
Enquanto não posso conhecer outros países, dou um jeito de sonhar com eles. Foi basicamente por isso que me interessei por As Viagens de Alice, da jornalista americana Alice Steinbach. O livro foi publicano lá fora no ano de 2004 e ganhou sua versão brasileira somente 2011, pela Editora Benvirá. Sim, pode até ter demorado, mas com certeza foi uma espera que valeu a pena.
Acompanhamos a jornada de Alice, que pede licença do seu trabalho no jornal The Baltimore Sun e resolve cair no mundo em busca de novos desafios. A cada capítulo, ela chega em um país novo, conhece sua realidade e resolve aprender alguma coisa nova. Curiosa, a jornalista sai um pouco dos roteiros turísticos tradicionais e explora outros caminhos.

No total, são sete os países visitados por Alice: França, Japão, Itália, Inglaterra, Cuba, República Tcheca e Escócia. Londres não é um dos destinos dela – infelizmente -, mas quem é fã de Jane Austen provavelmente vai curtir o relato que ela faz de cidades e locais ligados à vida e à obra de uma das autoras mais importantes da literatura inglesa.

O estilo da escrita de Alice é bem divertido e totalmente despretensioso. Dá para devorar o livro em poucos dias ou mesmo horas, se você tiver fôlego para isso. Eu, por exemplo, li durante as minhas viagens entre Florianópolis e Joinville e não poderia ter feito uma escolha melhor. Ficava presa na leitura e o tempo passava voando!
Recomendo demais o livro para quem gosta de viajar, escrever e alimenta uma baita curiosidade. Se Alice ainda estivesse viva, acho que eu e ela teríamos um bocado de coisas para conversar, sabem? Rolou uma identificação forte aqui por causa da profissão, dos objetivos e do modo de enxergar o mundo. Se vocês se identificam um pouco comigo, talvez se identifiquem com ela também!

As viagens de Alice e as minhas também!
Alguém aí já conhecia o livro? O que pensam dele? Quero saber!
Adorei o post. Muito bom este livro.
ResponderExcluir