A história da Tower Bridge

10 junho 2013


Talvez vocês se lembrem de London Bridge, aquela música da Fergie que fez o maior sucesso há alguns anos. Talvez você também consigam se lembrar do clipe dessa música, que se passa - wait for it - em Londres. O que talvez alguns não saibam é que a ponte que aparece em algumas cenas do clipe não é a London Bridge, mas sim a Tower Bridge. Pois é, amigos, são duas pontes diferentes!

A Tower Bridge leva esse nome por ficar pertinho da Torre de Londres. Sua construção data do fim do século XIX, sendo uma consequência direta do desenvolvimento comercial da região do East End. Assim como a London Eye, a Tower Bridge rendeu suta cota de polêmicas. Vários críticos a consideravam um projeto arquitetônico extremamente pretensioso.

Bem, de fato os números impressionam: ao longo dos oito anos de execução da obra, cinco construtoras assumiram o projeto e mais de quatrocentas pessoas foram empregadas na construção. Além disso, foram usadas mais de 70.000 toneladas de concreto e pelo menos 11.000 toneladas de aço. Se convertermos o custo total da Tower Bridge para valores atuais, chegamos à casa das 100 milhões de libras – o equivalente a 330 milhões de reais.

Quando ficou pronta, a ponte assumiu o posto de maior e mais sofisticada ponte operada por sistema hidráulico no mundo. De início, os motores de bombeamento eram movidos a vapor, o que permitiu que a Tower Bridge se levantasse e cedesse passagem aos barcos. Ainda hoje ela é operada desse modo, mas o vapor foi substituído pelo petróleo e pela eletricidade em meados dos anos 70.

A história da construção e o modo como a ponte funciona podem ser melhor explorados por quem vai a Londres através da Tower Bridge Exhibition, que fica dentro da própria Tower Bridge. A visita não é exatamente barata, mas com certeza deve render um ângulo bem interessante para se observar Londres. Sem contar a exposição de fotos da época da construção, né? Não sei vocês, mas eu tenho verdadeira paixão por fotos antigas!

6 comentários

  1. Oii Kamylla, adorei saber mais e nem sabia desse "detalhe" da música da Taylor, que absurdo , rs
    Um dia, vou conhecer essa ponte..

    ResponderExcluir
  2. Adorei aqui, lindo, também tenho um sonho, mas é de conhecer a Itália, quem sabe um dia.

    Fiz um blog recentemente, se puder dar uma olhada, agradeço (: http://meupontodevista7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que tu possa realizar o teu sonho algum dia! <3

      Excluir
  3. Que legal! Pena que quando eu fui apra londres eu não sabia essas coisas!

    Beijão

    http://maisserenidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir