Intercâmbio na Inglaterra: a experiência da Bruna

23 junho 2013


Depois de uma semana turbulenta, estou de volta. Talvez vocês tenham sentido falta de mim durante esse tempinho, mas eu não me sentia bem com a idéia de falar de amenidades enquanto o país estava mergulhado em protestos. Agora que já refleti bastante a respeito e tenho uma opinião mais ou menos formada sobre o assunto, decidi que estava na hora de retomar a rotina e trouxe mais uma entrevista para vocês.

Pois bem, lembram da Bruna Duarte? Foi ela quem trouxe da Inglaterra aquela caneca bonitinha que está sendo sorteada aqui no blog! Bruna tem 19 anos, é catarinense de Rio do Sul e me contou como foi a estada dela em Oxford. Vocês podem saber mais detalhes sobre esse intercâmbio no blog da Bruna e também podem encontrá-la no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Sem mais delongas, vamos ao que interessa.


Por que Oxford?

Eu queria ir para Londres, mas como sou de uma cidade pequena e meio que tenho medo de me virar em uma cidade grande, acabei optando por Oxford por ser próxima à Londres. Saindo de manhã cedinho de Oxford demora cerca de 1h e 45min para chegar à cidade sede das Olimpíadas de 2012.


Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Eu sempre quis fazer um intercâmbio, então de vez em quando fazia pesquisas de preços e mostrava para o meu pai, afinal foi ele quem pagou. Desde 2009 tenho esse desejo e em 2012 botei na minha cabeça que meu objetivo era finalmente realizar esse sonho. Em novembro do mesmo ano fechei o pacote na agência e depois disso foi só esperar! Optei pela agência BEX aqui de Rio do Sul, que me deu todo o apoio necessário!


Como foi a sua vida de intercambista? As melhores partes e as nem tão agradáveis assim?

A vida de intercambista foi ótima. Afinal, eu estava acostumada com a vida no Brasil: trabalho durante o dia e faculdade à noite. Lá em Oxford eu só estudava à tarde. Então foi bem diferente pra mim e eu adorei cada momento. Além da saudade enorme da família, dos amigos e do namorado, a única parte ruim do meu intercâmbio foi no segundo dia na terra da rainha. Após ir a um pub com a galera da escola, eu me perdi na volta para casa e desci no ponto de ônibus errado. O resultado foi uma caminha de 45 minutos e algumas lágrimas. Fiquei desesperada, ainda bem que deu tudo certo!


Como é lidar com o inglês?

Para mim o inglês foi tranqüilo. Nos primeiros momentos tive um pouco de dificuldade devido ao lindo sotaque britânico, mas depois foi fácil me virar, pois eu já havia feito oito anos de curso de inglês aqui no Brasil.


Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Oxford, na sua opinião?

Bodleian Library (de seu topo, pode-se avistar toda a cidade de Oxford); Carfax Tower; Christ Church College (serviu de inspiração para os filmes de Harry Potter e tem uma sala igualzinha aos refeitório que aparece nos filmes); Sheldonian Theatre; Botanic Garden; Oxford University Museum of Natural History; Magdalen College. Não deixe também de andar pelos vários parques na cidade! É tudo muito lindo!


O que você tem a dizer para aqueles que sonham em fazer um intercâmbio?

Faça e aproveite. Não pense em fazer um intercâmbio pela liberdade, curtição e pelas festas. Faça um intercâmbio pelo conhecimento que será adquirido. Aproveite essa oportunidade e amadureça. Infelizmente muitas pessoas não dão valor a essa oportunidade de fazer um intercâmbio e não crescem com essa experiência. Então se você é uma das poucas pessoas que farão intercâmbio, aproveite ao máximo para evoluir tanto profissionalmente como pessoalmente! And of course: enjoy it!

6 comentários

  1. Experiência ela terá pela vida inteira! Muito legal conhecer ela =D

    ResponderExcluir
  2. Amei a entrevista! Um dos meus sonhos é viajar (ou até viver) em Londres por isso toda a informação é bem vista :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escreve pra que contando mais sobre esse sonho, Márcia! :D

      Excluir
  3. Interessante ela ter optado por Oxford por morar em uma cidade pequena aqui no Brasil, nunca tinha parado pra pensar nessa hipótese. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também nunca tinha pensado nisso, viu? Se tivesse, talvez minha viagem tivesse tomado outro rumo. XD

      Excluir