Dicas para quem pretende dividir uma casa

04 julho 2014


Como eu já contei por aqui, estou morando sozinha desde o fim do ano passado. O que vocês não sabem é que esse “morar sozinha” não é bem assim. Na verdade, divido a casa com uma amiga (a Carol, que foi pra Londres comigo) e com outra menina que nos encontrou através de um anúncio na página de classificados da UFSC.

Morar com alguém que você conhece é bem diferente de conviver com um desconhecido sob o mesmo teto. Porém, os dois casos têm algumas semelhanças, especialmente na hora de escolher com quem morar. Sei que muitos de vocês estão passando ou ainda vão passar por isso, então reuni algumas dicas que podem ajudar bastante nessa questão.

Maturidade

Ao contrário do que muita gente pensa, morar sozinho não significa festas e amigos fazendo visitas o tempo inteiro. Cuidar de uma casa dá trabalho, ocupa muito tempo e não é nada barato. Por isso, tanto você quanto as pessoas com quem você vai dividir a casa devem ter em mente que lugar de gente acomodada é na casa dos pais.

Afinidade

Esse quesito é meio óbvio, eu sei. Mas é importante ressaltar que quando as pessoas têm hábitos, pensamentos e gostos comuns, a convivência fica bem mais fácil. Se você é do tipo que dorme antes do Jornal Nacional, não vai querer morar com alguém que escuta Iron Maiden no último volume durante a madrugada, certo?

Regras

Encontrou pessoas maduras e que combinam com você? Pois bem, agora sente com elas e defina as regras da casa. Se possível, anote as regras e deixe em algum lugar que possa ser acessado por todos. Quando existem regras estabelecidas, fica bem mais fácil ter em mente quais são os seus deveres e o que você pode esperar (e cobrar!) dos outros.

Diálogo

Como em qualquer outro relacionamento, o diálogo pode fazer muito por quem divide o teto com amigos ou colegas. Se alguém fez algo que você não gostou, não guarde pra você. Sente, converse e explique sua posição. Caso você não faça isso, os problemas tendem a aumentar e as possibilidades de uma bela briga também.

Paciência

Pra além das atividades domésticas, você e seus colegas de casa provavelmente estudam, trabalham e gostam de ter um tempo livre pra relaxar também. Então, tenha paciência e não fique no pé deles por qualquer coisa. Seja firme quando necessário, sim, mas não seja chato. Bom senso tá aí para ser usado, né, minha gente?

Bom, acho que é isso, lindezas. Espero que essas dicas ajudem vocês. E se vocês tiverem mais alguma dica, não deixem de compartilhar nos comentários!

6 comentários

  1. Gostei muito das dicas, ainda mais que to pensando em num futuro proximo morar com os amigos. Vou ler para o resto da vida essas dicas!
    bjs
    adoravelrebeldia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que elas te ajudem, Letícia! Boa sorte. :)

      Excluir
  2. Adorei as dicas, muito úteis para quem quer dividir uma casa! ♥ Já passou pela minha cabeça morar com minhas amigas (ou alguma) quando atingirmos a maioridade, mas foi um pensamento bem rápido, e ainda temos bastante tempo.
    Beijos || Unlocked Land ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planejamento é a melhor coisa, ainda bem que vocês têm tempo. ^^

      Excluir
  3. Sensacional! Achei que tinha escrito pra mim o primeiro e o segundo tópico Hahahah :P
    derepentetalvez.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHAHA, é pra todo mundo, Karina! XD

      Excluir