Intercâmbio em Londres: a experiência da Fernanda

06 fevereiro 2015


Saudades das nossas postagens sobre Londres? Calma, ainda temos muito o que falar sobre a cidade por aqui! Hahaha. Por enquanto, fiquem com a entrevista que fizemos com a Fernanda Fioratto, que tem 23 anos, é mineira e faz faculdade de Farmácia. Ela tem um blog e um canal no YouTube, espaços onde conta tudo sobre o intercâmbio dela. Não deixem de conferir!

Por que Londres?

Bom, eu faço parte do programa Ciência Sem Fronteiras e Londres acabou sendo escolhida pela localização - já que nos períodos de férias eu poderia visitar outros países da Europa - e por ter opções de universidades tanto para o meu curso quanto para o do meu noivo. Assim, mesmo em faculdades separadas, não ficaríamos tão distantes.

Como foram os preparativos para o intercâmbio?

Depois de todo o processo de seleção do programa vieram aqueles preparativos de viagens. Comprar uma mala grande, olhar visto e documento necessários, essas coisas normais. O mais divertido foi fazer a mala e lembrar que, afinal, eu estaria aqui por um ano. Então, não precisava carregar meu quarto todo. A parte mais difícil foi a despedida da família e dos amigos. As festas de despedida deixam uma saudade já.

Como é a sua vida de intercambista?

A vida aqui é bem legal. No lugar onde eu estou tem vários brasileiros, então tem sido bem divertido. Mas eu gosto muito de conviver com as pessoas de outros lugares que tem aqui no alojamento onde estou. É legal conhecer um pouco de culturas diferentes, acho que essa parte é a mais divertida e gostosa. A parte chata é estar em um lugar bem diferente, com outra cultura, se acostumar à comida e ao clima.

Como é lidar com o inglês?

Quando eu cheguei aqui, morria de medo de falar. Sabe aquela sensação que mesmo falando certinho você acha que está falando tudo errado? Eu ficava assim. Mas com um mês aqui já estava com o ouvido ótimo e já tinha melhorado muito a minha fluência. O segredo é tentar conversar ao máximo, sem vergonha de errar. Afinal, quando os gringos vão ao Brasil, eles não sabem nada da nossa língua. Então, sem peso na consciência se está errando ou não. Arrisque-se, com o tempo você aprende e vai vendo suas pequenas falhas.

Quais são os lugares imperdíveis a serem visitados em Londres?

Eu sou completamente apaixonada por parques! Quando fui ao Hyde Park, senti uma paz tão grande e uma enorme gratidão por poder estar vivendo tudo isso. No verão, os parques ficam bem cheios e têm muitas atividades legais. Então, acho que esse seria o lugar perfeito para ver o quão bela Londres é e o tanto que ela tem para oferecer. Mas não posso negar que a vista da London Eye me arranca um suspiro sempre que vou lá no por do sol.

O que você tem a dizer para aqueles que sonham em fazer um intercâmbio?

Vá atrás do seu sonho. Quando a gente quer muito uma coisa, com dedicação e amor, a gente consegue. Intercâmbio, seja para o lugar que for, é uma experiência única. A convivência com outras pessoas e o crescimento pessoal pagam qualquer saudade que bate. Hoje, distância é questão de ponto de vista. Temos mil maneiras de ficar pertinho e ver quem a gente ama. Vai sem medo que você não vai se arrepender!

0 comentários

Postar um comentário