Não sei quanto gasto por mês: e agora?

23 janeiro 2013


Como aprendemos no post anterior, controlar os nossos gastos é fundamental para realizar os sonhos que envolvem dispêndios financeiros. E para obtermos um controle é necessário se utilizar de algum instrumento para isso. As possibilidades são inúmeras, mas hoje vou abordar uma muito conhecida por muitos: a planilha de gastos no Excel.

Considero a opção mais prática, pois mesmo quem não tem muito conhecimento sobre educação financeira consegue fazer na prática. No Excel você consegue criar uma planilha de fácil compreensão e do jeito que fica mais fácil para você; algo personalizado.

Em minha opinião, é necessário fazer um controle de gastos, no mínimo, mensal. É a melhor maneira de ter uma visão ampla de suas finanças. Dessa maneira, a planilha no Excel precisa ter 12 colunas, cada uma indicando um mês do ano. Caso você deseje fazer uma planilha semanal, também é possível.

Depois de feitas as colunas, nas linhas você irá inserir suas receitas (todo o dinheiro que entra), dividindo-as em fixas e variáveis. Por exemplo, seu salário é uma receita fixa, pois você o recebe todo mês. Variável é o dinheiro que entra e que você não estava esperando. Para quem é profissional autônomo e não tem tanta estabilidade financeira, aconselho a pegar os últimos seis meses de salário e fazer uma média, assim você terá uma projeção de quanto você ganha por mês.

Inseridas as receitas, partimos para as despesas, tanto fixas como variáveis. Nas fixas se enquadram aluguel, mensalidades, combustível, alimentação e tudo aquilo que você desembolsa todo mês. Já as variáveis são os gastos específicos daquele mês.

O interessante da planilha de gastos é que, tendo este controle, é possível fazer uma projeção para o mês seguinte e assim se programar para desembolsos ou ganhos futuros. Fica muito mais fácil programar uma viagem se temos uma idéia de como será o mês seguinte financeiramente. Outro ponto importante é que com a planilha também conseguimos perceber onde estamos gastando demais - muitas vezes sem necessidade -, podendo, assim, diminuir os nossos gastos.

Acredito que a moral da história é: projeção é um dos segredos do sucesso financeiro, porque ela permite a programação e até a contenção de gastos. Espero que quem já tenha uma planilha de gastos continue fazendo. E quem ainda não tem, que se sinta estimulado a começar!

Vocês já fazem algum tipo de controle? Contem pra mim!

18 comentários

  1. Eu não controlo pra não ganho nada fixo por mês :s Mas, quando eu ganho, fico juntando e me controlo, hehe.

    beijos! quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do post, é super util, ainda mais pra pessoas da nossa idade, entrando na vida adulta aos poucos... Minha situaçao é essa tambem: trabalho autonoma, entao tem meses que recebo bem, outros bem menos, e posso até passar meses sem receber nada, entao planejamento é essencial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uia, Sissa, nem sabia que tu trabalhava! É com alguma coisa relacionada à faculdade? :3

      Excluir
    2. :3 Eu trabalho com traduçao de textos/documentos e interpretaçao simultanea em portugues, italiano e ingles... hahahaahhaha

      Excluir
    3. Exatamente o que eu imaginei! XD

      Excluir
  3. Achei super interessante o post! Nos ajudam a entender como controlar melhor os gastos e assim planejar algo para o futuro, como uma viagem ou um carro! Acho que seria legal uma foto de uma planilha para a gente ter uma ideia de como funciona mesmo... Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Ana, acho que se eu tivesse sido mais cuidadosa com os meus gastos do que fui, teria conseguido guardar ainda mais pra viagem!

      Vou ver se a Duda disponibiliza um modelinho de tabela pra vocês. ^^

      :*

      Excluir
  4. adorei o post, resolução dos meus problemas né? kkk
    muito amor teu blog, como sempre poxa ♥

    ResponderExcluir
  5. Tenho sérios problemas pra controlar os gastos, confesso. Como ainda recebo mesada e alguns "trocados" por dar aulas de reforço o que eu recebo por mês ainda não é lá essas coisas. Já minhas dívidas... Nada incontrolável, também. Mas eu sempre tenho que me policiar pra não gastar demais e acabar me banindo de coisas como comprar um livro que eu queira ou ir a um show legal. Enfim, vou usar a planilha do Excel pra ver se ajuda... E ainda tem minha viagem!!! Socorro! kkkkkkkkk Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHAHA, pelo jeito tu quer fazer tanta coisa que o melhor mesmo é montar uma planilha e fazer tudo com calma e cuidado, Carolina. Espero que dê certo! ^^

      Excluir
  6. Eu não tenho como fazer isso, porque não tenho nada fixo para controlar, mas tenho poupança para guardar os trocadinhos que ganho por aí, rs Daí fico tanto pena de usar que vai sobrando, sobrando.....ainda tenho dinheiro guardado de 1, 2 anos atrás. haha :)

    Beijos
    www.carolinecuri.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo a tua dor, Caroline. Guardei um bocado de dinheiro pra viajar e me deu um super aperto no coração ter tirado uma parte do valor pra pagar as passagens pra Londres. :( Imagina tu então, que não tem um destino certo pras tuas economias!

      :*

      Excluir
  7. Estou trabalhando no controle dos gastos pra poupar e poder viajar pro exterior! <3
    Ahh... Dia 01 de fevereiro o meu blog, o Cadê meu Chapéu? completa 6 meses de existência e para comemorar resolvemos criar uma promoção para as nossas leitoras!
    O prêmio? Um vale de 2 produtos que somem até R$50,00 na Lojinha Virtual do Cadê Meu Chapéu!

    Pra concorrer é só acessar o link: (ainda tem 3 chances extras) http://cademeuchapeu.wordpress.com/2013/01/22/promocao-6-meses-do-blog/.
    Boa Sorte! E se gostar do blog, segue e deixa um comentário também!

    ResponderExcluir
  8. Minha vida financeira mudou depois que eu passei a anotar tdo que recebo e tudo que gasto, assim dá pra eu ir controlando minhas contas e fazendo com que sobre algo. Acho importante essas dicas pra que as pessoas que nao tem esse costume passar a ter.

    http://thelovelily.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que tu já faz isso, Aline! Tá com algum grande plano em mente? ^^

      Excluir