Salut, Paris!

05 maio 2013


Quase todas as pessoas que eu conheço nutrem uma paixão inexplicável pela França. Mas quando digo inexplicável, é inexplicável mesmo; daquelas coisas que vêm da infância e que nem fazem lá tanto sentido quando a gente para pra pensar. Minha história com a Grécia é meio parecida e tenho certeza de que muitos aí têm exatamente a mesma relação com a Inglaterra ou com qualquer outro lugar do planeta.

No entanto, a França demorou um bocado até conquistar esse coração aqui. Não sei exatamente quanto tempo, mas demorou. E exigiu muita história, arte e cultura: Luís XIV e seu palácio em Versalhes, Madame de Pompadour, a controversa Maria Antonieta, a remodelação de Paris, a belle époque e a voz de Édith Piaf. Sem contar as eternas rivalidades entre franceses, ingleses e alemães.

Mas por que eu estou contando isso? Bem, mesdames et messieurs, porque agora é oficial: esta que vos fala vai tirar um glorioso dia dos vinte da viagem a Londres para atravessar o canal da mancha e aproveitar um pouquinho da cidade-luz. Terei cerca de doze horas para explorar as ruas projetadas pelo Barão de Haussmann, perder o ar diante da Torre Eiffel e fazer um estoque de macarons da Ladurée!

E vocês, sentem uma dessas atrações inexplicáveis por algum canto do mundo? Gostam da França, particularmente? Alguém aí já conhece Paris? Aceito dicas sobre a cidade, viu? O tempo é curto, então sei que preciso de um planejamento meticuloso pra conseguir aproveitar o passeio ao máximo. Prometo que compartilho todos os detalhes com vocês depois.

38 comentários

  1. Uma paixão inexplicável? Todo o mundo conta? Eu sou louca por viajar e amo conhecer culturas e ver tudo de pertinho... parece tão... *-* Uau, agora que você vai pra Europa tem sim que aproveitar bastante pela gente - e claro, contar (mas tudinho mesmo) pra nós aqui no Blog. Estou curiosa... Eu fui a Londres mas não tive oportunidade de atravessar o túnel que nos leva até Paris. Eu queria MUITO ter ido, mas agora só na próxima vez né?
    Paris (and rest the world), me AGUARDE!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que conta, Luiza! Adoraria poder conhecer o mundo inteiro também, hahaha. <3

      Pode deixar que eu conto tudinho. Espero que tu possa conhecer Paris (e o mundo) em breve também! :)

      :*

      Excluir
  2. Que mááááximo!!! Eu sou completamente apaixonada por Paris, mas meu amor maior, É New York! E se tudo der certo, ano que vem piso na Times Square <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. NY com certeza tá entre as minhas viagens mais desejadas, viu? Mas rola uma preguicinha quando penso no processo de visto... :~

      Boa viagem, querida. <3

      :*

      Excluir
  3. 12 horas em Paris é realmente muito pouco, tendo em vista que isso foi o tempo que eu passei no primeiro dia basicamente só ali na torre. Mas levando em conta que o metrô de lá é eficientíssimo, talvez vc consiga conhecer um número considerável de coisas. Infelizmente, se você quer conhecer Versailles, o tempo que te sobra para conhecer as outras coisas vai ser mínimo. Pq a "viagem" até Versailles é grandinha. Uma hora pra ir, outra pra voltar, mais ou menos... E quando vc entra naquele jardim enorme, pra conhecer 1/3 dele, lá vai outra hora.
    Se vc pretende entrar no palácio, mais outro tanto do seu precioso tempo em Paris. Mas como você fez história, acredito que suas prioridades sejam lugares mais históricos assim, então Versailles e a Bastilla (do outro lado completamente oposto da cidade) podem ser prioridades suas.
    Minha opinião sobre o que de mais imperdível tem Paris para se fazer em 12h: comece seu dia por Montmartre. Porque dos lugares em Paris, exceto por Versailles, ele é o mais afastadinho. Ali logo do lado é o Moulin Rouge e o bar onde a Amelie Poulain trabalha no filme, dá pra ir a pé (mas cuidado pra não se perder, pois Montmartre é uma grande confusão de ruas e você perderia muito tempo). Isso te custaria cerca de 1,5h, sem muita correria, mas também sem muita lentidão. Indo até o Moulin Rouge, tem uma parada bem em frente e de lá vc poderia ir para o Louvre. Acredito que você não pague para entrar, como eu tb nao precisei por ter carteira de estudante, mas com 12 horas ñ dá pra entrar e passar muito tempo. Então, se você quiser ver a Gioconda, a Venus de Milo, o código de Amurabi e talvez a parte da Grécia, sem parar muito pra ficar admirando, em 3 horas vc consegue. De lá, vc pode sair na avenida Rivoli. Melhor lugar para comprar souverires, tem tudo lá. Pernas para que te quero, te aconselho muito a sair na Rivoli e seguir caminhando pelo jardim de Tuiliers. No final do jardim vc vai encontrar a Pl. de la Condorde.

