Como planejar uma viagem?

26 janeiro 2015


Se você nunca planejou uma viagem sozinho e pensa em fazer isso em breve, provavelmente tem medo de errar em algum ponto ou esquecer de alguma coisa importante no meio do caminho, certo? Sei bem como é a sensação! Hahaha. Por isso, resolvi reunir algumas dicas que vão orientar você na jornada rumo ao destino dos seus sonhos. Olha só:

Defina o seu destino

Não sei você, mas eu tenho vontade de conhecer o mundo inteiro. Apesar disso, tenho uma lista com a ordem dos próximos destinos que quero visitar. Se não é o seu caso e você não se importaria em conhecer Londres, Paris ou Nova York, avalie quesitos como estilo, língua, cultura, clima e custo de vida para descobrir qual cidade é capaz de atender às suas expectativas.

Calcule os seus gastos

Não adianta, quem quer fazer uma viagem sem grandes contratempos e sem gastar muito precisa dedicar algumas boas horas às pesquisas. Basicamente, você precisa descobrir quanto vai gastar com transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras. Em caso de dúvidas, sempre nivele a quantidade de dinheiro que você precisa por cima.

Economize

Tem quem goste de fazer dívidas para viajar, mas existem formas mais seguras e baratas de transformar o seu sonho em realidade. Após estimar o valor da sua viagem, calcule quanto dinheiro você é capaz de poupar por mês. Se não for o suficiente ou se você quiser viajar mais rápido, existem duas alternativas: cortar gastos desnecessários ou encontrar uma nova fonte de renda.

Faça um esboço do seu roteiro

Crie um arquivo no seu computador e anote todos os lugares que você tem vontade de conhecer durante a sua viagem. Quando sentir que essa lista está completa, faça uma pesquisa Google Maps e descubra a distância entre as atrações. A partir daí, fica mais fácil criar o seu roteiro e definir quantos dias você vai precisar para conhecer tudo o que quer.

Feche o negócio

Quando você perceber que finalmente encontrou um bom preço de passagem e uma acomodação que atende às suas expectativas, é hora de fazer as reservas! Mas para chegar a esse estágio, é preciso ter um bocado de paciência, cuidar das suas finanças com disciplina e fazer muita pesquisa. Viajar com economia é quase um estilo de vida! Hahaha.

E aí, curtiu as minhas dicas? Então, comece a planejar a sua viagem agorinha e me conte o resultado depois!

4 comentários

  1. Adorei as dicas, como não quero ir através de agencia estou sempre de olho em dicas para me ajudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É legal passar em agências só para tirar dúvidas e fazer orçamentos. Fiz isso algumas vezes enquanto juntava dinheiro pra ir pra Londres. :)

      Excluir
  2. Adorei as dicas, Mylla! Pode deixar que, quando eu for viajar, vou seguir todas.

    Beijos.
    http://blogdocmedeiros.blogspot.com/

    ResponderExcluir