Como planejar uma viagem com os amigos?

02 fevereiro 2015


Tive a companhia de amigos durante as minhas duas experiências internacionais e acho que eles fizeram toda a diferença. Quando fui para Buenos Aires, viajei com uma galera da faculdade e com o namorado. Na Europa, tive a companhia da Carol. Mas fazer isso dar certo pode ser mais difícil do que parece. Por isso, reuni algumas dicas para ajudar vocês. Confiram!

Estabeleça um valor

Você pode até ter grana para passar um mês fazendo um mochilão pela Europa ou rodando os Estados Unidos, mas isso não significa que os seus amigos tenham a mesma condição. Por isso, procure alinhar expectativas e escolher um destino que todos possam bancar. Nada mais chato do que ficar controlando seus gastos enquanto a galera só quer saber de programas caros.

Defina um estilo

E aí, qual é o estilo do seu grupo de amigos? Vocês gostam de grandes centros urbanos ou preferem um pouco de tranquilidade? Gostam de praticar esportes ou não? São meio nerds e não podem deixar passar um museu, tipo eu e a Carol? Tudo isso vai influenciar no tipo de viagem que vocês vão fazer e na escolha do destino. Por isso, consultar todos os envolvidos é muito importante!

Escolha um líder

Orçamento e destino definidos, é hora de eleger um ou dois líderes para coordenar a coisa toda. E quanto maior o grupo, maior a necessidade de alguém assumir a liderança. Essa pessoa deve ficar responsável por definir datas, coordenar a compra das passagens, fazer todas as reservas necessárias e coletar sugestões para elaborar roteiros.

Cuide dos seus pertences

Se você vai dividir o assento no avião ou o quarto do hotel com um ou mais amigos, cuide ao máximo das suas coisas para não tomar o espaço deles. Também procure prezar ao máximo pela segurança dos seus pertences. Ninguém além de você é obrigado a procurar por algo que você perdeu ou a ter que se preocupar com os seus objetos desaparecidos.

Seja paciente

Não adianta, viajar em grupo é garantia de muito babado, confusão e gritaria. Imprevistos simplesmente acontecem e uma boa dose de paciência é bem vinda. Seja compreensivo com os hábitos dos seus amigos e não fique no pé deles. Evite reclamar o tempo inteiro e ficar de cara amarrada, pois esse tipo de atitude só tende a piorar as situações.

Não se limite

Se um dos seus amigos precisar de um tempo maior para descansar e resolver ficar no hotel, não se acanhe e saia para explorar a cidade. Tenha sempre em mente que a viagem deve valer a pena para todos os envolvidos e você não é uma exceção. Procure se abrir para novas experiências, mas nunca se sinta obrigado a fazer o que não tem vontade, certo?

E aí, vocês costumam viajar com os amigos? Têm outras dicas? Contem para mim!

4 comentários

  1. Tenho muita vontade de fazer uma viagem com amigos, mas o pessoal não trabalha e não é muito chegado nisso entre outros fatores, triste para mim hehe.

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é o primeiro que comecei a acompanhar. Sou maluca pela sua página <3 Só te desejo o melhor sempre, Kamy.

    Indiquei você para o LIEBSTER AWARD mas o post sai só as 19. Dá um pulinho na page. :3
    A Bela, não a Fera

    ResponderExcluir