
Quando eu era mais nova, não entendia muito bem o motivo da fascinação de basicamente todo mundo por Florianópolis. Era quase birra, sabe? Só comecei a apreciar minha cidade natal de verdade quando comecei a estudar a história dela e tive que começar a encontrar coisas maneiras para mostrar para os amigos que vinham de outros lugares.
Sei que muita gente sente exatamente a mesma coisa pela cidade onde mora, mas não gostaria que fosse assim. É muito difícil manter o espírito explorador quando somos engolidos pela rotina e temos que passar pelas mesmas ruas todos os dias, não é? Pensando nisso, resolvi reunir algumas dicas que talvez possam ajudar.
Vamos lá?
1. Busque um novo ângulo
Tente enxergar a sua cidade como se fosse a primeira vez que você estivesse fazendo uma visita. Afinal, o que ela tem de mais atrativo? Quais são os pontos turísticos principais? Há alguma atração cultural interessante, como um museu ou uma feira? E quanto às belezas naturais? Como é a vida noturna? Que esportes você pode praticar?
2. Pesquise bastante
Como comentei, já mostrei Florianópolis para pessoas de fora, então tive que fazer um bocado de pesquisas a respeito da cidade. Pedir sugestões a amigos e parentes é sempre uma boa alternativa. Outras opções são procurar sites dedicados às atrações da sua cidade e acompanhar os jornais locais para ter uma noção do que está rolando.
3. Planeje o seu passeio
A partir das suas pesquisas preliminares, defina os lugares que você tem vontade de visitar e aprofunde seus conhecimentos a respeito deles. Descubra a história por trás daquela construção famosa, se o museu mais importante da cidade cobra pela entrada e qual é o melhor caminho para chegar à praia que praticamente ninguém conhece.
4. Explore o centro
Provavelmente, sua cidade começou a se desenvolver a partir de uma igreja e boa parte das construções históricas mais importantes estão ao redor dela. Portanto, tire um tempo para explorar esse conjunto arquitetônico e conhecer melhor cada componente dele. Tenho certeza que você vai descobrir um monte de coisas interessantes.
5. Tire muitas fotos
Se a ideia é tentar enxergar a cidade como um viajante enxergaria, fotos não podem faltar, certo? Então, reserve um bom espaço no seu cartão de memória e capriche nos cliques. Busque novos ângulos e pense em composições diferentes. Se você se sentir corajoso o suficiente, vale até tirar uma selfie em frente ao ponto turístico mais popular!
Você tem outras táticas para aproveitar melhor a cidade onde mora? Quais são elas? Quero saber!
Amei seu post, foi bem inspirador. Moro em Florianópolis e não conheço tanto quanto eu gostaria da minha cidade, mas quero muito conhecer mais e principalmente fotografar. Indiquei ele no meu favoritos do mês!
ResponderExcluirBeijos | www.agarotaquecolecionasonhos.com.br
Obrigada! :)
Excluir