Eu amo a área de Westminster e Camden Town. Tem um parque que se chama Primrose Hill e que é o meu favorito. Ele é bem pertinho de onde eu moro e de la você consegue ver Londres inteira, é realmente lindo! São tantos lugares que fica até difícil de listá-los.

24 comentários

  1. Ah cara que bacana *-*
    um dia ainda vou para lá também rsrs'
    bjus ;*

    ResponderExcluir
  2. Um dia quero conhecer Londres!!!

    Beijos mulher antenadíssima ♥♥♥

    ResponderExcluir
  3. Todos vamos, Tay! Certeza. \o/

    :*

    ResponderExcluir
  4. Espero que tu possa conhecer em breve, Rafa. =)

    :*

    ResponderExcluir
  5. Ai, lindas as fotos dela :3
    ANdo muito nostálgico e só escrevendo sobre o meu intercâmbio .-.
    Tantas saudades...

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. A foto do beijo em frente ao Big Ben é maravilhosa, né, Marcela? <3 Só imagino como vocês devem sentir saudades. Já sei com vários meses de antecedência que vou sentir saudades do meu também.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Nossa que legal!! Não consegui abrir o blog dela :( Mas vi umas fotos pelo facebook (stalkeeeer) e me bateu uma saudade enorme :P Ainda mais que agora, outono, é pra mim a época mais bonita de Londres <333
    Ai como eu queria ($$$$) fazer outro intercâmbio :D

    ResponderExcluir
  8. Eu errei na hora de inserir o link do blog, Andrea. >< Mas já corrigi, vê se agora dá pra abrir. :D

    Quero fazer meu primeiro intercâmbio logo! HAHAHA. :P

    :*

    ResponderExcluir
  9. ei flor adorei seu blog e já to te seguindo!
    me segue de volta?
    bjks
    Bel Carvalho
    http://bybelcarvalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruna! Bem-vinda ao blog. ^^ Espero te ver mais vezes por aqui!

    :*

    ResponderExcluir
  12. Que gracinha, ela conheceu o namorado no intercâmbio. Me derreto de amores por essas histórias *.* ♥

    Mylla, fiquei tempos sem comentar, mas sempre passo por aqui. É que passei por uma fase de estresse louco por causa da faculdade. Ainda vou responder ao meme, ok?
    Desculpa a demora.

    ResponderExcluir
  13. Também acho essas histórias um amor, Phanie! <3 Me contentava em levar meu namorado pra Londres junto comigo, hahaha, mas nem rola. :(

    Senti tua falta por aqui, mulher, mas entendo que tu anda na correria. Sucesso sempre, né? :) E quando tu responder o meme, me manda o link!

    :*

    ResponderExcluir
  14. Que história linda de amor ♥
    Eu sou doida pra fazer uma viagem dessas, mas não sei em média quanto isso pode custar, pode me dar alguma ajuda? :)
    Beijos ♥
    http://mydreamsofasummernight.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ai, que lindo encontrar o amor da vida dela lá <3 E a foto do beijo tá linda demais! Adoro as entrevistas ^^

    ResponderExcluir
  16. Eu vou ver a Alice consegue te responder isso, Joice, porque não tenho a mínima idéia. :/

    :*

    ResponderExcluir
  17. Essa foto tá de morrer, né, Mônica? Quero uma igual! HUAHUAHUHA.

    :*

    ResponderExcluir
  18. Olá! Achei seu blog por acaso e achei super interessante, estou seguindo!
    Sempre quis conhecer Londres, é tipo meu sonho de infância.. quem sabe um dia... enquanto isso vou me inspirando aqui. :*

    ResponderExcluir
  19. Bem-vinda ao blog, Andrezza. ^^ Espero que ele te sirva de inspiração e que tu possa ir pra Londres em breve. :3

    :*

    ResponderExcluir
  20. Gente, tenho 1001 perguntas pra ela! hahaha ela foi logo depois do colegial e ficou por quanto tempo? Ficou lá direto e já começou a trabalhar, ou voltou pro Brasil, e depois pra lá de novo, pra trabalhar e morar? E sendo estrangeira, ela tem "carteira assinada" e trabalha legalmente? Ok, foram só 3, mas com gostinho de 1001.
    Nem preciso falar que amo teu blog né Kamylla, to sempre por aqui! hehe, beijão <3

    ResponderExcluir
  21. Alice, vou mandar uma mensagem pra Alice pra ela responder todas essas perguntas! Mas tenho quase certeza de que algumas delas a Alice já respondeu no próprio blog, então se puder, dá uma olhadinha lá. ^^

    E awn, linda, obrigada pelas visitas! Fico realmente feliz que tu goste daqui, viu? <3

    :*

    ResponderExcluir
  22. Poxa, o sonho da minha vida é ir pra Londres, passar um tempo lá, formar uma família lá... tenho 16 anos, com 14 comecei a estudar inglês e hoje já posso dizer que sou fluente. Eu não sei como vou conseguir realizar esse meu grande sonho, pois tem o maior problema: sou pobre! Não sei de onde começar, como vou arrumar dinheiro pra ir pra lá, não tenho família lá, não conheço ninguém lá, minha família não pode me ajudar financeiramente na minha viagem, e também não tenho nenhum parente, amigo ou "padrinho" que possa me ajudar, ou seja... vou me virar sozinha nessa jornada! Sei que vou trabalhar a minha vida inteira pra fazer uma simples viagem, que talvez não dure muito tempo, mas vai ser um dos meus maiores sonhos realizados, a minha meta de vida.
    Não sei por onde começar, o que eu posso fazer estou fazendo, que é estudar inglês, por enquanto não tenho mais nada a fazer. Mas eu vou lutar pra alcançar meus objetivos, Deus sabe o quanto eu desejo isso, e Ele também sabe o que faz!
    Espero que minha expectativa de vida tenha um "valeu a pena" no final! =)

    ResponderExcluir
  23. Tua história é bem parecida com a minha, Cindy! Só não penso em formar uma família por lá ou qualquer coisa do tipo. A solução pra gente é trabalhar duro e nunca deixar de acreditar que é possível. Um dia as coisas acontecem!

    Toda a sorte do mundo pra ti, viu?

    :*

    ResponderExcluir