5 dicas de fotografia para quem não tem câmera profissional

06 agosto 2014


Existem dois grandes mitos a respeito de fotografia. O primeiro deles é que só máquinas profissionais são capazes de produzir imagens realmente legais. O segundo é que fotógrafos são seres especiais, que já nasceram prontos para sair clicando tudo por aí sem grandes esforços.

A verdade é que fotografar bem é muito mais questão de interesse e dedicação do que qualquer outra coisa. Por isso, reuni algumas dicas que anotei durante minhas aulas de Fotojornalismo e que vão ajudar vocês a fazer fotos legais até em câmeras extremamente simples. Venham comigo!

1. Leia o manual da sua câmera

Não adianta ter a melhor câmera do mundo em mãos se você nunca parar para ler o manual dela com atenção. Tire um tempo para fazer isso e descubra todas as possibilidades que a sua câmera oferece. Tenho certeza de que você vai perceber que pode ir muito mais longe com ela do que imaginou à primeira vista!

2. Desligue o flash

Fotografia, basicamente, é a manipulação da luz. Então, se você abusar de luz artificial, só vai conseguir produzir imagens artificiais. Experimente desapegar um pouco do flash da sua máquina e procure por fontes naturais de iluminação. Você vai perceber a diferença de cara.

3. Não fotografe contra o sol

Os raios de sol incidem sobre uma bela paisagem e você simplesmente precisa registrar esse momento, certo? Errado. Nunca fotografe o sol. E, principalmente, nunca fotografe pessoas em frente ao sol. As chances da foto ficar escura e você ficar frustrado são gigantescas! O correto é fotografar com o sol às suas costas, para que ele ilumine bem a imagem que você quer capturar.

4. Siga a regra dos terços

Calma, não é nada de outro mundo! Quando você for fotografar, imagine um “jogo da velha” sobre a imagem. Os pontos mais importantes dessa imagem devem ficar exatamente onde as linhas desse “jogo da velha” se encontram. O resultado são fotos mais equilibradas e muito mais interessantes do que se você simplesmente tentasse centralizar tudo.

Um esquema da regra dos terços que pode ajudar vocês. A cara da Rainha Elizabeth marca os principais pontos de uma foto.


5. Observe fotografias

Não adianta, fotografar bem exige estudo. O lado bom é que uma parte considerável desse estudo consiste em observar o trabalho de outras pessoas. Monte uma pasta no computador com as suas fotos preferidas e analise a iluminação, o enquadramento e a disposição dos elementos em cena. Treinar o olhar é um grande passo para quem quer tirar boas fotos.

Espero que minhas dicas ajudem vocês! E se vocês tiverem outras, não deixem de compartilhar comigo nos comentários. Vou adorar aprender mais sobre o assunto.

13 comentários

  1. Adorei as dicas, Kamylla!! E realmente ter uma câmera cara não significa nada, e a prova disso está no instagram. Sigo perfis que fico me perguntando como uma pessoa tira fotos tão bonitas com aquela câmera tão limitada do celular!!
    Outra dica que eu recomendo: passe as fotos pro computador e aprenda com seus erros. Têm muitas fotos que eu tiro, olho e acho a coisa mais linda, mas quando passo pro computador vejo que tem um detalhe que atrapalhou, a iluminação não ficou assim tão boa. Desse jeito, na próxima vez que for tirar uma foto parecida, já vou me atentar a esses detalhes, que com certeza passariam despercebidos se eu tivesse deixado a foto na câmera :).
    Ahh!! E uma sugestão: não tenham medo de editar fotos. Algumas pessoas acham que a edição é como se a pessoa estivesse trapaceando, mas não!! Muitas vezes a câmera não captura tal imagem como os nossos olhos, por isso aumentar um pouco o brilho, contraste, ajustar o equilíbrio de cor, não é nenhum problema ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus, é a maior decepção do mundo quando eu passo fotos pro computador! HUAHAUAUHA. Quando comecei a fazer Fotojornalismo, tinha muitos problemas com foco e só ia perceber quando via a foto na tela do PC.

