Vamos conhecer Nova York? - Queens

25 março 2015

Imagem: Reprodução

O Distrito do Queens é o que fica mais a leste e é o maior em área dos cinco distritos que compõem a cidade de Nova York. Ao contrário das ilhas de Manhattan e Staten Island, o Queens está ligado ao continente e aos distritos do Bronx e do Brooklyn, fazendo parte, juntamente com o último, do conjunto de condados que forma Long Island. O Queens é o segundo distrito mais populoso de Nova York, ficando atrás apenas do Brooklyn, com a curiosidade de que mais ou menos 48% de seus residentes são imigrantes.

Imagem: Reprodução

Como toda a cidade de Nova York, o Queens é um bairro bem plural, composto por pessoas de diversas origens, sendo a maioria eurodescendentes, latino-americanos, asiáticos e afrodescendentes. Essa pluralidade pode ser notada nos diferentes artistas que nasceram, foram criados ou moraram no Queens, como a cantora de jazz Ella Fitzgerald, a atriz Lucy Liu, o autor Jack Kerouac, a rapper Nicki Minaj e o ator Adrian Brody, todos de diferentes etnias e origens. Além disso, estima-se que são faladas em torno de 138 línguas no distrito do Queens - mais do que em qualquer outro lugar do mundo.

Imagem: Reprodução

Um dos melhores programas para se fazer no Queens deve ser, sem dúvida, comer. A cidade de Nova York oferece milhares de restaurantes de todos os tipos, mas justamente pelo Queens ser tão etnicamente diverso, os restaurantes também são. Seja culinária asiática, europeia, africana, latina, judaica ou até mesmo americana, as opções são muitas e ótimas para um tour gastronômico.

Imagem: Reprodução

O Queens tem diversos museus, como o Museum of the Moving Image, que compreende a história, a arte e a tecnologia do cinema, da TV e das mídias digitais. O MoMa P.S.1, o Queens Museum of Art e o New York Hall of Science são outros museus que também se encontram no distrito. Já no campo da música e das artes performáticas, lá encontramos a Queens Symphony Orchestra, a Black Spectrum Theatre Company e o Astoria Performing Arts Center.

Imagem: Reprodução

O Queens tem muitos parques, mas o maior e mais famoso deles é o Flushing Meadows-Corona Park. E por muitas razões! Lá fica o estádio Citi Field, a casa do time de baseball Met’s, o Centro de Tênis Billie Jean King, que recebe anualmente o torneio US Open e recebeu as Feiras Mundiais de 1939/43 e de 1964/65. Lá fica a famosa escultura em forma de globo Unisphere e também diversos museus, um teatro e um centro de preservação ambiental.

Caso vá para Nova York, não deixe de dar uma passada no Queens, principalmente se for em uma época de alguma celebração cultural étnica (ano novo chinês, 5 de mayo, Eid al-Fitr, Chanukka, Kwanzaa, etc), para poder explorar e vivenciar a mistura de etnias, culturas, idiomas e pessoas que compõe este distrito.

Conhece o Queens? Gostaria de conhecer? Comente!

2 comentários

  1. É um lugar extremamente bonito! Gostaria de conhecer um dia. haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E lindíssimo, Joyce. Espero que tu consigas conhecer, vale muito a pena!

      Excluir