Elementary

23 abril 2013


Criação de Robert Doherty, Elementary foi uma das séries escolhidas pelo canal norte-americano CBS para estrear na última temporada e tem como protagonista um dos personagens mais famosos da literatura inglesa: Sherlock Holmes. Nessa adaptação, porém, o detetive não atua em Londres ou mesmo na virada do século XIX para o XX, mas sim na cidade de Nova York dos dias atuais.

Ex-consultor da Scotland Yard, Sherlock é enviado para os Estados Unidos por seu pai para tratar de uma dependência química. Ao sair da clínica reabilitação, ele passa a ter a companhia de Joan Watson, uma médica cuja licença foi suspensa. Com o passar do tempo, Watson acaba se interessando pelo trabalho de Holmes e ele a transforma em sua aprendiz.

Os episódios da série têm aproximadamente quarenta minutos e são tão concentrados nos casos investigados por Holmes que é perfeitamente possível assisti-los fora de ordem. Eu, por exemplo, comecei assistindo ao episódio dezoito quando estava na casa do namorado e consegui acompanhar a trama. Aí cheguei em casa, baixei os anteriores e agora estou no time daqueles que esperam ansiosamente pelos próximos!

Um ponto importante na minha experiência com Elementary é que eu não sou exatamente a maior conhecedora das histórias escritas por Sir Arthur Conan Doyle, o que acabou sendo bem interessante, afinal. Não assisti com todos aqueles mimimis próprios de fã chato, sabem? E acho que foi bem positivo, porque permitiu que eu apreciasse as qualidades da série sem apelar para comparações o tempo inteiro.

Minha impressão geral, portanto, é a seguinte: os casos apresentados não são nada de outro mundo, mas a série é bem produzida e tem um elenco absurdamente adorável. Achava que ia pegar raivinha do Sherlock, haha, mas não consegui e acho que é mérito do Jonny Lee Miller. Já a Watson é amor verdadeiro. Gosto bastante do fato dela ser a Watson, aliás, porque é uma personagem feminina bem interessante. Mas que a Lucy Liu é maravilhosa todo mundo já sabe, né?

E vocês, são fãs de Sherlock Holmes? O que pensam dessas adaptações mais recentes? Já deram uma chance para Elementary? Para quem ainda não conhece, vou deixar aqui o trailer:

16 comentários

  1. Adoro Elementary! Na verdade, eu adoro séries com detetives "esquisitos", rs, e Sherlock Holmes é uma figura em que eu sempre tive interesse, por ser o personagem que deu origem aos romances policiais. Tô lendo um livro do Conan Doyle agora, o meu primeiro, e tô adorando, hehe.
    Tem gente que diz que a série é fraca, mas eu não achei. Acho que é muito bem feita e tem muita coisa do Sherlock 'original', rs. Vi em um episódio que o Holmes descobre que tem um tal de professor Moriarty que matou a namorada dele em Londres; esse Moriarty é o arqui-inimigo do Holmes dos livros. Bem legal...
    Enfim, sou mais uma esperando os episódios novos, hahaha (-:
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual livro tu tá lendo, Sara? Tava pensando em começar por O Estudo em Vermelho. ^^

      Também não acho a série fraca. Como eu disse, não é nada impensável, mas é gostosinha de ver. Acho que cumpre a função dela, sabe?

      :*

      Excluir
  2. Eu li boa parte dos livros do Sherlock. E adoro. E achei a série simplesmente maravilhosa. Pra falar a verdade, depois que eu comecei a desassociar livro/filme/série, minha vida ficou bem menos angunstiante hahaha Mas sério, achei essa adaptação maravilhosa. E conheço muita gente que é super fã dos livros e tals e ama a série. Inclusive a preferem do que a série da BBC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tu é uma pessoa iluminada, sua linda! <3 Acho que como comecei pela produção mais recente, provavelmente vou conseguir lidar mais facilmente com as diferenças.

      Devo começar a série da BBC em breve, mas preciso admitir que não vou lá muito com a cara do ator que faz o Sherlock. Espero mudar de idéia. :P

      :*

      Excluir
  3. Estou simplesmente FASCINADA pela serie, tem uma amiga minha que odeia por que não é nem um pouco parecida com o livro, mas como eu ainda não li nada de Sherlock Holmes mesmo, eu fico com a série, por enquanto! HAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUHAUHAUHA, eu botei a série em dia e agora tô pensando em comprar os livros! Acaba sendo bom no fim, a gente acaba gostando de tudo e é feliz. XD

      :*

      Excluir
  4. Ola!!! seu blog é maravilhoso amei sucesso; Deus seja contigo
    já estou te seguindo. (OBRIGADO PELA VISITA)
    Curta e participe do meu blog e fan page.
    Twitter: https://twitter.com/
    Instagram: http://instagram.com/nequerenreis
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Fan Pag: https://www.facebook.com/pages/Batom-Vermelho/490453494347852?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. Obrigada. :)

      Excluir
  5. Elementary é simplesmente puro amor, hahaha. Mas o mimimi dos fãs não foi por causa das obras originais do Sir Arthur Conan Doyle e sim por causa da série da BBC. Povo da internet simplesmente não queria te tivesse mais nenhum Sherlock Holmes na televisão, hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois, é eu percebi que aproximadamente 100% das pessoas que falam mal de Elementary são fãs radicais de Sherlock, HAHAHA. Tava até comentando com uma amiga esses tempos que esse povo parece até que é pago pra defender a BBC incondicionalmente na internet, não é possível. :P

      Mas tu já assistiu Sherlock? Eu quero ver se começo esses mês ainda. ^^

      :*

      Excluir
    2. Já assisti sim, é simplesmente maravilhoso! Sério, não tenho palavras para descrever a série da BBC, e talvez seja por isso que os fãs reclamaram tanto do Elementary, hahaha

      Excluir
    3. Eita, então tenho que começar a assistir logo! Hahaha.

      Excluir
  6. ADORO essa série, não perco um episódio! Jonny Lee faz uma atuação fantástica!
    Beijos

    http://www.vitrinedeestilo.com/
    https://www.facebook.com/VitrineDeEstilo

    ResponderExcluir
  7. Sinceramente não gosto muito de Elementary.
    Eu ja tentei, mas pra mim Sherlock em NY, não dá.kkkk
    Não que eu não goste dos atores, pelo contrário haha , mas eu ja li quase todos os livros da Doyle, e assim acabei ficando chata pra adaptações.
    Aconselho a você ver a série Sherlock da BBC. É uma série muitoo boa, otimos atores, um roteiro escrito pelo maldoso Moffat (se você assistir vai saber porque)kkk.

    E começe lendo "O estudo vermelho", é quando o Sherlock e o John se conheçem. ^^
    Bjos'
    Tem apenas 2 temporadas com 3 episódios de 90min.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tô com Sherlock no note há meses, só preciso tirar um tempo pra fazer uma pequena maratona. Mas sei que provavelmente não vou gostar do Sherlock versão BBC. Já vi o Benedict em outra série e não curti. :P

      Pretendo mesmo começar pelo Estudo em Vermelho, foi o que uma amiga minha recomendou. ^^

      Beijos!

      Excluir