O quanto devo saber de inglês antes de fazer um intercâmbio?

26 novembro 2014


Uma dúvida frequente entre pessoas que estão pensando em fazer intercâmbio é o nível de conhecimento prévio de inglês necessário. Bem, é uma dúvida válida, mas relativa. Depende do tipo de intercâmbio que você irá fazer, quanto tempo ele vai durar, qual é o seu objetivo e o local escolhido. Enfim, vou tentar sanar algumas destas dúvidas por aqui. Espero que ajude!

Se você for fazer um curso de línguas, é possível ir sem saber falar. No entanto, caso você não saiba nada mesmo, é bom que o seu intercâmbio seja longo para que você possa realmente aprender alguma coisa. Se for um intercâmbio de algumas semanas ou poucos meses, recomendo que você tenha no mínimo uma base, pois esse tempo servirá para você aprimorar uma língua, não aprender. Mas se você for fazer intercâmbio universitário, business ou de trabalho, é bom saber se comunicar bem e ter um vocabulário mais extenso.

A escolha do destino pode influir também. Caso você não saiba falar muito bem, é melhor escolher um país que tenha um sotaque mais acessível e fácil de entender, como o do Canadá ou os das costas leste e oeste dos Estados Unidos. Deixe o sul dos Estados Unidos e países como Inglaterra, Irlanda, Escócia, Austrália e África do Sul para quando você já souber se comunicar melhor e quiser aprimorar o seu inglês ou ganhar fluência.

No caso de você não saber falar inglês e estar fazendo o intercâmbio para aprender a língua, recomendo que escolha ficar em casa de família. No alojamento estudantil você terá mais privacidade, mas também irá ficar mais sozinho, inclusive quando precisar de ajuda. Em casa se família, você terá um suporte maior e mais pessoas falando inglês à sua volta, o que ajudará você a praticar mais e evoluir.

Tenha consciência de que aprender uma língua não é fácil. Aprender em um país onde quase ninguém fala a sua língua materna é mais complicado ainda. A melhor dica que eu posso dar é: tente estudar antes de fazer um intercâmbio. Pode ser em casa mesmo, mas tente aprender o máximo possível para que ao menos você não passe o sufoco de nem ao menos saber perguntar onde fica o banheiro ou como chegar no seu hotel.

Estas são as minhas dicas, espero que tenham ajudado!

4 comentários

  1. Muito boa as dicas, apesar de vir guardando dinheiro desde que consegui um emprego, o jeito vai ser fazer pela faculdade porque é muito caro intercambio e para a pessoa começar a falar bem, tem que ser pelo menos seis meses. Então decidi guardar a grana e se Deus quiser ano que vem estou na faculdade e vou me manter com esse dinheiro para não pedir aos meus pais.
    http://www.garotadosuburbio.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susany, só lembrando que para fazer intercâmbio pela universidade você já tem que ter uma boa base de inglês. Vai estudando em casa mesmo, dá pra aprender bastante.

      Excluir