5 dicas para quem vai fazer um mochilão

22 setembro 2014


Na última semana, expliquei o que é um mochilão, quem pode fazer esse tipo de viagem e quais são as acomodações onde as pessoas costumam ficar quando resolvem dar uma voltinha pelo mundo. Hoje, vou dar algumas dicas sobre a organização desse tipo de viagem. Afinal, se tudo der certo, serei a mais nova mochileira da IE Intercâmbio!

1. Defina o perfil da sua viagem

O primeiro passado para quem quer começar a organizar um mochilão é pensar no perfil da viagem. Talvez você seja versátil e tenha vontade de conhecer o planeta inteiro, mas mochilões funcionam melhor quando têm identidade. Então pense: você gosta de natureza ou prefere cenários urbanos? Pode viver sem compras ou não? É rato de museu, prefere a vida noturna ou pratica esportes?

2. Faça uma boa pesquisa

Quando você conseguir traçar o perfil da sua viagem, provavelmente já terá em mente um monte de países. Então, é hora da pesquisa! Compre revistas especializadas no assunto e leia blogs de pessoas que já fizeram mochilões. Descubra as melhores rotas, o custo de vida de cada cidade e tente conhecer pelo menos um pouco de cada cultura.

3. Calcule bem o tempo disponível

Em mochilões, o tempo gasto com deslocamento é bem maior do que em outros tipos de viagens. Portanto, tome cuidado com isso. Deixe seu roteiro folgado para o caso de imprevistos e se conforme com o fato de que é impossível conhecer a Europa ou a América Latina em apenas um mês. Ah, e anote locais, datas e horários das suas viagens para não se perder!

4. Leve apenas o essencial

Acredite, carregar seu guarda-roupas nas costas durante um mês não é uma boa ideia. Então, seja extremamente honesto e escolha com o máximo de sabedoria o que você vai levar para o seu mochilão. É importante escolher uma boa mala ou mochila também. Resistência, segurança e saúde devem ser palavras de ordem nessa hora.

5. Priorize o conforto

Escolha suas roupas de acordo com o clima dos países e com a versatilidade das peças. Quanto mais básicas e confortáveis forem as eleitas, melhor. Outro detalhe que merece atenção é o tênis que você vai levar para a viagem. Escolha um modelo bem confortável, que permita longos passeios em um museus e corridas básicas em estações de trem.

Acho que é isso, gente! Se alguém aí já fez um mochilão e tem outras dicas, compartilha comigo nos comentários. Com certeza elas vão ajudar essa humilde #IEExplorer.

2 comentários

  1. Sempre quando estou planejando ir ao continente europeu novamente, tenho em mente que quero conhecer vários países de uma levada só. Tenho um certo trauma por não ter visitado outros países quando estive em Portugal. Primeiro que minha mãe não me deixava viajar sozinha, por ser menor de idade. Segundo que eu nunca juntava algum dinheiro decente para poder sair do país. Bom, em compensação viajei muito por lá mesmo e explorei bastante a capital. :)

    Mas penso em passar por pelo menos uns 4 países quando atravessar o Atlântico de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visitei três países na minha primeira vez por lá, mas com certeza vou visitar muitos outros e distribuir bem melhor o meu tempo entre eles na próxima oportunidade. :D

      Excluir