5 dicas para quem trabalha em casa

16 janeiro 2015


Na semana passada, um dos meus grandes objetivos profissionais se tornou realidade: comecei a trabalhar de vez em casa. Sou meio deslocada em termos sociais e detesto encarar o trânsito caótico de Florianópolis, então foi uma felicidade só. Mas para fazer isso dar certo, criei algumas regrinhas e resolvi compartilhar aqui com vocês. Confiram:

1. Escolha um lugar adequado

Sei que a vontade de trabalhar da cama é quase irresistível para a maioria das pessoas, mas deve ser evitada. O ideal é escolher um lugar claro, limpo, organizado, arejado e calmo para fazer a rotina de trabalho funcionar. Sua cadeira deve ser extremamente confortável e os materiais com as quais você trabalha devem estar sempre à disposição.

2. Estabeleça uma rotina diária

Tem gente que sonha em trabalhar em casa para poder fragmentar as horas de trabalho ou simplesmente poder começar a qualquer momento do dia, mas o ideal é estabelecer horários e tentar cumpri-los na maior parte das vezes. Eu, por exemplo, tento resolver tudo no período da manhã e me preparo todos os dias para isso. Só faço de outro jeito em ocasiões extremamente importantes.

3. Seja disciplinado

Não é porque você tem a possibilidade de trabalhar de pijamas que deve levar o seu trabalho menos a sério. Outro exemplo: tenho clientes que dependem das revisões que eu faço e sei que um simples atraso pode comprometer toda a estratégia deles. Por isso, me esforço ao máximo para deixar tudo em dia e poder aproveitar minhas horas livres sem peso na consciência.

4. Fuja das distrações

Quando você estiver em casa, um bocado de coisas vão chamar a sua atenção: o Facebook, o WhatsApp, a TV, as pessoas que moram com você, seus bichos de estimação, a louça na pia... Embora eu goste de revezar meu trabalho com pequenas tarefas domésticas, não recomendo algo do tipo para quem se distrai com muita facilidade. Enquanto estiver trabalhando, esconda-se do mundo!

5. Tenha limites

Eis uma coisa que eu preciso aprender. Depois que termino minhas tarefas e o meu “horário de plantão” chega ao fim, ainda costumo dar uma ou outra olhadinha na caixa de e-mails para ver se surgiu algum problema e sei que isso é errado. Gosto bastante de trabalhar e tal, mas tenho que botar na minha cabeça que existe vida além disso, hahaha.

E então, gostaram das minhas dicas? Vocês têm outras que possam me ajudar? Comentem!

14 comentários

  1. Trabalhar em asa exige uma disciplina danada né? Eu já trabalho há um tempo, e entre vários trabalhos, sou muito indisciplina, vou protelando e acabo não rendendo muito. A manhã é meu período favorito, onde tenho mais calma, inspiração e disposição.

    Adorei as dicas, Mylla!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por sorte eu sou bem disciplinada, então acabo rendendo muito! Hahaha. Meu problema mesmo é a hora de saber parar. :(

      Excluir
    2. Mylla, deixei uma tag pra você no blog. ♥

      Excluir
  2. Estou me planejando para começar a trabalhar de casa também!

    Adorei as dicas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Que demais, deve se ótimo trabalhar em casa e de pijama hehe,mas como vc disse tem que se organizar, coisa que sou péssima, me distraio fácil. Você trabalhar com o que agora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou revisora e ocasionalmente redatora, haha. :)

      Excluir
  4. queria ser disciplinada para trabalhar em casa, mas me distraio com certa facilidade. Ultimamente, estudar tem sido um problema :/
    Mas as dicas foram ótimas e serve pros estudos também =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho sorte de ser focada, porque o tanto de coisa que eu tenho pra fazer atualmente não tá fácil. Quero só ver quando as aulas começarem. XD

      Excluir
  5. O que tem me ajudado mais trabalhando em casa é saber a hora de parar (tanto a hora do ENCERROU quanto fazer pausas, levantar da cadeira, etc). As pausas me ajudam a ser mais produtiva :)

    ResponderExcluir
  6. Disciplina! Tudo o que eu preciso na minha vida é disciplina, senão nunca conseguirei trabalhar em casa. rs

    Na verdade já dei algumas aulas particulares em casa, mas era tudo improvisado e na mesa do cozinha. Quero montar meu escritório, só não sei se voltarei a dar aula particular algum dia. Talvez aprender algo relacionado a edição ou programação para tirar um extra no fim do mês. Suas dicas serão muito válidas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Disciplina é fundamental para qualquer coisa grande na vida, não tem jeito. XD

      Meu sonho é ter um escritório, mas essa é uma coisa que só vai rolar quando eu tiver a minha própria casa, acho. :(

      Excluir