    ResponderExcluir
  4. Ali mesmo, tem uma rua que cruza a Rivoli, se chama rue Royale. É ali, no segundo quarteirão depois de entrar na rua, que você vai encontrar uma loja da Ladurrè para fazer seu estoque de macarrons. Mas te digo, fazer estoque de macarrons Ladurrè sai "um pouco" salgado. Um macarron apenas custa € 1,75. Voltando para a Concorde, continuando seu trajeto e caminhando um pouco mais à margem do Sena, vc poderia ir até a ponte Alexandre III que é realmente muito linda. Você consegue enxergar bem a ponte de lá. Se ainda te sobrar bastante tempo, vc até pode ir caminhando até a torre, mas imagino que até aí suas pernas estarão um pouco cansadas, já. Então o metrô mais próximo pode te levar até a torre. Acredito que o momento ideal para você conhecer a torre seja no final da tarde. Assim vc já tira foto com ela com a luz do sol e de noite, com ela já iluminada. Só que há um pequeno porém, essa época do ano, em julho, costuma anoitecer bastante tarde, por volta das 9:30 da noite. Então, acredito que passar na Champs e no Arco (que nem é lá essas coisas) e depois ir para a torre é uma melhor opção. E depois disso você terá conhecido o principal de Paris. Te faltaria apenas Notre Dame. Dependendo do seu tempo, daria pra encaixar ela depois do Moulin Rouge. E de Notre Dame você iria para o Louvre, já que eles são bem perto.
    O bom de Paris é que as estações de metrô, embora feias, velhas e fedidas, é que elas ficam exatamente em frente ao ponto turístico. Você sai do metrô e já vê o que você estava procurando.
    O único trajeto que te aconselho a fazer de pé é esse do louvre até a Ponte, porque é bem bonito.
    Ah, quando você estiver na torre, não deixa de atravessar o rio e ir até os carrosséis e no Palais de Chaillot. Vc consegue ver eles ali mesmo da torre. Apenas algumas passadas de distância e a visão da torre de lá é muito linda.
    Poxa, falei demais. Nem sei se acabei te ajudando em alguma coisa. Mas esse é o percurso que achei mais lógico e prático de se fazer em tao pouco tempo. E também o que mais se adequava ao possível horário que você chegaria na cidade.
    Espero ter ajudado em algo.
    Beijo e muuito boa viagem em julho.

    Ps.: Que dia mesmo vc vai etar chegando em Londres? Eu estarei lá até dia 19 de Julho, acho que nos desencontraremos. Ah, o Cirque du Soleil vai estar em Londres essa época com o Espetáculo Alegria. Olha que legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba, Flávia, que comentários gigantescos! HAUHAUHAUHA.

      Mas então, não estava pensando em ir a Versalhes e nem em visitar o Louvre (por dentro) justamente por conta dessa questão do tempo. Sei que é pouco e tenho a intenção de voltar a Paris pra ver tudo com calma, então tô mais a fim de explorar as ruas, sabe? Mas suas dicas foram super úteis, vou estudar esse trajeto com calma! Até porque a amiga que vai comigo já esteve em Paris, então ela pode controlar melhor o tempo para cada coisa.

