Como superar os momentos ruins?

29 outubro 2014


Estou passando por uma fase bem chata da minha vida. Estou estudando para o vestibular, voltei a fazer cursinho e acabei de terminar um namoro que estava curtindo muito. É complicado quando as frustrações vão se acumulando e você sente um desespero que parece não ter fim. Mas tem. Tudo na vida passa e o que a gente pode fazer é tentar erguer a cabeça e fazer o melhor possível para seguir em frente sem desmoronar.

Resolvi, então, dividir algumas das coisas que eu faço para tentar levantar meu ânimo quando as coisas estão muito difíceis:

Abrir as janelas

Sei que quando a gente tá mal, nossa vontade é se isolar em um quarto escuro. Mas isso não ajuda em nada. A luz do sol aumenta os níveis de serotonina no nosso corpo e este neurotransmissor está ligado à sensação de alegria, ou seja, ajuda a combater a depressão e a ansiedade. Eu mesma não sou muito fã de ficar no sol, mas abrir as janelas, deixar a luz e o ar fresco entrarem me deixam bem melhor.

Cantar e dançar

Faça playlists com suas músicas de fossa preferidas, escute e chore tudo o que tem pra chorar. Mas depois disso, escolha músicas mais animadas, cante bem alto e dance pela casa junto com seus animais de estimação. Isso vai ajudar você a esquecer um pouco os seus problemas e também vai fazer você se mover um pouco.

Conversar

Seja um amigo, um parente ou um estranho qualquer na internet, tenha alguém com quem desabafar. Às vezes você só quer xingar o mundo inteiro e precisa de alguma pessoa te ouvindo. É catártico e satisfatório, acredite.

Não se culpar

Isso é uma das coisas mais difíceis quando estamos passando por um momento ruim. Sempre ficamos pensando no que poderíamos ter feito diferente ou então que tem pessoas passando por coisas muito piores. Não pense nisso, não acredite que a sua dor ou frustração é menos importante. Isso não vai te ajudar em nada, só vai te deixar pior.

Focar em algo

Eu quero entrar na faculdade, então ao invés de ficar pensando no fim do meu namoro ou na possibilidade de não passar no vestibular novamente, eu vou focar todas as minhas energias em estudar. Se eu passar, ótimo. Se eu não passar, pelo menos eu vou ter a consciência de que fiz o meu melhor.

Abraçar

Abrace sua melhor amiga, sua mãe, seu pai, seu animal de estimação ou o seu travesseiro. Abraçar é bom e passa uma sensação de segurança, de firmeza, de que vai dar tudo certo. Não se acanhe. Quando as coisas apertarem, peça um abraço. Você vai se sentir melhor!

E então, você tem alguma outra dica para enfrentar os dias difíceis? Conta pra gente!

4 comentários

  1. Ter um motivo pra acordar todos os dias.. é isso que minhas gatas são pra mim. Também vivo algo parecido. Tô fazendo uma pós, ainda sinto dores de cotovelo por um amor que a distância separou. Nessas horas, o blog é o melhor psicólogo (vou até fazer um post sobre isso), comecei aulas de dança e me divirto até limpando as caixinhas de areia.. Todo mundo passou ou vai passar por fases ruins. Pode parecer injusto, mas elas são necessárias pro nosso crescimento. O importante é saber que a gente sobrevive e que uma hora a dor acaba. Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Itianna, na hora sempre parece o fim do mundo, mas quando passa a gente sempre acaba saindo uma pessoa melhor de uma situação dessas. Pelo menos sempre foi assim pra mim.
      Beijos!

      Excluir
  2. Estava precisando ler esse post, vai me ajudar bastante.

    ResponderExcluir