Os Pilares da Terra

16 outubro 2012


Baseada no livro homônimo de Ken Follett, Os Pilares da Terra é uma minissérie de oito capítulos que foram transmitidos pelo canal Starz durante o ano de 2010. Fiquei bem surpresa quando descobri que era uma série tão nova assim, porque não lembro, sinceramente, de ter ouvido falar muito a respeito na época em que ela estava no ar. Certamente a minha despedida de The Tudors teria sido bem menos dolorosa se tivesse me atentado para a existência dessa belezinha! Hahaha.

O que me fascinou em Pilares foi a boa mistura de elementos históricos e ficcionais: a trama se situa em um período da história da Inglaterra conhecido como A Anarquia. Na primeira metade do século XII, o rei Henrique I morre. Seu sobrinho, Estevão de Blois, usurpa o trono; a filha do rei, Matilde, é obrigada então a fugir do reino. No entanto, ela não desiste de suas pretensões ao poder, o que resulta em uma guerra civil que dura quase vinte anos.

Paralelamente aos embates dos dois, a cidade fictícia de Kingsbridge dá início à construção de uma catedral em estilo gótico. O responsável pela obra é Tom Builder, cuja mulher morreu dando à luz o terceiro filho deles. Eventualmente ele acaba se apaixonando por Ellen, que tem um filho, Jack. O pai de Jack, por sua vez, foi morto enquanto este ainda era criança por saber mais do que deveria sobre a família real.

Na medida em que os conflitos entre Estevão e Matilde avançam, as consequências podem ser sentidas pelos habitantes de Kingsbridge. Enquanto um favorece determinadas pessoas, lugares e obras, o outro, ao assumir o trono, faz questão de ir justamente na direção contrária meio que pra mostrar quem é que manda. Sério, a catedral fica sob o risco de não ser concluída praticamente a série inteira!

Pra quem curte devorar séries em questão de dias, Os Pilares da Terra é ideal. É bem daquele tipo que a gente pega em uma sexta ou sábado à noite e vira a madrugada assistindo, sabem? Até porque é muito curta, então não dá vontade de parar por nada. E pra quem já assistiu, fica aí a dica: atualmente está no ar a continuação dela, Mundo Sem Fim. Essa eu tô baixando religiosamente, mas ainda não comecei a assistir. Alguém aí tá acompanhando?

Aqui o trailer de Pilares:

14 comentários

  1. Os Pilares da Terra! \o/

    Tenho me prometido assistir a essa série há tempos. Li o livro (quando saiu em dois volumes) e é simplesmente fantástico, vale muito a pena! É bem forte, cheio de descrições, mas maravilhoso. Esse Mundo Sem Fim tem o livro também, e se não me engano são os descendentes dos personagens de Os Pilares da Terra. Esse, pra ser sincera, não me animei muito a ler, não.

    Preciso tomar coragem e assistir à adaptação, que só recebe elogios.

    bjs!

    ResponderExcluir
  2. Eu também fiquei enrolando um tempão pra assistir Pilares, Lilian, mas me arrependi de não ter assistido antes! Hahaha. Meu namorado tá lendo o livro e eu quero ler também, mas ele é meio carinho e eu ando meio que sem tempo pra um negócio daquele tamanho. :(

    Sim, Mundo Sem Fim é uma continuação com os descendentes, só que uns duzentos anos depois. Descobri que a séria ia ao ar assim que acabei Pilares, então fiquei bem empolgada!

    Quando assistir Pilares, me conta o que achou. :]

    :*

    ResponderExcluir
  3. Assisti ano passado e foi exatamente assim: nao consegui parar enquanto nao terminei, é maravilhosa!!! A ansiedade me roia por dentro com o 'constroi-nao constroi'. Nao sabia que tinha continuaçao *.* Assim que tiver uma folguinha eu procuro...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, essa resenha veio em ótimo momento, porque na última aula de História da Arte, onde falávamos das características das construções góticas, o nome dessa série veio à tona e a professora super recomendou-a.

    ResponderExcluir
  5. Eu assisti Pilares da Terra com a minha mãe, porque está disponível no Netflix. Tanto eu como ela gostamos bastante! Vale muuuito a pena mesmo!
    Não sabia que tem continuação!
    Vou dar uma pesquisada! :D
    xiricutico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti e virei a madrugada. Gostei muito. Beijos
    http://24diasdeprimavera.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. A ansiedade me pegou porque eu sabia de alguns spoilers e queria chegar logo nos episódios em que os spoilers se concretizavam, Sissa! HAHAHA. XD

    Se tu começar a assistir a continuação, me conta depois tuas impressões. :)

    :*

    ResponderExcluir
  8. Pois então tu tem duas recomendações agora, Herlene! A minha e a da tua professora, hahaha. Sério, assiste. :D

    :*

    ResponderExcluir
  9. Então tu assistiu de bocadinho em bocadinho, Laís? Não sei direito como funciona o Netflix, hahaha. Se tu assistir a continuação, me conta tua opinião sobre. ^^

    :*

    ResponderExcluir
  10. Mais uma viciada então, Aline? HAHAHA. :D

    :*

    ResponderExcluir
  11. Eu assisti a série inteira, é muito legal! adoreeei *-*
    to lendo outra saga do Ken Follet tbém sobre a primeira guerra mundial e a segunda, e chegou o livro dois que eu queroooo hahahha

    ResponderExcluir
  12. Não sabia que tu já tinha assistido, Duda! :O A saga que tu tá lendo é Queda de Gigantes? O Henrique leu um desses livros e gostou bastante, aí fiquei com vontade de ler também. :)

    :*

    ResponderExcluir
  13. Assisti essa série há uns tempos atrás, e é muitooo boa *-*
    bjus ;*

    ResponderExcluir
  14. É fã também então, Tay? Tá assistindo à continuação? :)

    :*

    ResponderExcluir