A história da Abadia de Westminster

05 agosto 2013


A abadia de Westminster é, sem dúvidas, uma das construções que mais chamam a atenção na paisagem de Londres. Também pudera, ela serviu de palco para inúmeros casamentos, coroações e funerais que marcaram a história da Inglaterra. Sem contar o fato de ser linda, né? Alguém aí conseguiu assistir ao casamento de William e Kate sem babar um pouco nela, por acaso?

Bem, o local em que se encontra Westminster começou a receber manifestações religiosas muito antes de sua construção. Reza a lenda que um pescador chamado Aldrich teve uma visão de São Pedro mais ou menos por ali. A partir de então, cultos passaram a acontecer com certa frequência, mas só quatro séculos mais tarde é que, Eduardo, O Confessor, encomendou a construção da abadia.

A principal intenção de Eduardo era que essa nova igreja lhe servisse como túmulo. A obra levou aproximadamente quinze anos para ficar pronta, mas o rei foi paciente e só morreu depois da conclusão dela. De fato, ele morreu exatamente uma semana depois! Acredita-se que seu sucessor, Haroldo II, tenha sido o primeiro rei da Inglaterra a ser coroado dentro de Westminster.

Ao longo dos séculos seguintes, vários reis fizeram alterações físicas e administrativas na abadia: o responsável pela adaptação do prédio ao estilo gótico, por exemplo, foi o rei Henrique III. Já nas décadas que se seguiram à Reforma Protestante, Westminster foi um verdadeiro objeto de disputas. A rainha Maria I fez questão de devolvê-la aos católicos; já sua irmã mais nova, Elizabeth I, tratou de expulsá-los assim que subiu ao trono.

Entre reis, rainhas, artistas e cientistas, diversas são as personalidades que estão enterradas no mausoléu da abadia. São mais de três mil túmulos e um bom pedaço da história da Inglaterra. Destaque para os de Darwin, Charles Dickens, Geoffrey Chaucer, Isaac Newton, Elizabeth I e Oliver Cromwell. O túmulo de Elizabeth é uma verdadeira obra de arte, aliás.

8 comentários

  1. Respostas
    1. E é ainda mais bonita ao vivo (e por dentro). <3

      Excluir
  2. Nossa, eu TINHA q visitar Westminster de qq jeito. O relato da minha visita está aqui: http://taindopraonde.blogspot.com.br/2013/07/london-baby-dia-2.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredita que eu quaaase deixei de entrar lá? Seria a maior burrada de todos, um dos melhores lugares que visitei. <3

      Excluir
  3. Que legal saber um pouco mais sobre a Abadia, me lembro sim do casamento do príncipe William, como eu achei lindo esse lugar.

    "Uma adolescente indiana e suas descobertas sobre o amor e a vida. Sensual, envolvente, Babyji é irresistível". Sorteio do livro "Babyji" no blog: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  4. Gostei
    A viagem deve ter sido fantástica
    Beijos Cantini (Blog da Cantini)

    ResponderExcluir