Como planejar um intercâmbio: finanças

28 agosto 2014


Um dos principais pontos na hora de se organizar para fazer um intercâmbio é saber o quanto você irá ter que desembolsar. A quantidade de dinheiro depende de diversos fatores, mas é sempre bom ter um orçamento geral para se ter noção e não acabar endividado quando voltar para casa.

Então, aqui vão algumas dicas de como fazer o planejamento financeiro de seu intercâmbio:

Conheça várias agências

Se você for fazer intercâmbio por agência, faça orçamentos com várias e tente barganhar. Muitas vezes, elas podem oferecer descontos se alguma concorrente disponibilizar um plano mais barato. Selecione bem a escola, o tipo de alojamento e a cidade em que você irá ficar, tudo isso influencia no valor a ser pago.

Pesquise bastante

Seja na agência ou na hora de comprar as passagens, não fique logo na primeira que você encontrou. Procure por preços melhores e com bastante antecedência. Busque promoções: às vezes, vale a pena ficar acordado de madrugada para comprar uma passagem com grande desconto.

Estude o seu destino

Quando você estiver decidindo o local do seu intercâmbio, procure descobrir qual é o custo de vida. É sempre bom saber o quanto você irá gastar com alimentação, transporte e moradia, caso não estejam inclusos no seu pacote. Se você planeja viajar para outras cidades ou países durante o tempo do seu intercâmbio, pesquise preços de passagens (trem/ônibus/avião), de hotéis e de entradas para atrativos turísticos.

Planeje suas compras

Sim, é mais fácil de fazer se você for ficar pouco tempo. Mas é bom ter uma noção de o que você precisa comprar, do que você quer comprar e ter uma quantia extra para compras aleatórias. Saiba o que vale a pena ou não comprar no destino escolhido. Por exemplo: enquanto vale bastante a pena comprar eletrônicos e jogos nos Estados Unidos e em alguns países asiáticos, como Japão e China, é justamente ao contrário na maioria dos países da Europa. Roupas e assessórios são mais baratos em quase qualquer país da América do Norte e da Europa, assim como maquiagens e perfumes.

Tem alguma outra dica para poupar o seu rico e suado dinheirinho? Divide com a gente!

Outros posts: Introdução | Intercâmbio Universitário | Acomodação | Organizando a Bagagem | Escolhendo o Destino

0 comentários

Postar um comentário