Innocent Traitor

15 outubro 2014


Ficamos sabendo que tem gente sentindo falta de resenhas de livros de história por aqui. Como eu li um livro sobre uma rainha da Inglaterra este ano, resolvi trazer ele para vocês. Ele se chama Innocent Traitor, da historiadora inglesa Alison Weir e, infelizmente, não tem edição brasileira, mas pode ser encontrado em inglês em diversas livrarias e também pela internet.

Eu comprei o livro em um sebo em Camden Town, em Londres. Já estava querendo comprar algum título desta autora, mas não sabia qual. No final, saí com dois livros dela da nossa viagem. O outro é sobre a Ana Bolena. Já Innocent Traitor é sobre Jane Grey, também conhecida como a Rainha dos Nove Dias.

Apesar de ter sido escrito por uma historiadora, o livro não é uma biografia, mas sim um romance. Conta a história de Jane Grey desde sua infância problemática com os seus pais, o Duque e a Duquesa de Suffolk, o seu relacionamento com o seu tio avô, o Rei Henrique VIII e com toda a família Tudor.

Para mim, o mais interessante é o plano de fundo da narrativa, que conta a ascensão do protestantismo na Inglaterra e suas consequências. Lady Jane, que foi uma das mulheres mais bem instruídas e inteligentes de sua época, ficou fascinada por essa religião, influenciada por seus tutores e também pela última esposa de Henrique VIII, Katherine Parr.

Outro aspecto instigante são os bastidores dos jogos de poder: como os nobres agiam de forma a ascender politicamente, muitas vezes colocando suas vidas e as de seus parentes em risco. Jane, que era sobrinha-neta do Rei e tinha um fraco direito ao trono, acabou por virar um peão em um jogo político dos protestantes que não queriam que uma Rainha Católica - no caso, Mary Tudor - chegasse ao poder.

Innocent Traitor não é só um romance. É uma viagem no tempo riquíssima em detalhes e cheia de acontecimentos históricos escondidos para irmos pesquisar depois da leitura. Recomendo muito para quem se interessa por história, política, rainhas, tretas religiosas e, é claro, pela Inglaterra!

0 comentários

Postar um comentário