3 aplicativos para aprender idiomas

18 março 2015


Estou com uma viagem programada com os meus pais para um país que nenhum de nós sabe falar a língua. E enquanto o inglês é quase uma língua universal hoje em dia - e é possível se virar muito bem com ele em quase qualquer lugar -, eu resolvi buscar aprender algumas coisas básicas antes da viagem, como pedir referência de lugares, pedir comida, dar bom dia/boa tarde/boa noite, agradecer, pedir desculpas e coisas do tipo.

Como não queria gastar dinheiro em aulas de uma língua que, provavelmente, não vou usar muito no futuro, resolvi usar aplicativos online para aprender algumas coisas. Então, aqui vão alguns para aprender línguas estrangeiras:

1. Duolingo

Este é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos aplicativos do tipo. O Duolingo oferece cursos em 19 línguas com diferentes módulos e atividades de leitura, escrita, compreensão e pronúncia. O aplicativo propõe metas e desafios para o aluno com um sistema de pontos que podem ser usados para liberar conteúdos extras, como flerte na língua escolhida ou então expressões idiomáticas. Para quem não gosta de ficar muito tempo na frente da tela pequena do celular, ele pode ser usado também em computadores e tablets. Todas as versões são totalmente gratuitas.

2. Busuu

O Busuu usa um sistema de crowd-sourcing, o que significa que pessoas que falam a língua que você está aprendendo podem ajudar na sua experiência, dando dicas e conversando com você através de vídeo-conferências. O curso conta com mais de 150 unidades de aprendizagem, buscando cobrir diversos temas e áreas gramaticais. O Busuu oferece 11 línguas além do português e também pode ser utilizado tanto por aplicativo móvel quanto em computador, tendo uma versão gratuita e uma versão premium, com mais conteúdo.

3. Babbel

O Babbel oferece cursos em 13 idiomas além do português, que são mais focados em conversação, expressões idiomáticas e vocabulário. As lições são adaptadas a cada idioma para não parecerem muito formais ou apenas traduções de outras línguas. Assim como os anteriores, o Babbel também pode ser acessado tanto por dispositivos móveis quanto por computadores. No entanto, esse serviço não é gratuito. O registro e as primeiras lições de cada curso podem ser feitos de graça para teste, mas para fazer o curso completo, é necessário pagamento.

Existem diversos outros aplicativos e sites com a mesma função, mas depois de muita pesquisa, concluí que esses três são sempre os mais bem recomendados como efetivos. Um curso desse tipo não substitui um curso de língua, com professores auxiliando o tempo todo, mas ajuda a quebrar um galho quando você está com a grana curta ou quer aprender apenas o básico.

Tem algum outro aplicativo para indicar? Comente!

6 comentários

  1. Duolingo é legal. Os outros não conheço. Vou baixar depois, mas geralmente não tenho paciência hahaha O duolingo eu deletei depois de 3 semanas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou confessar que não treino tanto quanto eu deveria, uso o DuoLingo também, mas é um bom método pra aprender vocabulário básico.

      Excluir
  2. Eu uso o Duolingo e o Busuu e adoro. Tbm uso o Wlingua, muito bom tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço esse Wlingua, Susany, vou dar uma olhada!

      Excluir
  3. Adorei a dica! Vou conferir.

    Bjô

    http://derepentedezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir