Como planejar um intercâmbio

14 agosto 2014



Ao longo do tempo, percebemos que muitos leitores do blog têm bastante vontade de fazer intercâmbio e também notamos que existem muitas dúvidas sobre como organizar um. Eu tive a oportunidade de realizar este sonho e já fiz dois tipos diferentes de intercâmbio. Então, resolvi juntar a minha experiência com bastante pesquisa para montar uma série de posts e ajudar quem está começando esta jornada.

Para o intercâmbio não se tornar uma dor de cabeça, é preciso muito planejamento. É necessário saber bem o que você está buscando com esta experiência, qual o melhor lugar para realiza-la, quanto dinheiro é preciso ser investido, onde você irá ficar, o que você precisará saber sobre a cultura e os costumes do destino escolhido... Enfim, não é nada simples.

Como vocês já sabem, a Mylla está escrevendo uma série de posts sobre tipos diferentes de intercâmbio, então o único que vou tratar mais a fundo é o que ela não irá abordar: o universitário. No entanto, irei me focar nas partes importantes do planejamento, como a questão financeira, agências, tipos de acomodação, escolha do país, vistos e outras noções importantes no preparo para a viagem.

Se vocês sentirem necessidade de algum assunto em específico ou ficarem com dúvidas em algum post, é só perguntar que eu vou me esforçar ao máximo para que fique tudo bem explicadinho e vocês se sintam mais tranquilos na hora de organizar seus próprios intercâmbios.

E aí, o que acham da ideia?

Outros posts: Intercâmbio Universitário | Finanças | Acomodação | Organizando a Bagagem | Escolhendo o Destino

6 comentários

  1. Aguardando ansiosamente por esses posts! Sempre quis fazer intercâmbio (agora, já velhota, quero o universitário!), então acompanharei de pertinho isso aqui.

    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero conseguir te ajudar nessa! Qualquer duvida estamos ai :)
      Beijos

      Excluir
  2. Quero muito ler sobre experiências de intercâmbio universitário porque pretendo fazer um ano que vem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quinta-feira vou fazer um post tentando explicar o melhor possível, espero que ajude!

      Excluir
  3. Oi! Tudo bem? Acabei de descobrir seu blog e estou a-d-o-r-a-n-d-o!
    Estou com o intercâmbio para Londres em abril de 2015, estou super na expectativa :)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo ótimo, e contigo? Amamos saber que você está gostando do blog!
      Ahhh Londres é maravilhosa, espero que dê tudo certo no seu intercâmbio e que nossos posts te ajudem!
      Beijos :)

      Excluir