Sobre o visto

18 janeiro 2014


Cheguei em Londres numa bela tarde de quarta-feira, depois de longas horas espremida dentro do avião. Ao contrário de boa parte dos vôos que saem do Brasil com destino a Londres, o meu pousou no aeroporto de Gatwick em vez de Heathrow. Tinha ficado meio preocupada com isso quando as passagens foram emitidas, mas logo percebi que esse pequeno detalhe era uma verdadeira bênção.

Primeiro que o aeroporto estava vazio, vazio. Carol e eu pegamos nossas bagagens na esteira sem grandes dificuldades e percorremos o longo caminho rumo à imigração sem ver praticamente ninguém. Segundo que, quando finalmente chegamos lá, outra surpresa: também não tinha absolutamente ninguém na fila, o que provavelmente não teria acontecido se tivéssemos entrado por Heathrow.

Logo a moça da imigração nos chamou e fez perguntas bem básicas. De onde éramos, quanto tempo pretendíamos ficar, essas coisas. E, sem entrar em maiores detalhes a respeito dos nossos planos, foi lá, carimbou nossos passaportes e nos deu as boas-vindas. Pronto, estávamos liberadas pra circular dentro do Reino Unido. Muito, mas muito menos indolor do que eu havia imaginado!

Quando comecei minhas pesquisas a respeito da viagem, vi muita gente falando que a imigração de Londres é uma das mais chatinhas da Europa. Por conta disso, comprei uma pasta e reuni vários documentos para apresentar quando chegasse lá: passaporte, seguro de saúde, atestado de matrícula da universidade, comprovante de hospedagem, cópia da passagem de volta e um extrato do meu Visa Travel Money.

No fim, tive um bocado de trabalho correndo atrás disso tudo e só apresentei meu passaporte, mas com certeza não faria diferente se tivesse de voltar a Londres, tipo, hoje. Pegaria minha pastinha e organizaria todos esses documentos mais uma vez. Afinal, não custa nada ser cuidadoso. Bom, custa menos que planejar uma viagem e ser mandado de volta pra casa por falta de documentos, né?

12 comentários

  1. Quando fui comprei pro heathrow em janeiro. Fila de imigração tava vazia, já que meu voo era pra Madrid e de lá pra Londres. Tava super nervosa mas naofiquei um minuto lá pois foi simples como vc mas e bom estar preparada ne!
    Ainda bem q vc voltou com o blog estava entrando direto pra saber se ia postar ou não!!! Fiquei muito feliz pq com ele fiquei com mais vontade de ir a Londres e fui, graças a Deus. Continue postando na medida do possível bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Camylla! Sempre tive a impressão de que Heathrow fosse uma loucura, mas é bom saber que nem sempre é. :)

      E cara, é sempre tão bom saber que mais alguém teimou a ir pra Londres por causa do blog. Sério, muito amor. <3

      Excluir
  2. Eu sei que a pergunta é um pouco boba, mas você precisou tirar o visto quando foi viajar? Eu sou muito perdida sobre viagens internacionais (nunca saí do Brasil) e já vi muita gente falando que não precisa.
    Aaah, muito bom você ter voltado com o blog! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisar precisa, mas não precisa fazer antes de sair do Brasil e tal, haha. É só chegar na imigração com esses documentos que eu mencionei no texto que eles te dão o visto e tu tá liberado. :D

      Excluir
  3. Que bom que deu tudo certo pra você, Mylla! Vou adorar saber das suas novas aventuras em Londres, o curso, os passeios e tudo mais.
    Espero ansiosamente pelo meu dia de fazer isso também, hahahah

    Divirta-se!

    Beijos,

    Mari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Mari, acabou que eu não fiz curso algum! Só fiquei passeando mesmo, haha. Mas tem coisa melhor que "estudar" Londres? :)

      Quero ver se começo esssas postagens hoje mesmo. :D

      Beijos!

      Excluir
  4. Eu quando fui pra Londres pousei no Heathrow mesmo e a fila da imigração estava gigante (cheio de brasileiros haha), mas até que fui atendida rápido. Só que o homem que me atendeu fez várias perguntas, mas ainda bem que eu estava com o comprovante de tudo. Perguntou o que eu ia fazer, para onde eu iria, quanto tempo ia ficar e eu tive que mostrar todos os documentos... mas esse trabalho todo vale muito à pena. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, morria de medo de ficarem me enchendo de perguntas e eu me embananar toda tentando responder em inglês, HAHAHA. XD

      Mas sim, vale totalmente. <3 <3 <3

      Excluir
  5. Acho muito relevante vocês nos explicar esses detalhes, My, porque quando formos viajar para lá, é só pegarmos a sua "receita". :)
    Mas realmente a Inglaterra é um dos países europeus mais difíceis de se conseguir o visto. Conheço algumas tantas pessoas que já foram barradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a receita do sucesso, cara! Hahaha. :P

      Excluir
  6. Meu agente de imigração ficou muito curioso pra saber como uma estagiária conseguiu pagar todos os custos de uma viagem pra Londres hahaha Mas acho que a gente sofre mais por antecipação do que pela "entrevista" mesmo, porque no final das contas é bem tranquilo quando você não tem nada a esconder (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o que me deixou tensa mesmo foi a possibilidade de rolar xenofobia, que né, não é uma coisa tranquila nem quando não se tem nada a esconder. xD

      Excluir