Como montar uma mala?

24 julho 2013


Nunca fiz uma viagem tão longa quanto a que vem por aí, então não foi uma tarefa lá muito fácil decidir o que levar. Antes de bater o martelo, empilhei tudo o que eu achava que poderia ir ao redor da minha mala e pedi conselhos pra todo mundo que encontrei pela frente. Também procurei por textos que tratassem do assunto e assisti a alguns vídeos. Como sei que muita gente tem dúvidas a respeito desse tipo de coisa, decidi compartilhar as dicas que mais me ajudaram. Espero que elas ajudem você também!

Pesquisa é fundamental

Não adianta, essa sempre vai ser minha dica pra qualquer coisa na vida. Quando a viagem estiver próxima, comece a acompanhar as variações do tempo no seu destino pra ter uma idéia do que espera por você. A partir dessas informações é que você vai pensar no que levar. Também dê uma pesquisada pra ver se realmente vale a pena comprar roupas e acessórios por lá. Se valer, já é um bom motivo pra montar uma mala mais levinha.

Faça uma lista

Quando faltar mais ou menos uma semana pra viagem, comece a anotar tudo o que precisa ser levado e vá incrementando essa lista na medida em que for lembrando de outros itens. Normalmente eu divido as minhas listas nas seguintes categorias: roupas, sapatos, acessórios, necessaire, eletrônicos, documentos e aleatoriedades. Claro que elas podem muito bem não funcionar pra você, mas fica aí a sugestão.

Menos é mais

Nada de transferir seu guarda-roupas inteiro pra mala! Dê preferência às peças versáteis, que podem ser combinadas com praticamente qualquer coisa. Se possível, já vá pensando nessas combinações antes mesmo da viagem. Essa dica também serve pros sapatos: leve um par de tênis pras caminhadas, chinelos e um terceiro par, mais arrumadinho e tal.

Vá do maior pro menor

Na hora em que você for efetivamente montar a mala, comece pelas peças mais pesadas. Sapatos vão no fundo, depois vêm as calças e os casacos. Por último, camisetas, blusas e o bom e velho pijama. Encaixe a necessarie em algum espaço que sobrar. Caso algum objeto mais frágil esteja entre os itens indispensáveis, esconda-o entre as roupas. Elas vão amortecer os possíveis impactos.

Cuidados especiais

Sapatos e líquidos merecem cuidados a mais. Cada par de sapato deve ser guardado em uma sacola plástica ou em um saquinho de tecido antes de ser colocado na mala. Já os líquidos devem ser colocados em um saco plástico que possa ser totalmente lacrado, de forma a evitar possíveis vazamentos. Acreditem, não é nada legal abrir uma mala e dar de cara com shampoo e condicionador por todo lado, hahaha.

Sobre a bagagem de mão

A mala de mão deve ser montada de forma tão inteligente quanto a mala principal. Nela devem ir seus documentos, chaves, celular, máquina fotográfica e afins. Também vale a pena levar um casaquinho e até mesmo uma ou duas mudas de roupas. Afinal, nunca se sabe quando uma mala pode ser extraviada, né? Só não se esqueça de que as companhias aéreas também limitam o peso desse tipo de bagagem.

Bom, acho que é isso! Se você tiver mais alguma dica, não hesite em compartilhar.

14 comentários

  1. Adorei as dicas, quem sabe um dia poderei colocá-las em prática pra viajar pro exterior?! haha <3

    ResponderExcluir
  2. Se eu fosse você levaria o básico. Tenha certeza de que vais querer trazer Londres na mala, na viagem de volta. Eu fiquei 2 anos fora e sofri pra escolher o que trazer pra casa!

    Bjos.
    http://arianaviajante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas foi o que eu fiz! Fui pra Londres com 12kg e voltei com 33kg, HAUHAUAUHA. Imagina se eu ficasse dois anos então. ><

      Excluir
  3. Eu sempre leio seu blog aqui, quietinha, sem comentar muito, mas vou comentar pra fazer um pedido, rs, eu to louca pra ir pra londres, ficar 1 mês em apto alugado e estudar inglês e, assim como você, eu namoro... Depois faz um post sobre isso? Seria ótimooo! hahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre ficar longe do namorado? Posso tentar. Obrigada pela sugestão! ^^

      Excluir
  4. Dicas imperdíveis! Adorei o post... e ainda to esperando aquele vlog hein? haha! Espero que você aproveite muito ai...

    Um Super Beijo!

    http://maisserenidade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUHAUHAUHA, preciso me livrar da vergonha! :P

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Passando bem rápido pra te dizer que foste indicada para um selinho. Beijão!
    http://vivendoumromance.blogspot.com.br/2013/07/the-versatile-blogger-award-nominations.html

    ResponderExcluir
  6. PS: tu vai quando mesmo pra terrinha da London Eye? Agora que tu for terá mais um motivo pra ser feliz né, tentar dar oi ao sucessor do trono, rs. Quase missão impossível né? Beijo Mylla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já fui e já voltei, mas nada do bebê real dar as caras. XD

      Excluir
  7. Ah, eu amo as dicas que você dá! São simples, mas eficientes. Não vejo a hora de arrumar várias malas pra Londres hehe <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não arrume várias! HUAHUAHAUHA. Leva o básico e faz a festa na Primark e em Camden Town. :D

      Excluir