Balanço final

12 setembro 2013


Quem acompanha o blog desde o início deve lembrar que eu comecei a fazer estimativas das despesas da viagem antes mesmo do primeiro depósito. Para isso, tomei como base as experiências e os conselhos alheios. Conhecer Londres foi o meu primeiro grande projeto em termos financeiros, então eu não sabia muito bem a dimensão do negócio.

Em um primeiro momento, me contentei com aquelas dicas milagrosas no estilo “Europa 5.0”. Mas o tempo foi passando, a lista de lugares que eu queria visitar foi crescendo e a libra - sempre ela - deu uma bela disparada. Acabou que eu fiquei com medo de passar necessidade na gringa e tratei de guardar todo o dinheiro que consegui.

No final das contas, essa minha preocupação tinha fundamento, apesar de ter sido um tanto exagerada. Certamente eu teria passado por sérios apuros se tivesse tentado passar com 50 libras por dia, mas foi desnecessário multiplicar esse valor por dois. O lado bom é que eu consegui ver, comprar e comer tudo o que eu queria. Sobrou dinheiro até pra um pulo na Irlanda!

Bem, pretendo detalhar todas essas coisas no devido tempo. Só queria mesmo compartilhar a lição financeira mais importante dessa história: planejamento é importante, sim, mas o overthinking pode atrapalhar bastante. Viajar é se lançar no desconhecido e a insegurança é normal. O que não é normal é deixar de fazer o que se tem vontade por medo.

27 comentários

  1. Ai, Kamy, to tão curiosa pra saber cada detalhe da sua viagem! Espero que tu contes logo.
    E siiiim, nada mais importante do que economizar, mas não deixar a neura te pegar, hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero poder contar logo, mas minha vida tá uma loucura! HAUHAUHAUHA.

      Excluir
  2. Estou super curiosa pra saber tudo que tu fez e viu por lá, ainda bem que deu pra acompanhar um pouco pelo facebook (:

    Estranhei ver fotos da Irlanda, mas que ótimo que deu pra passar por lá *-*

    ;*

    www.moniitorando.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privilégios de quem me tem no Facebook, HAHAHA. <3

      Eu comprei as passagens pra Irlanda tipo um dia antes da viagem, foi impulso total. XD

      Excluir
  3. Oi Mylla, primeira vez que passo por aqui.
    Achei a coisa mais fofa o seu blog, muito amor <3
    Posts bem lindos, dei uma fuçadinha por aqui, vou passar mais vezes.
    Se quiser conhecer meu blog também, segue o link abaixo:
    www.nuvemliteraria.wordpress.com

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. imagina o quanto de alegria que teria deixado de entrar na minha vida se você não tivesse dado um pulo na irlanda ♥

    ResponderExcluir
  5. Eu, sinceramente, não acho uma boa viajar com orçamento apertado. Lógico que você também não vai torrar todo o dinheiro em uma viagem só, mas olhar as coisas e passeios em um lugar que sabe-se lá quando você vai ter oportunidade de ir de novo e ficar só passando vontade, prefiro nem sair de casa.
    Esse projeto de 50 libras por dia (incluindo hospedagem O_O) é bem arriscado. Pode até funcionar, mas...
    Estou lou-ca pra ler os seus posts de Londres *_* Vou torcer pra que você tenha um tempinho pra dividir suas aventuras com a gente ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Andrea, não sei. Também acho meio arriscado ter uma quantidade muito limitada de dinheiro porque nunca se sabe o que vai acontecer e tal, mas eu não deixaria de ir a Londres se eu não pudesse ver/comprar todas as coisas que eu vi/comprei. Afinal, a cidade é incrível e oferece um bocado de coisas que não precisam do nosso suado dinheirinho, né? :3

      Preciso de tempo ou de uma boa insônia pra escrever logo! XD

      Excluir
  6. Sonho de viagem ir pra Londres!
    Estou armando uma viagem pro Chile (já que é muuuuuito mais barato) e estou fazendo nesse mesmo esquema de gastar X pesos chilenos por dia. Espero que dê tudo certo... (ainda bem que o peso chileno é baratinho hehe)

    Mais pra frente, quando eu trabalhar e ganhar meu dinheiro suado, planejarei uma viagem para Londres...
    Vai postando suas dicas pra se organizar para uma viagem também! Quero lê-las (:

    Eu comecei um blog faz pouco, será que pode passar lá dar uma forcinha?
    http://blogdaalicecoelho.blogspot.com.br/

    Beeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tô pensando em ir pro Uruguai até o fim do ano que vem, Alice! Como já tenho mais experiência agora, acho que consigo dar umas dicas sobre a organização dessa viagem.