      Chego em Londres no dia 24, vamos nos desencontrar por pouco. :(

      Muito obrigada pelas sugestões! <3

      :*

      Excluir
  5. Já visitei a França, particularmente Paris onde passei maior parte da viagem e, sinceramente, vale muito a pena. É uma cidade lindíssima, e a Torre Eiffel é linda demais pelo dia, mas à noite é simplesmente mágica. É sem dúvida tudo muito bonito. Descrevo Paris como sendo uma cidade mágica!
    E tenho um encanto por outro local do mundo, adorava visitar a Itália. Em princípio estará para breve.
    Mas eu estando em Portugal e as viagens sendo para o meu próprio continente é mais barato, perto e fácil! :P
    Gostei do teu blog, segui. Passa pelo meu: http://amorsemasas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, morro de vontade de conhecer Roma! :) E que sorte que tu tem, com tudo tão pertinho e barato. Eu moro super perto da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, mas é muito caro sair daqui. :(

      :*

      Excluir
  6. Eu até gostaria de visitar Paris, mas francês (o idioma) me da bad!
    Sabe aquele apertinho no coração? É o que acontece comigo quando escuto francês, não uma ou outra palavra, mas uma conversa mesmo. Sei lá qual o motivo, mas também acontece quando escuto som de saxofone Oo
    Acho que eu sou estranha kkkkkk
    Agora to assistindo bastante filme francês pra ver se isso passa. Tomara né? :D
    Mas concordo com as meninas que comentaram acima, 12 horas é pouco pra Cidade Luz!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tinha um pouco de birra com o francês quando era mais nova, Sami, mas hoje em dia fico arrepiada quando escuto! É muito lindo. <3

      Doze horas é bem pouco mesmo, mas esse com certeza vai ser só o primeiro de muitos encontros que eu vou ter com Paris. :)

      :*

      Excluir
  7. Ah, a França ainda não ganhou meu coraçãozinho, não, é uma país lindo! Eu adorava estudar sobre a história do país durante o colégio, mas nunca senti vontade de conhecer, ao contrário das minhas amigas, acho que porque eu sempre pensei que nunca conseguiria dinheiro suficiente para ir até lá, HAHA, mas... eu sempre tive uma paixão INEXPLICÁVEL pelo Reino Unido, começou pela Inglaterra e algum tempo depois, lá estava eu TOTALMENTE APAIXONADA pelo País de Gales.
    Okay, nem tão inexplicável assim essa paixão, os culpados são as bandas inglesas e a J. K Rowling :)

    Eu sempre fico "reclamando" que nunca vou conseguir conhecer a Inglaterra, mas nunca parei para sentar e colocar meus planos no papel e começar a economizar - além de voltar pro curso de inglês, haha.
    Acho que vou tomar um copo enorme de vergonha na cara e me inspirar em você e quem sabe, daqui alguns anos... eu vá conhecer a Terra da Rainha.
    Outro país que é tornou-se uma paixão DO NADA foi a Índia, o meu sobrenome é uma provinha disso, faz uns bons cincos anos que sou apaixonada pela cultura, religião da Índia... Novamente, preciso tomar vergonha na cara e planejar uma viagem para aquele belo país :)

    Aproveite as 12 horas em Paris *_*

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Reino Unido inteiro é amor! Queria ser ryca e poder passar um tempão pulando de país em país na Europa, viu. HAHAHA. ><

      Acho que tu devia começar a juntar dinheiro logo! Nunca cheguei a pesquisar, mas tenho a impressão de que tu não gastaria tanto assim dentro da Índia. As coisas não devem ser tao caras lá. :)

      :*

      Excluir
  8. 12 horas em Paris, como a colega falou, é impossível pra se ver ABSOLUTAMENTE tudo, mas é o suficiente. Quando eu fui pra lá, eu fiquei 3 dias, só que tomei uma raiva desmedida (não me pergunte o porque), então acabei realmente saindo em só um deles.
    Dicas: cuidado com umas moças (elas parecem ciganas) que ficam o tempo todo te seguindo, te pedindo pra preencher um formulário. se vierem pra perto, diz um "não falo francês", em português mesmo, e vira a cara. Sério, elas são bem insistentes
    -Explore os pequenos restaurantes. Como você bem provavelmente vai almoçar lá, vá em restaurantes pequenininhos, (recomendo os franceses e os italianos), que tem o plat d'jour (prato do dia. É barato, e geralmente inclui ou sobremesa ou entrada)
    -Se quiser comprar miniatura ou chaveiro da torre, compre na saída do museu do louvre (em direção ao arco do triunfo). Acho que foi um dos lugares mais baratinhos que encontrei (como eu acredito que cê não vai ter tempo de ir à Basilique du Sacre coeur).
    E principalmente: eu não te aconselho a falar inglês, com ninguém. Sério. É preferível que você fale em português, do que em inglês. Só de último caso, dai cê pergunta EM FRANCÊS se a pessoa fala inglês. Eu sei que isso parece idiota, mas eu tive DIVERSAS experiências, e as pessoas levam meio que como ofensa (e com razão) quando perguntam tudo em inglês.
    Fora isso, curta Paris. (Eu particularmente não gostei, talvez por causa do tempo, dos problemas que eu enfrentei, entre varios outros detalhes) Mas mesmo com os parênteses, não dá pra não dizer que Paris é super charmosa.
    Obviamente, nada nem perto do que é Londres. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que doze horas é bem pouco! Hahaha. E seria super pretensioso da minha parte achar que consigo conhecer a cidade inteira nesse tempo, né? A idéia é ter só um contato inicial mesmo, por estar tão perto e tal. :)

