Intercâmbio em Portugal: a experiência da Mariana

01 outubro 2014


Não tinha publicado qualquer experiência de intercâmbio em Portugal aqui no blog até o mês passado, mas gostei tanto de fazer isso que resolvi trazer mais uma! Espero que vocês gostem também, tenho um fascínio meio aleatório pela terrinha e acho que ela merece mais atenção do que geralmente recebe, então tô fazendo a minha parte.

Dessa vez, quem falou comigo foi a Mariana Pimentel, que tem 22 anos, é natural de Recife e cursa Publicidade na UFPE. Ela falou um pouquinho sobre várias regiões de Portugal e me deixou com a maior vontade de fazer um intercâmbio por lá. Se mais alguém aí tiver uma experiência legal pra dividir, não hesite em entrar em contato comigo, viu?


Por que Portugal?

Na verdade, Portugal não era uma das minhas opções para um intercâmbio, mas surgiu uma seleção para ganhar uma bolsa de intercâmbio para lá, eu me inscrevi para concorrer e fui uma das selecionadas! E fui estudar na cidade do Porto, na Universidade do Porto. Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Eu procurei informações na internet sobre o visto, custo de vida, curiosidades, melhores lugares para morar, tudo o que eu pude! Há vários grupos no Facebook que eu devorei, li vários posts e vi que muitas dúvidas que eu tinha haviam sido perguntadas por outras pessoas... Então, posso dizer que fui bem segura.

Primeiro eu me candidatei no site da universidade e tive que esperar até receber minha carta de aceite. Só depois disso eu poderia comprar a passagem e tirar o visto. Em relação à moradia, fechei um quarto em um apartamento por um mês antes de viajar e achei bom, pois se eu não gostasse daria para procurar outro. Não é algo comum conseguir alugar por um mês por lá, geralmente eles só alugam a partir de um semestre, foi que sorte mesmo. Mas o lugar era muito legal, eu dividia o apê com outras brasileiras, todas em intercâmbio e todas ótimas, então fiquei por lá mesmo durante toda minha estadia.



Como foi a sua vida de intercambista?

Toda a experiência foi incrível! A melhor parte foi poder ver um lugar novo com meus próprios olhos, sabe? Poder sentir cada detalhe da cidade com calma, sentir as pessoas, descobrir meus cantinhos favoritos... Me sentia livre e não ficava tão noiada com a violência, porque lá é bastante seguro.

Mas o mais importante foi ter feito novos e verdadeiros amigos, pois o que seria de um intercâmbio sem eles, né? Foi muito bom ter vivido uma outra realidade e se apaixonar por suas peculiaridades. A cultura e a vida portuguesa são muito interessantes. Não poderia deixar de falar das viagens também, foi muito bom poder ter tido a chance de conhecer tantos lugares maravilhosos!

Eu encaixaria pouca coisa como não-agradável. Claro que as saudades e o estranhamento dos primeiros dias pesam, mas você se acostuma com o tempo. Ter ficado doente algumas vezes longe dos cuidados de casa também não foi muito agradável.



Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Portugal?

Portugal é um país maravilhoso! Sou uma dessas pessoas que não tinham muitas expectativas sobre o país e voltaram apaixonadas. Posso parecer suspeita por ter morado lá, mas o Porto é uma cidade maravilhosa. Ela tem aquela carinha de antiga misturada com o novo, sabe? Cheio de casinhas coloridas, ruelinhas estreitas e tem a minha paisagem favorita em todo o mundo: Ribeira, cortada pelo Rio Douro e cercada de restaurantes e feirinhas. É um clima delicioso, um daqueles lugares para sentar na beira do rio e ficar apreciando a paisagem. Sem contar que lá fica a Ponte Dom Luís I, que foi construída pelo Gustave Eiffel e lembra o estilo da Torre Eiffel.

Em volta do Porto há cidades menores que são muito fofas e valem a pena serem visitadas: Braga, Guimarães, que tem um estilo medieval, e Aveiro, considerada a “Veneza portuguesa” e cheia de pontezinhas fofas. Você pode alugar bicicletas de graça para andar por lá.

O Algarve, região no sul de Portugal, é muito visitado pelos turistas pelas praias e por ter um clima bem mais ameno se comparado ao resto do país. Muitos ingleses vão para lá para fugir do frio pesadão do Reino Unido. Infelizmente eu não cheguei a ir, mas alguns amigos meus foram e acharam lindo!

E não poderia deixar de citar as clássicas e maravilhosas Lisboa e Coimbra.



O que você tem a dizer para aqueles que sonham em fazer um intercâmbio?

Corra, vá atrás e não desista! Vão surgir alguns empecilhos, você vai ficar confuso, algumas vezes com medo e provavelmente vai se perguntar se dará certo. Mas no final, você perceberá que as dúvidas fazem parte do caminho e que é assim com todo mundo. O intercâmbio é uma experiência incrível em todos os sentidos e deixa com aquele gostinho de quero mais no final.

2 comentários

  1. Ai, eu morro de saudades de Portugal, always & forever!

    HAUAHSUAHUSHAUSHAUHSUAHUHA

    Sinto que preciso contar minhas experiência por lá, mas não consigo me organizar, porque parece que são tantas coisas para contar. E também estou tentando recuperar algumas fotos dos passeios pelos monumentos portugueses, porque perdi quase todas. Por sorte, minhas amigas da época da escola têm algumas, só preciso contar com a boa vontade delas de me mandarem as fotos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensa aí em uma boa forma de contar tua experiência em Portugal! :P

      HAHAHAHAHA XD

      Excluir