      :*

      Excluir
  7. Ei Mylla, quanto tempo! Achei ótimo você ter boas notícias sobre a viagem. Você fez post contando os detalhes sobre como calculou o quanto ia precisar e como juntou a grana? Conta pra gente!

    Beijos,
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem alguns posts mais antigos sobre esses cálculos sim, Lorenna! Sobre juntar a grana não tem muito jeito, é saber quanto tu ganha, quais são as tuas despesas fixas e ver o quanto do teu salário pode ser guardado. Aí entra a força de vontade pra resistir aos impulsos de consumo, hahaha. Mas vale a pena, viu?

      :*

      Excluir
  8. Oi! Tudo bem? Sua dica é bem verdadeira, o medo não é bom e deixa as pessoas paradas enquanto o mundo gira! Adorei seu Blog, se puder, visite meu blog: caminhosdegarota.com Obrigada! Beijokas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço pela visita e pelo comentário, Raquel! :)

      Excluir
  9. Que ótimo, cara! Você até conseguiu ir para o interior da Inglaterra, que coisa linda <3 A Irlanda é sensacional de fantástica. Os pubs de lá... aiaiai. Muito amor.
    Eu tenho receio de viajar com pouco dinheiro :/ vai que acontece algo no exterior, e eu precise. E libra realmente é necessário um bom planejamento.
    Beijos, Kamylla!
    http://bossanv.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pubs são uma graça! HUAHUAHAUA. XD

      E tu tá certa quanto a essa preocupação, Larissa, só não pode deixar isso te desestimular. :)

      Excluir
  10. Realmente viajar com 50 libras é complicado. Dá medo de precisar de um pouco mais de grana no exterior. Estou curiosa pra saber como foi o seu planejamento pra começar a planejar o meu :) Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, nesse caso é melhor sobrar do que faltar. Até porque já dá pra ir pensando na viagem seguinte com a sobra, hahaha. :D

      Excluir
  11. quero muito conhecer londres, porem 50 libras todo dia? não sei se iria me controlar.
    http://fora-tendencias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, teve dias que não consegui segurar a onda! Hahaha. :P

      Excluir
  12. Mas afinal foi bom você ter guardado dinheiro, vai que rolaria um imprevisto? Comigo foi assim e foi necessário gastar dinheiros a mais! Mas mesmo assim, foi enquanto durou e você aproveitou mais tanto que conheceu a Irlanda. ;D Boas vindas de volta ao Brasil!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por sorte não aconteceu nada fora do previsto, Luiza, mas certamente teria sido complicado se o dinheiro fosse muito curto. Sorte a sua também, né? ^^

      Excluir
  13. Vc sabe q é exatamente esse meu receio? Adoraria conhecer Londres e outros lugares da Inglaterra, mas tenho receio de: 1) não tomar todas as devidas precauções no q diz respeito às finanças, 2) pensar demais sobre o assunto a ponto de desistir por medo de dar algo errado. Parece bobagem, mas embora eu tenha vontade de conhecer outros lugares, já sei q vou ficar com homesick em menos de uma semana! Isso me faz pensar demais, e atrapalha mto como vc mesma disse! Mas no final, sempre ter um plano B ajuda, né? Adorei seu post, acho q vou ler as próximas postagens pra saber como foi a tão sonhada viagem! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas então, Flavia, eu fiquei três semanas fora e bateu uma baita de uma homesick! Se tu sabe que é assim, faz uma viagem mais curta ou algo do tipo. Com um bom planejamento, é totalmente viável e tenho certeza de que tu vai amar demais aquele lugar. :)

      Excluir