      Não vou esquecer das tuas dicas, viu? Quanto ao francês acho que vai ser tranquilo, porque minha amiga deve estar pelo menos no nível intermediário e eu também arranho um pouquinho. Se pá os próprios franceses cansam de ver o idioma assassinado e concordam em conversar com a gente em inglês, HUAHUAHAUHA.

      :*

      Excluir
  9. É incrível a nossa capacidade de se apaixonar por uma cidade sem sequer ter pisado na bendita... E conhecer mais sobre a tal do que as pessoas que (ao contrário de você) já foram uma ou mais vezes! Hahaha :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo completamente o sentimento, viu. </3

      Excluir
  10. Ah, que sonho!!!! =D

    Eu não sei a razão, mas sou apaixonada por essa cidade, e especialmente por esse cenário. Não sei nada sobre sua história, mas morro de vontade de estar ali, sabe? Quem sabe algum dia, em um futuro não tão distante assim....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho vontade de estudar a história de Paris com mais cuidado, porque gosto bastante do pouquinho que conheço. Espero que tu possa conhecer a cidade em breve! <3

      :*

      Excluir
  11. Ah, não conheço essa gracinha ... mas todo o mundo me encanta D:
    Que bom que acrescentaste mais esse destino \o\
    Beijos Dona Mylla!

    ResponderExcluir
  12. Com certeza sou apaixonada primeiramente por Londres rs, mas o meu 2° lugar favorito é Paris! Tenho um grande sonho de ir pra lá *-* Deve ser lindo demais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é que dá pra juntar as duas em uma viagem só, aí tu conhece teus dois lugares favoritos no mundo! \o/ Espero que isso possa acontecer em breve, viu? :)

      :*

      Excluir
  13. Fiquei encantadas com a pag do face , pois fui conhecer Londres esse ano por ir e me apaixonei completamente.
    Frase de uma amiga minha na minha chegada “ Londres é sombria, fria e apaixonante” realmente eu me apaixonei.
    Fui a Paris ano passado . Eu tinha que conhecer a tão famosa Paris , mas sem querer comparar e já comparando... meu coração ficou em Londres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo jeito todo mundo aqui é Team Londres, hahaha. :P

      Excluir
  14. Oi Mylla, que lindo seu blog!
    Eu sou intercambista em Dublin, na Irlanda e adoro viajar. Inclusive já fui pra Paris. Confesso que é um país que não tenho vontade de voltar.
    Já a Grécia é meu sonho. Fiquei feliz em saber que você mora em Florianópolis-SC. Eu sou de Joinville e logo logo estou voltando pra minha terra.
    Procurei aqui no seu blog onde poderia te seguir, mas não achei.
    Ficaria super feliz se você me fizesse uma visita.
    Ah, também fiz Letras! Amoooo.

    Beijos e sucesso!
    http://arianaviajante.blogspot.ie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ariana! Obrigada! :)

      Por que tu não tem mais vontade de voltar à França? Más experiências ou ela simplesmente não combina contigo? E a Grécia é muito amor, né? <3

      Sim, sou de Floripa e tenho parentes em Joinville, então de vez em quando dou um pulo lá. ^^

      Beijos!

      Excluir
    2. Então, lá a maioria das pessoas são super mal-educadas. Eles acham que você tem a obrigação de falar francês. Que eles são os donos do mundo. Os taxistas são ladrões, que roubam na cara dura e escolhem passageiros. Se você for em 2 no carro, eles são capazes de cobrar 15 euros extra, porque não gostam de levar mais de um passageiro. Eu e meus amigos fomos em carros separados, porque estávamos em uma turma. O meu táxi deu 30 euros, e o dos meus amigos 15!
      Sem contar que depois do Ano Novo, não tinha mais metrô (informação errada dada pela própria funcionária de lá), e nós tentamos pegar táxi. Andei uns 5 km até conseguir um, porque os que eu parava simplesmente diziam não, ou nem te olhavam. Pra um país que se diz de primeiro mundo , a França tem muito o que melhorar!
      Mas, a cidade de Paris é belíssima, e a Disney, nossa, um encanto!