      Acho engraçado que tem um povo que juuura que acha que editar foto é um absurdo. Meu professor mostrou umas fotos obviamente editadas de uns caras fodas e não admitiu que tinha Photoshop ali. :P

      Excluir
  2. Não acredito que escrevi um comentário enorme e não foi postado! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso acontece comigo de vez em quando, mas não sei o que é. :(

      Excluir
  3. Amei esse post! Sério, me identifiquei muito. Meu namorado é fotógrafo - já devo ter mencionado, rs -, e estou mega envolvida nesse universo. Ele me ensina muitas truques da câmera profissional, mas antes eu já era bem interessada em fotografia. Tenho pastas e pastas de fotos que eu salvo do We Heart It, procuro em blogs (aliás, procuro muito em blogs que eu gosto), Instagram, Facebook ou apenas no Google mesmo. Aprendi um pouco sobre photoshop também. Peço mais dicas para o Eliezer, porque ele edita fotos de casamentos, aniversários e outros eventos.

    Acho que dessas dicas, só a de ler o manual da câmera é que eu não tinha o hábito de fazer. Aliás, de vez em quando faço umas brincadeiras com a câmera do Eliezer. Inclusive fiz uma postagem ontem com algumas fotos no meu blog. As 5 primeiras fotos são da câmera dele e as últimas de uma não profissional.

    http://alguns-discursos.blogspot.com.br/2014/08/minha-colecao-de-chaveiros.html

    Sobre dicas novas, acho que é interessante investir em tripé, porque tirar fotos sem flash é um pouco mais difícil. Têm alguns não muito caros em camelôs. Se eu lembrar de mais alguma coisas volto aqui. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Preciso MUITO comprar um tripé! Hahaha. Até porque tenho vontade de começar a gravar uns vídeos para o blog, acho que me ajudaria um bocado.

      Excluir
  4. Adorei as dicas. E realmente, essas são essenciais. Não há necessidade de ter uma camera profissional se você não tiver ao menos uma noção de fotografia, e ficar clicando apenas no manual.
    Adoro camera profissional, mas amo a minha semi hahaha

    Beijos,
    Fotografo Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero muito comprar uma câmera profissional, mas minha semi é amor eterno. <3

      Excluir
  5. Olá Kamylla, tudo bem?
    Eu vi que você comentou que já tem uma semi e quer uma pro. Dependendo da semi, nem precisa de pro, por que o que as difere é essencialmente a troca de lentes... Tem lente de semi que o zoom é absurdo para compensar a falta de trocas... A minha amiga comprou uma semi que, para eu ter o zoom dela (tenho uma pro), eu precisaria comprar mais duas lentes além da que já veio junto... O que eu acho incrível, tanto para a semi quanto para a pro são os filtros, eles custam em media 30 reais e fazem milagres... O polarizado é o meu amor eterno, já vi o de "fish-eye" (que é incrível mas não tinha para a Canon na loja) e os de aproximação eles vendem em kits e aproxima absurdamente... O único porém para os filtros com a semi é que você tem que comprar um adaptador chamado "slave", mas fora isso, é igualzinho.
    Com o tempo também aprendi que mais vale uma composição boa do que uma super câmera... Além de aprender também que tem vários tipos de foto e isso que é o legal da fotografia, por exemplo: foto no insta não tem que ser se câmera boa, principalmente porque a proposta do app é tirar fotos sem complicação. E foto zuada então?! Se for de câmera parece que perde a graça! Hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, a possibilidade de trocar as lentes me atrai bastante, mas sabe que esse nem é o motivo principal para eu querer comprar uma profissional? O que me motiva mais é o fato de que a minha câmera já é meio antiga (comprei usada e tô com ela há uns três anos!) e eu acho mais fácil controlar manualmente a câmera que eu usava nas aulas de Fotojornalismo do que a minha. Mas isso é projeto futuro, só vou trocar de câmera lá pelo meio do ano que vem. Vou pesquisar esses filtros que tu comentou, obrigada pela sugestão! :)

      Excluir
  6. Ótimas dicas, principalmente essa dos terços. Há algum tempo atrás um amigo tinha falado que não precisava deixar tudo centralizado... quando fotografo pessoas na natureza tento sempre lembrar disso. - www.arianesatelos.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, principalmente a do jogo da velha rs Vou comprar uma câmera melhorzinha e dicas como essas vão me ajudar muito a melhorar minhas fotografias ;)

    Beijos Kamylla! :3

    www.ficcionalmentereal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir