Como conciliar estudos e trabalho?

09 março 2015


Sou uma pessoa extremamente organizada e devo isso aos meus primeiros anos de faculdade. Foi nesse período que consegui a minha primeira bolsa de iniciação científica e fui obrigada a planejar minha rotina para conseguir dar conta dos estudos e do trabalho. Felizmente, levei a lição para a vida e posso dizer que sei me virar com uma rotina apertada.

Mas hoje volto às aulas e tenho um desafio bem maior pela frente: conciliar os estudos, meus trabalhos como freelancer, um namoro à distância, minha casa e as gatas. Sem contar a saúde e o lazer, que não podem ficar de fora, né? Hahaha. Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas dicas minhas com vocês. Espero que sejam úteis!

Organize o seu tempo

Não adianta, quem tem rotina apertada precisa aprender a administrar o próprio tempo. Vai por mim, só assim é possível alcançar resultados aceitáveis tanto nos estudos quanto no trabalho. Portanto, se você ainda não tem uma agenda, recomendo que compre uma. Ela é a melhor aliada de quem não pode se dar ao luxo de desperdiçar um minuto sequer.

Aproveite os intervalos

Como o sistema de transporte público aqui de Florianópolis não é dos melhores, sempre gastei muito tempo de deslocamento entre a minha casa e os lugares onde trabalhava ou estudava. Por isso, aproveitava para levar livros comigo e ler durante o trajeto. Foi assim que consegui passar nas cadeiras de Literatura quando fazia Letras e li os livros para o vestibular de Jornalismo! Hahaha.

Não deixe para amanhã

Pois é, lindezas: quem tem pouco tempo disponível não pode dar mole para a procrastinação. Sei que ela é tentadora e que tem dias que tudo o que a gente quer é fazer absolutamente nada na internet, mas não deve se tornar uma rotina. Tenha sempre em mente que as tarefas não realizadas de hoje vão se acumular com as de amanhã e que a tendência é só piorar.

Use a tecnologia a seu favor

Para boa parte das pessoas, celular e internet são sinônimos de desperdício de tempo. Para quem trabalha e estuda, as duas ferramentas devem ser encaradas como aliadas em potencial. Afinal, elas estão aí para facilitar a comunicação com colegas, chefes e professores, por exemplo. Sem contar o acesso a materiais que podem ser realmente úteis, né?

Cuide da sua saúde

O desgaste físico e mental de quem encara uma rotina pesada pode ser grande. Então, tente minimizá-lo se alimentando bem, tomando bastante água ao longo do dia, cuidando da postura e praticando algum tipo de exercício. Eu, por exemplo, quero começar na academia ainda esse mês. Ainda não sei muito bem como isso vai funcionar, mas determinação é o que não falta!

Não subestime as horas de descanso

Para conseguir bons resultados nos estudos e no trabalho, você deve respeitar o seu corpo e entender os sinais que ele envia a você. Vai por mim, não adianta virar noites estudando e negligenciar o seu sono, por exemplo. Por mais que o resultado naquela prova super difícil seja bom, os danos para a sua saúde podem não compensar.

Aproveite o tempo livre

Também não adianta cortar atividades que fazem bem a você, como ficar com a família, namorar, sair com os amigos ou brincar com o seu bichinho de estimação. O certo é saber dosar as coisas. Se você conseguir realizar todas as atividades previstas durante a semana, é justo que você possa fazer uma maratona do seu seriado favorito ou preparar a sua sobremesa predileta.

Vocês também conciliam estudos e trabalho? Como conseguem? Quero saber!

8 comentários

  1. Todas as dicas são ótimas e eu só agora no terceiro ano da faculdade, estou conseguindo ser mais organizada!
    http://www.hurricanestars.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente isso vai te ajudar no TCC, Aláina! :)

      Excluir
  2. Listas, listas, listas! A melhor maneira que encontrei pra lidar com as tarefas é colocar tudo em um papel pra ter certeza que não vou esquecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha agenda e meu computador são cheios de listas! HAHAHA. Adoro. <3

      Excluir
  3. Muito bom
    http://derepentedezessete.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Essas dicas vieram em boa hora, acebei de passar no vestibular de veterinária e mesmo que eu não vá continuar no trabalho, vou me mudar para outra cidade, tenho que me organizar de todo o jeito.Bjs

    ResponderExcluir