Como se organizar para a faculdade?

21 janeiro 2015

Imagem: Reprodução

Esse ano vai marcar o início de uma fase nova e muito aguardada na minha vida: finalmente passei em Jornalismo na UFSC e irei começar a minha segunda faculdade. Para quem não sabe, eu cursei faculdade de Design de Moda por vários anos, larguei (falei um pouco sobre isso neste post) e desde então vim tentando entrar em Jornalismo.

O problema é que eu sou uma pessoa muito desorganizada e como a moleza acabou, isso vai ter que mudar. Tenho pesquisado e acompanhado vários sites e blogs de organização pessoal para poder começar a faculdade com o pé direito e não me perder nos trabalhos. Então, aí vão as dicas que eu achei que devo adaptar para a minha vida:

Anotar as coisas

A minha memória para coisas úteis é péssima. Não me lembro de nada, acabo deixando as coisas para a última hora e até mesmo perdendo horários. A Mylla me deu uma agenda de natal e já comecei a fazer uso dela anotando tudo o que preciso fazer de mais importante para que eu não esqueça.

Dedicar um horário exclusivo para estudos

Eu sou mais produtiva durante a noite, então provavelmente vou dedicar algumas horas desse período para fazer trabalhos, leituras e estudar. Vou ter que manejar isso para que não interfira no meu sono e que eu também consiga me concentrar.

Eliminar distrações

Sou uma pessoa extremamente distraída. Começo a fazer uma coisa e cinco minutos depois já passei pra outra atividade sem nem perceber que abandonei a primeira. Preciso arrumar formas de evitar distrações quando for estudar, como desligar a internet do meu computador ou deixar a minha escrivaninha o mais livre possível.

Seguir um calendário de entregas

Para evitar de fazer trabalhos na última hora, como geralmente faço, pretendo montar um calendário com as datas das entregas que devo fazer. Assim, posso deixa-lo sempre à vista e seguir uma ordem sem me perder.

Arrumar meu horário de sono

Essa vai ser a parte mais complicada para mim. Tenho aulas de manhã e a tarde, porém, tenho muita dificuldade em pegar no sono em horários normais. Geralmente durmo de madrugada. Preciso arrumar uma forma de regularizar o meu sono em um horário que não me prejudique mas que ainda me permita ser produtiva.

E a galera que é organizada, têm algumas dicas para me dar? Comentem aí!

8 comentários

  1. Acho que o grande desafio dá faculdade é conseguir manter a organização mesmo quando começa os trabalhos semanais e a temida semana de prova...tô buscando me adaptar nas mesmas coisas que você, e nao sei se é uma boa dica, mas vou dar uma olhadinha basica 1 semana antes de começar as aulas nas materias que vou ter esse semestre, pegar o material introdutorio so pra nao chegar boiando muito!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, se manter na linha é o negócio. Vou tentar fazer isso também, boa dica, Marina!
      Beijos

      Excluir
  2. Já estou na faculdade há 2 anos, mas adorei as dicas, Mylla!

    http://blogdocmedeiros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha, o post foi da meu, a Mylla é super organizada hehehe!
      Beijos

      Excluir
  3. Se tudo der certo esse ano começo a faculdade e como sou do mesmo jeito que você, vou ter que seguir algumas coisas para poder me organizar melhor. Amei as dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Susany! Tomara que consigamos nos organizar melhor esse ano!
      Beijos

      Excluir
  4. Ótimas dicas, eu montei um mural com prioridades, comprei uma agenda aonde marco todos os meus compromissos, assim consigo me programar para estudar, trabalhar, sair e etc. O desafio vai ser por em pratica e conseguir ser organizada!
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, Aláina, o desafio é se manter na linha! Espero que consiga!
      Beijos

      Excluir