
Baseada no livro homônimo de Ken Follett, Os Pilares da Terra é uma minissérie de oito capítulos que foram transmitidos pelo canal Starz durante o ano de 2010. Fiquei bem surpresa quando descobri que era uma série tão nova assim, porque não lembro, sinceramente, de ter ouvido falar muito a respeito na época em que ela estava no ar. Certamente a minha despedida de The Tudors teria sido bem menos dolorosa se tivesse me atentado para a existência dessa belezinha! Hahaha.
O que me fascinou em Pilares foi a boa mistura de elementos históricos e ficcionais: a trama se situa em um período da história da Inglaterra conhecido como A Anarquia. Na primeira metade do século XII, o rei Henrique I morre. Seu sobrinho, Estevão de Blois, usurpa o trono; a filha do rei, Matilde, é obrigada então a fugir do reino. No entanto, ela não desiste de suas pretensões ao poder, o que resulta em uma guerra civil que dura quase vinte anos.
Paralelamente aos embates dos dois, a cidade fictícia de Kingsbridge dá início à construção de uma catedral em estilo gótico. O responsável pela obra é Tom Builder, cuja mulher morreu dando à luz o terceiro filho deles. Eventualmente ele acaba se apaixonando por Ellen, que tem um filho, Jack. O pai de Jack, por sua vez, foi morto enquanto este ainda era criança por saber mais do que deveria sobre a família real.
Na medida em que os conflitos entre Estevão e Matilde avançam, as consequências podem ser sentidas pelos habitantes de Kingsbridge. Enquanto um favorece determinadas pessoas, lugares e obras, o outro, ao assumir o trono, faz questão de ir justamente na direção contrária meio que pra mostrar quem é que manda. Sério, a catedral fica sob o risco de não ser concluída praticamente a série inteira!
Pra quem curte devorar séries em questão de dias, Os Pilares da Terra é ideal. É bem daquele tipo que a gente pega em uma sexta ou sábado à noite e vira a madrugada assistindo, sabem? Até porque é muito curta, então não dá vontade de parar por nada. E pra quem já assistiu, fica aí a dica: atualmente está no ar a continuação dela, Mundo Sem Fim. Essa eu tô baixando religiosamente, mas ainda não comecei a assistir. Alguém aí tá acompanhando?
Aqui o trailer de Pilares:
Os Pilares da Terra! \o/
ResponderExcluirTenho me prometido assistir a essa série há tempos. Li o livro (quando saiu em dois volumes) e é simplesmente fantástico, vale muito a pena! É bem forte, cheio de descrições, mas maravilhoso. Esse Mundo Sem Fim tem o livro também, e se não me engano são os descendentes dos personagens de Os Pilares da Terra. Esse, pra ser sincera, não me animei muito a ler, não.
Preciso tomar coragem e assistir à adaptação, que só recebe elogios.
bjs!
Eu também fiquei enrolando um tempão pra assistir Pilares, Lilian, mas me arrependi de não ter assistido antes! Hahaha. Meu namorado tá lendo o livro e eu quero ler também, mas ele é meio carinho e eu ando meio que sem tempo pra um negócio daquele tamanho. :(
ResponderExcluirSim, Mundo Sem Fim é uma continuação com os descendentes, só que uns duzentos anos depois. Descobri que a séria ia ao ar assim que acabei Pilares, então fiquei bem empolgada!
Quando assistir Pilares, me conta o que achou. :]
:*
Assisti ano passado e foi exatamente assim: nao consegui parar enquanto nao terminei, é maravilhosa!!! A ansiedade me roia por dentro com o 'constroi-nao constroi'. Nao sabia que tinha continuaçao *.* Assim que tiver uma folguinha eu procuro...
ResponderExcluirNossa, essa resenha veio em ótimo momento, porque na última aula de História da Arte, onde falávamos das características das construções góticas, o nome dessa série veio à tona e a professora super recomendou-a.
ResponderExcluirEu assisti Pilares da Terra com a minha mãe, porque está disponível no Netflix. Tanto eu como ela gostamos bastante! Vale muuuito a pena mesmo!
ResponderExcluirNão sabia que tem continuação!
Vou dar uma pesquisada! :D
xiricutico.blogspot.com
Eu assisti e virei a madrugada. Gostei muito. Beijos
ResponderExcluirhttp://24diasdeprimavera.wordpress.com
A ansiedade me pegou porque eu sabia de alguns spoilers e queria chegar logo nos episódios em que os spoilers se concretizavam, Sissa! HAHAHA. XD
ResponderExcluirSe tu começar a assistir a continuação, me conta depois tuas impressões. :)
:*
Pois então tu tem duas recomendações agora, Herlene! A minha e a da tua professora, hahaha. Sério, assiste. :D
ResponderExcluir:*
Então tu assistiu de bocadinho em bocadinho, Laís? Não sei direito como funciona o Netflix, hahaha. Se tu assistir a continuação, me conta tua opinião sobre. ^^
ResponderExcluir:*
Mais uma viciada então, Aline? HAHAHA. :D
ResponderExcluir:*
Eu assisti a série inteira, é muito legal! adoreeei *-*
ResponderExcluirto lendo outra saga do Ken Follet tbém sobre a primeira guerra mundial e a segunda, e chegou o livro dois que eu queroooo hahahha
Não sabia que tu já tinha assistido, Duda! :O A saga que tu tá lendo é Queda de Gigantes? O Henrique leu um desses livros e gostou bastante, aí fiquei com vontade de ler também. :)
ResponderExcluir:*
Assisti essa série há uns tempos atrás, e é muitooo boa *-*
ResponderExcluirbjus ;*
É fã também então, Tay? Tá assistindo à continuação? :)
ResponderExcluir:*