      Excluir
    3. Puxa, quantos problemas. :~ Mas como eu disse em outro comentário, acho que não vai ser tão difícil assim contornar essa questão do idioma. Minha amiga e eu estudamos francês, então espero que dê tudo certo! Haha. Fora que a idéia é fazer tudo de metrô. Não imaginei qualquer meio de transporte durante essa viagem que não metrô, hahaha. XD

      :*

      Excluir
    4. Achei o metrô de Paris muito sujo hahaha Mas é muito funcional! Dá pra ir pra qualquer lugar mesmo, utilizei o serviço por 4 dias e não tenho do que reclamar fora a sujeira :p

      Também achei o pessoal meio mal-educado. Sei lá se só dei de cara com gente de mau humor, mas eu e o namorado levamos altos foras porque não falavamos muito bem o francês e notamos uma certa má vontade toda vez que tentavamos perguntar alguma coisa :s

      Excluir
  15. Mylla, você já comprou a passagem de Londres a Paris ou vai comprar só mais perto da viagem?
    Queria muito ir a Paris quando estivesse em Londres também mas estou muito pensativa ainda sobre isso pelo fato de gastar muito.

    Beijos e Obrigada. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comprei na semana passada! Fiquei com medo de enrolar até julho e a alta temporada dar uma boa alavancada no preço, haha.

      Acho que vale a pena dar um pulo em Paris, viu? :3 É tão perto e não é tããão caro assim.

      :*

      Excluir
  16. Fui pra França e Inglaterra esse ano. Já digo que entre as duas eu escolho a Inglaterra! <3
    Mas achei um amor, de verdade, vale super a pena conhecer, nem que seja só ficar admirando a torre.. Quanto aos franceses, achei eles bem educados. A gente pedia uma foto, eles tiravam umas 3, e pra dar informações mesmo que não sabiam inglês, nos davam as direções.
    Tenho aquela vontade de conhecer o mundo, sabe. Canadá, EUA, Austrália, Africa, Rússia, China, Itália, Espanha, Chile.. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Inglaterra é imbatível entre os leitores do blog, Eliana! E nem tinha como ser de outro jeito, né? <3

      Vou tentar chegar nos franceses com toda a educação do universo pra ver se falta de educação é mesmo uma coisa deles. Espero que dê tudo certo. :~

      :*

      Excluir
  17. Fiquei tão decepcionada com Paris. :(

    Passei 4 dias por lá no começo do mês. A cidade é realmente linda, a arquitetura é encantadora e é bem legal ver coisas que só existiam (pra mim) nos livros e na internet, como o Louvre e a torre...

    Mas Paris fede. Muito. Fiquei extremamente nervosa com o cheiro de suor e cigarro (pra não dizer outras coisas) que a cidade exala. Também sofri duas tentativas de assalto por lá hahahahaha Achei as pessoas um pouco acomodadas, também. Não achei que foi uma experiência tão legal, fiquei triste... Preferi Londres 10489139483210 vezes :P

    No entanto, também conheci Nice e foi por causa dela que fiquei encantada pela França. Cidade linda, pessoas legais, clima maravilhoso. Voltarei com certeza! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vocês tão começando a me deixara apreensiva. XD

      Excluir
  18. encontrei seu blog por um acaso, e que acaso bom! ano passado fui a londres e de quebra, uns dias em paris, to me perdendo aqui nos seus textos, e resenhas dos livros, hahaha. como disse que aceita sugestão, aqui vai uma, em paris, perto da igreja de notre dame, tem uma lojinha de caixinha de musicas, que se chama "avanti la musica", uma loja de esquina. é um maximo! pra quem gosta do filme o fabuloso destino de amelie poulan, la voce vai encontrar muitas caixinhas com a trilha sonora do filme. achei que seria uma dica boa. boa viagem, divirta-se.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, tu fez igualzinho a mim então! <3 Sugestão anotada, Luanna. Muito obrigada. ^^

      Excluir