Downton Abbey

17 novembro 2012


Criação de Julian Fellowes e Gareth Neame, Downton Abbey é uma das séries de maior sucesso no Reino Unido atualmente. Sua terceira temporada acabou há pouco tempo - coisa de duas semanas -, e apesar de ter sido a mais fraca entre as que já foram ao ar, deixou saudades do mesmo jeito. Sério, minhas noites de quarta-feira já não são as mesmas sem meu combo de Downton e How I Met Your Mother!

Assim como Os Pilares da Terra, Downton Abbey mistura ficção e história: o desenrolar da trama se passa na casa de campo que dá nome à série e que pertence à família Crawley, em Yorkshire. Tanto eles quanto seus empregados sofrem diretamente as consequências de alguns dos acontecimentos mais marcantes do início do século XX. Logo de cara, o herdeiro da casa morre no naufrágio do Titanic, por exemplo. É então que entra em cena Matthew Crawley, um dos protagonistas e o novo herdeiro da família.

Apesar de ser bem legal ver a Primeira Guerra Mundial, a gripe espanhola, o movimento feminista e a criação da República da Irlanda em tela, o tempo parece não passar para os habitantes de Downton, o que incomoda em pouco. Ninguém envelhece e alguns assuntos são trazidos à tona como se tivessem acontecido antes de ontem, e não cinco anos atrás. Só não sei se essa é uma birra só minha ou se todo mundo que assiste à série têm essa impressão.

Outra coisa que pode incomodar é o excesso de drama. Claro, não tem como descartar o peso de todos os eventos históricos que mencionei, mas o drama ultrapassa essas situações e afeta a todos os personagens. Tem episódios que são verdadeiros dramalhões! De qualquer forma, sei que muita gente aí tá mais do que acostumada com seriados americanos que duram tipo cinco temporadas e não têm mais o que inventar, então talvez esse não seja exatamente um defeito.

Ainda que com todas essas ressalvas, Downton Abbey não deixa de ser extremamente cativante. As relações entre os personagens, pra mim, são o ponto alto da série. Não consigo nem definir direito quais são as minhas favoritas, porque elas mudam o tempo inteiro. Então façam o favor de assistir e depois me contem as impressões de vocês. Vou deixar o trailer aqui só pra dar um gostinho:

16 comentários

  1. eu vi a resenha da Veja sobre essa série umas duas semanas atrás, acho. E já morri de vontade de ver. Com a tua resenha, então... Assim que chegar as férias, preciso assitir!!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu vi o trailer e me apaixonei! Parece ser ótimo!

    http://florescerepalavrear.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho um amor incondicional por DA: nao me importo com a passagem de tempo, nem com o drama, porque a trama é perfeita demais pra reclamar de alguma coisa; sério, é uma das unicas séries que nada me incomoda! Recomendo muito!

    PS: Ah, sim! Sò acho ruim quando matam alguem de surpresa ._____.

    ResponderExcluir
  4. Assiste sim, Duda! Vai ser bom ter mais alguém com quem fofocar sobre, hahaha. <3

    :*

    ResponderExcluir
  5. Espero que tu assista, Samyle. :D

    :*

    ResponderExcluir
  6. HAUHAHA, pois é, Sissa, apesar de eu amar a série, acho que meu amor não chega ao nível em que náo consigo ver defeitos. XD Inclusive, pensei em parar de assistir agora na terceira temporada.

    Ai, e nem me fala das mortes. -___- Só vacilo.

    :*

    ResponderExcluir
  7. Estou com alguns epis dessa série pra assistir... vamos ver se é essa coca-cola toda, mesmo! HAHAHAH.

    ResponderExcluir
  8. Tem MEME pra você no meu blog : http://dreamsinlosangeles.blogspot.com.br/2012/11/meme.html

    ResponderExcluir
  9. HUAHUAHUAHUA, espero que tu goste, viu, Lilian. XD

    :*

    ResponderExcluir
  10. Já respondi a esse meme, Viviane, mas obrigada pela indicação. :)

    :*

    ResponderExcluir
  11. Downton Abbey é minha série favorita!! Série épica e sendo britânica é um kit perfeito para mim!! *-*

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Pra mim também, viu, Carolina! HAHAHA. Apesar de não ser minha favorita, Downton parece que foi feita sob medida pra mim. :)

    :*

    ResponderExcluir
  13. Eu tava olhando se tinha algo de 'novo' pra baixar no site onde baixo filmes, séries ... e li esse tal de Downton Abbey e sabia que já tinha ouvido falar em algum lugar ... imaginei que fosse aqui e vim correndo ... admito que tinha visto o post mas não tinha lido e por isso não tinha comentado ... mas resolvi baixar o primeiro episódio da primeira temporada e antes de assisti-lo lerr sua "crítica" e to ansiosa *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, dona Mônica, se tu tivesse lido o post, talvez já tivesse assistido a todas as temporadas e viciado! HAHAHA. :P Depois me conta o que achou. <3

      :*

      Excluir
    2. Comecei a ver o primeiro episódio tarde da noite e acabei parando na metade com o pensamento "não era tudo que esperava" ... no dia seguinte terminei de assistir e em seguida vi o segundo, e o terceiro, quarto ... quinto ... to vendo o sétimo e último da primeira temporada AGORA e baixando a segunda! ADOREI!

      Excluir
    3. HAHAHA, te falei que depois que pega o ritmo fica difícil de largar! XD Eu virei madrugadas assistindo, e olha que não sou exatamente uma pessoa noturna. Mas fico feliz que tu tenha gostado! <3

      :*

      Excluir