Sobre o dia mundial do rock

13 julho 2013


Vocês já devem estar cansados de saber que hoje é o dia mundial do rock, né? Não ando passando muito tempo no Facebook e não sou onisciente, mas posso apostar que as timelines de todo mundo aí foram invadidas por dezenas de músicas, imagens e até mesmo de declarações de amor ao gênero. O que talvez vocês ainda não saibam é que essa data tem tudo a ver com Londres!

Nossa história começou em 1984, quando a BBC documentou a fome na Etiópia. Essas imagens se espalharam rapidamente pelo mundo, provocando verdadeira comoção. Não demorou muito para que alguns dos artistas mais famosos da época se mobilizassem: Michael Jackson e Lionel Richie, por exemplo, ajudaram a fundar o USA for Africa e lançaram a famosa canção We Are the World.

No ano seguinte, Bob Geldof organizou o Live Aid, festival que tinha como objetivo a arrecadação de fundos para o combate à fome na Etiópia. Realizado no dia 13 de julho tanto em Londres quanto na Filadélfia, sua transmissão atingiu mais de um bilhão de telespectadores e representou um verdadeiro marco tecnológico por conta da transmissão via satélite.

Do lado de lá do Atlântico, alguns dos principais ícones da música britânica subiram no palco do Wembley Stadium e seguraram a multidão diante deles por nada menos que dezesseis horas. Não sei vocês, mas choro só de pensar em um festival reunindo Phil Collins, David Bowie, Dire Straits, Queen, Elton John e Led Zeppelin. E olha que nem sou dessas que acha que nasceu na época errada!

Contudo, muitas críticas foram feitas ao Live Aid. Vários artistas se opuseram ao fato de que o dinheiro arrecado foi repassado aos governos dos países beneficiados, sendo que esses governos tinham sua parte no problema. A falta de sensibilidade do público também foi criticada. Era notável que a platéia se divertia sem culpa enquanto imagens de crianças passando fome eram exibidas nos telões, por exemplo.

Sei que a história da data é menos bonita e bem mais séria do que aparenta, mas acho importante lembrar desse tipo de coisa e refletir um pouco a respeito. O lado bom é que dá pra refletir com uma trilha sonora maravilhosa, né? Por isso vou ser super parcial e dividir com vocês a apresentação que a melhor banda de todos os tempos fez no Live Aid. Espero que gostem:

6 comentários

  1. Olá Kamylla, realmente a história não é bem essa o dinheiro não foi bem aplicado, mas enfim, eu acho que o que importou foi a atitude de tentar mudar. O rock nada mais é que atitude, é um dos únicos estilos musicais que em suas letras abordam a vida e suas contro versas. Hoje não fiz nenhuma postagem sobre o rock, pois como rockeira deixo para fazer isso gradualmente no meu blog, reservei, para ler as postagens das pessoas sobre esse dia tão importante e de todas que já li até agora a sua foi mais original. Deixando bem claro que não estou desvalorizando as outras postagens, mas é isso, quando se trata de um assunto que se conhece bem,o senso critico vem sem querer. Parabéns pelo blog !
    http://mylifeandyourworld.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, é uma pena que as coisas meio que não tenham dado certo. :(

      E muito obrigada!

      :*

      Excluir
  2. Quando eu soube do significado para o Dia Mundial do Rock ser hoje eu me senti muito feliz, eu tinha lá meus 11 anos e cara, saber que um monte de bandas incríveis uniram-se por um motivo como 'combater a fome na Etiópia' foi uma informação que me fez acreditar na humanidade [só por um tempo também] e uma informação que eu passei a espalhar entre os colegas da escola e familiares, alguns até começaram a olhar o Rock com um olhar menos 'ah, esse bando de malucos satanistas', sim, alguns parentes ainda pensam assim...
    Ah, essa será a primeira vez que assistirei a apresentação do Queen completa, vou colocar pra carregar [3G é assim, 1 hora para carregar um vídeo de 25 minutos] ;D

    Beigos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho tenso esse povo que acha que rock é coisa de doido e satanista, HAHAHA, até porque a história do gênero tem tanta coisa interessante e politizada. :~

      O que tu achou da apresentação do Queen? <3

      Excluir
  3. Como a Danielle falou, li algumas postagens sobre o rock, também postei a minha (falando do Queen, aliás), mas a sua foi a mais original. Meu pai já viu um show do Queen e eu nem consigo imaginar o quanto foi incrível, porque só ao ver um DVD eu já fico arrepiada. Enfim, adoro seus posts mais históricos (como o do dia da mulher), até porque penso em cursar história (ou jornalismo) e gosto muito de como você aborda esses assuntos por aqui.

    http://pequenaaventureira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, obrigada, Alice! <3

      Teu pai foi no show que o Queen fez no Rock in Rio? Porque se foi, diz pra ele que eu morro de inveja de todo mundo que esteve presente. Realmente, não tem como não se arrepiar assistindo e tal, imagina ter presenciado aquilo ao vivo. :~

      E cara, faça História E Jornalismo! Tenho a impressão de todo graduando em Jornalismo devia ter uma formação complementar, e História é perfeita. :)

      Beijo beijo.

      Excluir