5 coisas que eu quero fazer em Salvador

06 março 2015


Como já comentei por aqui, minha mãe se mudou para a Bahia no começo do ano passado e eu fiquei em Florianópolis por causa da faculdade de Jornalismo. Desde então, não consegui vê-la por causa do trabalho e do dinheiro curto. Mas finalmente está chegando a hora de eu atravessar o país e rever a véia, meu padrasto, meu irmão e os nossos cachorros!

Pois é, galera, embarco na próxima terça-feira para Salvador e já estou um tanto ansiosa com essa viagem. Será a minha primeira vez no nordeste e eu não sei muito bem o que esperar dessa experiência; só sei que estou muito feliz e quero aproveitar meus dias por lá ao máximo. Confiram a lista preliminar de coisas eu quero fazer e digam o que acham dela!

1. Conhecer o Centro Histórico

Historiadora que sou, não poderia começar as minhas andanças por Salvador em outro lugar! Tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o Centro Histórico da cidade conta com pontos bem famosos, como o Pelourinho e a Igreja de São Francisco. Sem contar os casarões, sobrados e cortiços de outros séculos, os largos, as praças...

2. Visitar a Fundação Casa de Jorge Amado

Acho que Jorge Amado é meu escritor brasileiro favorito. Sério, simplesmente tenho veneração por livros como Capitães de Areia e Gabriela. Portanto, não posso deixar de visitar a Fundação Casa de Jorge Amado, que é dedicada ao conjunto da obra dele e à literatura baiana. Quem sabe eu não volto de lá com exemplares de Tieta e Dona Flor e Seus Dois Maridos?

3. Admirar a vista do Elevador Lacerda

Construído no fim do século XIX (eu não fazia ideia de que era tão antigo!), o Elevador Lacerda proporciona a vista de um dos cartões postais mais marcantes de Salvador: a Baía de Todos os Santos. Além disso, dizem que tem uma sorveteria super gostosa logo na entrada dele. Ou seja, vou comprar o meu sorvete e subir para admirar a paisagem.

4. Caminhar na praia

Não cheguei a comentar com vocês, mas estou me esforçando para caminhar pelo menos uma vez por semana. Por isso, preciso encontrar algum bom lugar para caminhar em Salvador e a minha escolha preliminar é alguma praia. Agora me digam: quais vocês recomendam? Quais eu devo evitar? Será que elas são tão agradáveis quanto as de Florianópolis?

5. Experimentar acarajé

Olá. Meu nome é Kamylla, tenho quase 25 anos na cara e nunca experimentei acarajé. Não que eu nunca tenha tido a oportunidade - inclusive, tem uma barraquinha na feira da UFSC inteiramente dedicada a acarajés -, mas sempre quis ter essa experiência na Bahia. O que é meio idiota, considerando que eu não esperei conhecer Minas Gerais para experimentar pão de queijo, hahaha.

E então, o que acham da minha lista? Que outros passeios vocês sugerem? Comentem!

6 comentários

  1. Nossa eu tenho muito vontade de conhecer sempre vou para Porto Seguro, mas acaba que por tempo curto não vou em Porto.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Sempre tive vontade de conhecer Salvador. Não sou historiadora, mas acho lindo ver fotos do Centro Histórico (eu era fascinada pelo clipe de "They Don't Care About Us" do Michael Jackson). Também gostaria de conhecer a parte literária da história da Bahia.

    Na verdade, minha mãe diz que já fomos para Salvador, mas eu não me lembro de nada. Sobre as praias, já ouvi algumas opiniões negativas, infelizmente.

    Tomara que você aproveite bastante, tire muitas fotos e traga muitas experiências para dividir conosco. :3

    P.s. Amanhã irei para Posse, que fica a 800 km da minha cidade, para fazer um concurso. Fica quase na divisa com a Bahia, então vou considerar como uma viagem de lazer também. rs

    ResponderExcluir
  3. Conheço tudo isso e você não vai se arrepender! Insira aí uma visita ao Farol da Barra também, hein? Tem uma vista linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que o farol da barra é bem pertinho de onde eu vou ficar! :)

      Excluir