3 dicas fáceis e saudáveis para quem está de dieta

09 setembro 2014


Embarcamos em uma nova aventura aqui em casa. Eu e a Mylla, depois de muito enrolarmos, resolvemos entrar numa dieta. Quer dizer, não exatamente uma dieta, mas estamos tentando nos reeducar em relação à alimentação. Mas sei que não é nada fácil abdicar de doces, carboidratos vazios e gorduras saturadas, então vou dar umas dicas de comidas fáceis e saudáveis para quem está tentando melhorar a alimentação:

1. Suco Verde

Todo mundo já deve ter ouvido falar desse tipo de suco e das maravilhas que ele promete. A base dele são folhas escuras, como couve, espinafre ou agrião, que contêm muitas vitaminas, proteínas, fibras e diversas outras propriedades. No entanto, folhas escuras costumam ser muito amargas, então é comum acrescentar frutas ou então água de coco.

A que eu testei aqui em casa levou couve, abacaxi, pera e limão. Ficou uma delícia! Muitas das receitas que vi recomendam adicionar um pouco de gengibre, que é ótimo para ajudar na desintoxicação. Ainda dá para colocar sementes de chia ou de linhaça, para dar mais uma forcinha pro suco. Ele pode ser facilmente feito em um liquidificador ou juicer.

2. Arroz com Legumes

Existem muitas dietas que propõem o corte total de carboidratos para perder peso. Eu acredito que uma alimentação balanceada é mais efetiva e saudável a longo prazo. O arroz é um dos alimentos mais consumidos no dia a dia e é sempre apontado como um dos vilões das dietas, por isso me apropriei de uma receita que vi meus pais fazendo algumas vezes e dei uma incrementada.

Primeiro, trocamos o arroz branco ou parboilizado por arroz integral, para aumentar a quantidade de nutrientes e fibras. Eu refoguei cebola e alho picadinhos, adicionei o arroz e esperei um pouco antes de adicionar a água. Quando a água começou a ferver, acrescentei cubinhos de cenoura e abobrinha, uma pitada de sal e deixei cozinhar. É fácil, rápido e muito saboroso!

3. Quinoa

A quinoa virou moda há algum tempo atrás, sendo apontada como um “superalimento” por ser fonte de muitos nutrientes e rica em proteínas, aminoácidos, fósforo, magnésio e ferro. Ela é vendida em forma de grãos e flocos, e pode ser um bom substituto para arroz ou então um complemento para saladas.

O preparo do grão é bem parecido com o do arroz: cozinhar a medida de quinoa com o dobro de água. Eu preparo refogando com cebola e alho, se for substituir o arroz, e apenas com água se for comer junto de uma salada. A quinoa em flocos fica gostosa de comer junto com saladas de frutas e iogurte também.

O que achou das dicas? Conhece alguma receita maneira e saudável? Divide com a gente!

9 comentários

  1. Adoreeei essa vibe saudável, meninas! Como diz Gisele Bündchen, nosso corpo é um templo.
    Eu costumo tomar sucos todas as manhãs, em jejum, e aguardo algumas horas para comer algum carboidrato/proteína (pão com queijo, por exemplo). Nesse suco, vai o que tem na geladeira! Já fiz cenoura-couve-limão-banana, hortelã-laranja-banana... coloco semente de chia pra aumentar a sensação de saciedade, e não adoço. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse suco é ótimo mesmo, dá pra improvisar bastante, assim também fica mais difícil da gente enjoar!

      Excluir
  2. (tinha comentado antes, mas acho que não foi)

    Não me sinto confortável falando do assunto, já que cresci com mil pessoas dizendo que eu devia emagrecer sempre (por isso fiquei sem jeito quando minha mãe disse preu dar ~dicas~ pra vocês) mas é verdade que mudar minha alimentação me ajudou muito nos últimos meses :) me sinto bem melhor agora, fico menos doente, durmo melhor, etc.

    Chia e linhaça são ótimas, aumentam a saciedade e são nutritivas. Gosto de colocar as duas em líquidos (chá ou suco, especialmente). Aveia também é bom, dá pra fazer no microondas e fica pronto em menos de um minuto, café-da-manhã que sacia e é rápido. E chá verde. Tomem chá verde. Tem até chá verde de sabores diferentes, tipo com laranja. Ele ajuda na digestão e tem anti-oxidantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pammielinda! Te entendo Pam, também sempre senti uma pressão muito grande pra emagrecer, principalmente da minha mãe. Mas como eu disse, é mais uma reeducação alimentar mesmo. Não adianta nada fazer dieta por um tempo e voltar a comer errado depois.
      Acredita que a Mylla tomou chá verde essa semana? hehehe

      Excluir
  3. Muito bem meninas. Não esqueçam de se alimentar a cada 3h, não podem sentir fome, tomem muita água, acrescentem canela onde for possível pois acelera o metabolismo. Na minha opinião, manter o peso adequado é uma questão de saúde mais do que estética. Sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Fiz o suco verde hoje com maracujá. De começo achei que ia ficar horrível, mas ficou muito bom :3
    O maracujá, por ser forte, tirou o gosto da couve! yay o/
    Uma outra dica pra quem tá de dieta é comer tapioca (sem doce galero). Não tem glúten e é leve, mais leve que o pão, por exemplo.
    E gente, faz Jiu Jitsu que é muito bom e emagrece <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hmmm boa ideia, eu adoro maracujá! Vou tentar qualquer hora, tu fez com a fruta mesmo ou aqueles sucos concentrados?
      Eu já tentei tapioca e não curti muito, mas não custa tentar de novo, né?
      Beijos!

      Excluir